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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Eurípedes Barsanulpho e o Collégio Allan Kardec capítulos de história da educação e a gênese do espiritismo nas terras do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro (1907/1918)
metadata.dc.creator: Brettas, Anderson Claytom Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Araujo, Jose Carlos Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Inácio Filho, Geraldo
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Rosa Fatima de
metadata.dc.description.resumo: No início do Século XX, surgiu na cidade do Sacramento, pequena cidade do Alto Paranaíba mineiro, uma escola singular e pioneira, embasada nos princípios do espiritismo francês, o Collégio Allan Kardec, fundado e dirigido por um professor que se tornou um ícone dessa doutrina filosófica e religiosa bem disseminada na cultura e na identidade brasileira, Eurípedes Barsanulfo. Esta dissertação tem como objetivo central o resgate da memória desse educandário no tempo vivido por Barsanulfo, da criação, em 1907, até a sua morte, em 1918, analisando em que medida as representações coletivas e o imaginário da doutrina professada e estampada na nomenclatura da instituição eram efetivamente implantadas e vivenciadas em seu cotidiano. Nosso eixo teórico é o referencial contido na linha de pesquisa história das instituições escolares, originada metodologicamente na importante ruptura realizada nas reflexões historiográficas pelos estudiosos franceses da escola dos annales com as formas tradicionais de abordagem dessa ciência, ampliando notadamente seus objetos e fontes de investigação. A história não é fragmentária, mas totalizante, englobando a sociedade, a economia, a cultura, a política, a educação, enfim, todas as esferas da existência humana interrelacionadas. Nessa perspectiva, permeamos, neste trabalho, a busca das origens históricas, filosóficas e conceituais da doutrina espírita, bem como a trajetória de Allan Kardec, pseudônimo adotado à época da conversão à doutrina do estudo do mundo dos mortos por Hippolyte Léon-Denizard Rivail, eminente pedagogo com um currículo de serviços engajados na melhoria do ensino e da educação de seu país. Este o foco do primeiro capítulo que pontua, ainda, os alicerces contidos nos mestres antecessores de Kardec na pedagogia espírita , Comenius, Rousseau e Pestalozzi. No segundo capítulo, mapeamos, numa perspectiva histórica e sociológica a chegada do espiritismo ao Brasil e sua notável disseminação que mesclou-se mesmo à identidade nacional e às representações populares. No terceiro capítulo, tratamos da história da educação do país enfatizando as transformações econômicas e sociais brasileiras na passagem do Império para a República, momento em que ocorreu uma gradativa transição de uma sociedade agrária e exportadora para urbana e industrial, fenômeno traduzido num entusiasmo pela expansão do ensino e da educação, tendência verificada pelo discurso e pela ação de diversos atores sociais, como os intelectuais engajados na formação de um certo pensamento nacional. Finalmente, no quarto e no quinto capítulo, enveredamos pela busca de relevantes aspectos da história regional e da história da educação no Triângulo Mineiro, abordando as raízes de Sacramento e da região do Brasil Central, seu desenvolvimento social e econômico; as várias faces de atuação do cidadão e ativista religioso Eurípedes Barsanulfo; as etapas do processo de escolarização da cidade; e a constituição, desenvolvimento, cotidiano escolar e práticas pedagógicas do Collégio Allan Kardec, precursor da chamada pedagogia espírita no Brasil.
Abstract: In the beginning of the XX century it emerged in the city of Sacramento, a little city of Alto Paranaíba mineiro a singular and pioneer school, baseded int the French spiritualism principles, Collégio Allan Kardec, which was founded and directed by a teacher that became a symbol of this philosophical and religious doctrine very disseminated in the Brazilian culture and identity, Eurípedes Barsanulfo. This dissertation has as principle objective the ransom of the memory of this school during the period thas was lived by Barsanulfo, since the creation in 1.907 until Barsanulfo`s death, in 1.918, analysing in what dimension the imaginary and the collective representations of the doctrine that was professed and written in the institution`s nomenclature were effectivetly implanted and lived in its quotidian. Our theoritical base is the reference in the line of search history of the scholastic institutions, wich methodology was originated in the important rupture which was realizeted in the theoretical`s reflections by studious French of New History with the traditional manner of aproach of this sciense, this studious amplified the notability of their objects and sources of investigation. History isn`t broken, but it is integral; it unites the society, the economy, the culture, the policy, the education, at last, all the sphires of the human existence correlated. In this perspective, we investigate in this research the inquiry of the historical, philosophical and conceptual origens of the spiritualistic doctrine, as well as the trajectory of Allan Kardec, which is a pseudonym that was adopted at the period of the conversion to the doctrine of the study of the dead`s world by Hippolyte Léon-Denizard Rivail, who was as important educator with a curriculum of services engaged in the improvement of the teaching and of education of his country. This is the first chapter that focuses on pointing the base found of the masters that preced Kardec in the spiritualistic pedagogy, Comenius, Rousseau and Pestalozzi. In the second chapter, we delineate in a historical and sociological perspective arrival of the spiritist in Brazil and its notable dissemination that itself united to national identity and a popular representations. In the third chapter, we will stdy the history of the country`s education and focalize on the economical and social transformations in Brazil during the transition of the Monarchy to the Republic, wich was amoment in which occured a gradual change from as agrarian and exporting society to an urban and industrial one. This was a phenomenon that was represented by na enthusiasm for the expansion of the instruction and the education, which was a tendency by the discourse and action of the various social actors, as the intellectual involved in the formatiton of a determined national spirit. Finally, in the fourth and fifth chapters we walk for the investigation of important aspects of the regional history and education`s history in Triângulo Mineiro, boarding the origens of Sacramento and central region of Brazil, its social and economical developments, the carious faces of the actuation of the citizen and religious militant Eurípedes Barsanulfo; the stages of the implantation of schools at the city; and the construction, development, schoolar quotidian and pedagogical practices of Collégio Allan Kardec, thas was the pioneer of the denominated spiritualistic pedagogy.
Keywords: Espiritismo
Eurípedes Barsanulfo
Colégio Allan Kardec
Alto Paranaíba
Triângulo Mineiro
Sacramento MG
Instituições escolares
Spiritualism
Educação - História
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: BRETTAS, Anderson Claytom Ferreira. Eurípedes Barsanulpho e o Collégio Allan Kardec capítulos de história da educação e a gênese do espiritismo nas terras do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro (1907/1918). 2006. 165 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14058
Issue Date: 20-Jun-2006
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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