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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Contribuições do PIBID Biologia da Universidade Federal de Uberlândia para a formação política do professor de Ciências e Biologia
metadata.dc.creator: Ferrari, Pedro Henrique Parada
metadata.dc.contributor.advisor1: Carvalho, Daniela Franco
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), vinculada à linha de pesquisa Educação: Ciências e Matemática. A mesma teve como objetivo investigar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Biologia da UFU para a formação política do professor de Ciências e Biologia. A pesquisa é compromissada com a perspectiva materialista-histórico-dialética que norteia epistemologicamente este estudo e que utiliza como procedimentos técnicos para coleta de dados: análise documental da portaria n.096 de julho de 2013 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), caráter bibliográfico estado da arte por meio de levantamento de produções sobre o PIBID e entrevistas com pibidianos do subprojeto Biologia UFU. As contradições foram levantadas no mapeamento textual e agrupadas em categorias para elaboração da síntese das ideias, contextualizando-as à teoria. Do ponto de vista operacional, a Análise de conteúdo, mais especificamente a análise temática, alicerçou a organização dos dados, desdobrando-se em três etapas, posteriores às representações dos entrevistados: pré-análise, exploração do material e por fim o tratamento dos resultados obtidos e interpretação. Considera-se, portanto, que o PIBID Biologia/UFU evidencia um potencial de catalisar debates coletivos sobre a profissão docente, entretanto revela uma fragilidade na formação sócio-política dos pibidianos. Grande parte das discussões e debates do programa continua sendo reproduzida sem abordar o sistema produtivo, diante de uma formação apoiada na instrumentalização da prática docente que objetiva melhorias no processo de ensino-aprendizagem, porém desconectado da realidade histórica. É possível notar que o pibidiano é formado para a aceitação das condições de trabalho do professorado, um exercício em constante processo de precarização. Entretanto, os licenciandos são instrumentalizados para ter como função a reprodução dos conteúdos necessários à (de)formação de novos indivíduos. A ausência de estudos que perpassem as inúmeras vertentes do ser professor, na formação do pibidiano, impossibilita a compreensão da morfologia do trabalho e termina por formar trabalhadores unilaterais, que reduzem o exercício docente a apenas atuar em sala de aula. A formação do professor é prioritariamente compreendida no acúmulo de técnicas de ensino, propostas de aulas inovadoras e constante adequação tecnológica, gerando um falso sentimento de que a educação está sendo colocada em uma perspectiva transformadora. Os pibidianos não assumem correntes filosóficas, mantendo suas práticas ancoradas a um ecletismo epistêmico, o que os afasta da compreensão política de sua própria formação. A inserção do pibidiano no ambiente escolar potencializa o vislumbre das contradições no mundo do trabalho, todavia as experiências escolares não garantem uma formação que articule o todo e as partes, e as partes do todo. O PIBID mostra-se um projeto com potencial de maturação reflexiva referente ao trabalho docente por adentrar o espaço escolar e inserir os licenciandos, ainda que de maneira fragmentada, no universo do trabalho. Um programa de iniciação ao mundo do labor não pode se isentar de apresentar efetivamente todas as dificuldades e perspectivas desse mesmo trabalho, aliado a uma compreensão sócio-histórica de como os docentes se inserem nas instituições e suas possibilidades de posicionamento e enfrentamento diante das facetas do capital. Tal compreensão só pode ser construída através de um estudo norteado, para que essa formação seja devidamente estruturada, exposta, evidenciando o lado pelo qual o programa irá optar: o dos explorados ou o dos exploradores. Em minha concepção, não é possível falar de escola sem falar de formas de entendimento do mundo elemento que configura as posições históricas da sociedade. Dessa maneira, a escola, os estudantes e os professores em formação estão imersos no cenário social.
Abstract: This work, was carried out in the Graduation in Education Program of the Uberlândia Federal University. It aims to investigate the contributions of the Introduction to Biology Teaching - Scholarship Institutional Program for the political formation of Biology teacher. The research is committed to the Materialistic-historic-dialectic perspective which guides epistemologically this study and makes use of technical procedures for the collection of data: Documental analysis, state of art about PIBID s articles and interviews with. Contradictions were aised in the textual mapping and grouped in categories for the preparation of the synthesis of ideas, contextualizing them to the theory. The analysis involved three steps after the collection of interviews data: pre-analysis, exploration of material and interpretation. The PIBID program has a potential to catalyze group debates about the teaching profession, but shows weakness on the sociopolitical fellows formation of the pibidianos. Much of the program of discussion and debate continues playing without addressing the productive system, towards a formation based on the instrumentalization of the teaching practice that aims to improve the teaching-learning process disconnected from the history of the reality. It is possible to notice that the fellows are formed to accept the working conditions of the teaching profession, an exercise in a constant precarization process. Nevertheless, the fellows received instructions to have the function of play contents to the formation of students. The absence of studies in the several areas of the teacher development makes it impossible to understand the morphology of the work and ends up forming disabled and unilateral professionals, which transforms the job of a professor as a mere classroom acting. The formation of a teacher is mainly understood as the accumulation of teaching techniques, proposal of innovative lessons, and constant updating with new technologies, causing a false sensation that education is being put in a transforming perspective. The fellows do not adhere to a philosophical framework, keeping their practices anchored to an epistemic eclecticism, what keeps them away from a political understanding of own formation. The inclusion of the fellows in the school environment empowers the glimpse of the contradictions in the world of work. However, the school experiences do not guarantee an education that articulates the whole and the parts, and the parts of the whole in the teacher development. The PIBID is a project with potential for reflexive maturation concerning the teacher s work because it penetrates the school environment and inserts the fellows there, even partly, into the world work.
Keywords: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Socialismo
Professores - Atividades políticas
PIBID
Formação política
Representações docente
Licenciandos
Marxismo
Policy formation
Teacher representations
Undergraduates
Marxism
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: FERRARI, Pedro Henrique Parada. Contribuições do PIBID Biologia da Universidade Federal de Uberlândia para a formação política do professor de Ciências e Biologia. 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14032
Issue Date: 10-Apr-2015
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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