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dc.creatorSilveira, Teresa Cristina Melo da
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:51Z-
dc.date.available2007-12-10
dc.date.available2016-06-22T18:36:51Z-
dc.date.issued2007-05-25
dc.identifier.citationSILVEIRA, Teresa Cristina Melo da. Constituição de saberes e práticas docentes em e sobre um grupo de professores de arte. 2007. 166 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14063-
dc.description.abstractKnowledge and educational practices have several origins, among which we can find a teachers' meeting in a group of studies. The objectives of the present research were to know the characteristics, functions and working ways (individual and collective) that are present in the group of teachers of Art of Uberlândia Municipal Teaching; which are the knowledge of the group concerning itself; the way the group thinks, speaks, feels and acts in relation to itself and to its members; which are the meanings and senses that these teachers produce in relation to their participation in the group. To reach such a goal a two-year participant observation was accomplished with the referred group. Field notes, audio recordings of the meetings, documental analyses and a collective interview were also used. Those strategies were based on and analyzed according to the theoretical referential of several authors that discuss the teacher's continuing education and their specific knowledge, the relevance and the characterization of small social groups and the development of the research in the light of the Qualitative Approach. In this investigation we produced some indicators that characterize the Group of Teachers of Art, presenting analyses of the different configurations and dynamics, as well as of the frequency and participations of its members. We point the (re)elaboration and (re)significance of the ideas, experiences and knowledge of the teachers of Art in their educational work, even in the visibility of some plastic-visual productions.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.formatapplication/zippor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSaberes e práticas docentespor
dc.subjectGrupospor
dc.subjectEnsino de artepor
dc.subjectTeaching knowledge and practiceseng
dc.subjectGroupseng
dc.subjectTeaching of arteng
dc.subjectProfessores de arte - Formaçãopor
dc.subjectArte - Estudo e ensinopor
dc.titleConstituição de saberes e práticas docentes em e sobre um grupo de professores de artepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cunha, Myrtes Dias da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721866T6por
dc.contributor.referee1Souza Junior, Arlindo José de
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723098E9por
dc.contributor.referee2Frange, Lucimar Bello Pereira
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787867A2por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4717639A0por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoOs saberes e as práticas docentes possuem diversas origens, dentre elas a reunião de professores em um grupo de estudos. Os objetivos da presente pesquisa foram os de conhecer quais as características, funções e modos de funcionamento (individuais e coletivos) presentes no grupo de professores de Arte da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia; quais são os saberes do grupo acerca de si mesmo; como o grupo pensa, fala, sente e age em relação a si próprio e aos seus integrantes; quais os significados e sentidos que esses professores produzem em relação à sua participação no grupo. Para alcançar tal meta realizamos durante dois anos uma observação participante no referido grupo, associada à construção de notas de campo, à gravações em áudio das reuniões, à análise documental e à entrevista coletiva. Essas estratégias foram fundamentadas e analisadas sob o referencial teórico de diferentes autores que discutem a formação do professor e seus saberes específicos, a relevância e a caracterização de pequenos grupos sociais e o desenvolvimento da pesquisa à luz da Abordagem Qualitativa. Nesta investigação produzimos alguns indicadores que caracterizam o Grupo de Professores de Arte e apresentamos as análises das diferentes configurações e dinâmicas deste, bem como da freqüência e participações de seus integrantes. Destacamos ainda a (re)elaboração e (re)significação das idéias, experiências e saberes dos professores de Arte no seu trabalho docente, inclusive na visualidade de algumas produções plástico-visuais.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753719-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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