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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Concepções ideológicas e epistemológicas das ciências naturais que os roteiros práticos significam em uma coleção de livros didáticos de biologia
metadata.dc.creator: Andrade, Lara Cristina de Queluz
metadata.dc.contributor.advisor1: Carvalho, Daniela Franco
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz
metadata.dc.contributor.referee2: Flôr, Cristhiane Carneiro Cunha
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa discute sobre o trabalho prático que usa roteiros práticos. Historicamente, os roteiros práticos foram escritos para orientar professores e alunos na sensação de estarem vivenciando o mesmo trabalho científico dos cientistas, sendo uma das formas mais usuais para se aplicar o trabalho prático em sala de aula até hoje. Devido ao seu valor histórico e social para as disciplinas das Ciências da Natureza, os roteiros práticos estão impregnados de concepções que influenciam uma imagem de Ciência que pode estar correta ou distorcida, posicionando o lugar do trabalho prático nessas disciplinas bem como o dos autores, professores e alunos, no fazer e pensar Ciências. Para entender as concepções difundidas nos roteiros práticos, esta dissertação teve o objetivo de investigar as concepções ideológicas e epistemológicas das Ciências Naturais que os roteiros práticos significam em uma coleção de livros didáticos de Biologia que consta no Guia de Livros Didáticos PNLD/2015. Para tanto, foram analisados 25 roteiros práticos da coleção Biologia Hoje, sendo esta dissertação uma pesquisa bibliográfica e com o tratamento analítico inspirado na Análise de Discurso. A partir de leituras variadas e específicas, fizemos a tomada de apontamentos, as análises das soluções e a síntese integradora que são as etapas do delineamento da pesquisa bibliográfica. E para o tratamento analítico dos roteiros práticos, utilizamos o processo da de-superficialização, transformando os textos em discurso e apresentando uma visão geral da sua configuração, da linguagem e do tipo de roteiro e trabalho prático que a coleção apresenta às audiências. Após o processo de de-superficialização é que atingimos o lugar do trabalho prático e dos roteiros práticos na coleção até chegarmos às concepções ideológicas e epistemológicas. Nas análises, entendemos que os roteiros práticos e o trabalho prático divulgado pela coleção são do tipo tradicional por se focarem na comprovação da teoria, no desenvolvimento das habilidades técnicas/manipulativas, valorizando a observação sensorial, o empirismo-indutivista e a matematização, por meio do valor ideológico do cientificamente comprovado, colocando na experimentação e nos órgãos dos sentidos, principalmente, no sentido da visão, como os captadores das verdades a serem reveladas. Além disso, os roteiros práticos, usam a linguagem da sequência injuntiva que tem a função de controlar o fazer agir da audiência-aluno e da audiência-professor, a partir de comandos que ordenam, permitem, proíbem e as advertem, mostrando o que elas podem ou não podem, devem ou não devem fazer, determinando o lugar das audiências e dos locutores. Assim, os locutores são os mestres porque são aqueles que sabem por serem os produtores do discurso. A audiência-professor são aqueles que têm o conhecimento especializado, mas, por não produzirem o discurso, a sua função é a de executar as tarefas perigosas dos roteiros práticos, tutelando a audiência-aluno, que são aqueles que não sabem, por isso, precisam ser tutelados e protegidos.
Abstract: This research discusses the practical work using practice lesson guides. Historically in Brazil, the practical scripts were written to guide teachers and students in the sense of being experiencing the same scientific work doing by scientists, one of the most common ways to apply the practical work in the classroom today. Because of these historical and social value to the disciplines of natural sciences, the practical scripts are steeped in ideas that influence an image of science that can be correct or warped, positioning the place of practical work in these disciplines as well as authors, teachers and students in \"doing\" and \"thinking\" about Science. To understand the concepts conveyed in practical scripts, this work aimed to investigate the ideological and epistemological conceptions of Natural Sciences that are in practical lesson guides in a collection of Biology textbooks. For this, we analyzed 25 science practical scripts of Biology Today textbook, through bibliographical research and analytic treatment, inspired in the Discourse Analysis. From varied and specific readings, we made notes, analysis of solutions and integrating synthesis which are the stages of the design of the literature. And for the analytic treatment of the practical scripts, we transformed the text into speech and presenting an overview of that configuration, language and type of science lesson guide and practical work that the collection of textbook presents the audience. After this process we have reached the place of the practical work and practical scripts in the textbook until we get to the ideological and epistemological conceptions. Through analysis, we believe that the practical scripts and practical work published by the collection are traditional because they focus on proving the theory, the development of technical/hands on skills, enhancing the sensory observation, empiricism-inductive and mathematization for through the ideological value of scientifically proven, putting on experimentation of sciences and sense organs, especially on vision, as the pickups of the truths to be revealed. In addition, the practical scripts, use the language of injunctive sequence whose function is to control \"take action\" of audience-student and audience-teacher, through commands ordering allows prohibits and warns, showing what they may or may not, should or should not do, determining the place of the audience and the speakers. Thus, the speakers are masters because they are those who know how to be producers of speech. The hearing teacher are those who have the expertise, but do not produce the speech, its function is to perform the dangerous tasks of practical scripts, tutoring the audience-students, who are those who do not know, therefore, They must be safeguarded and protected.
Keywords: Trabalho prático
Livro didático
Ciências Naturais
Roteiros práticos
Empirismo-indutivista
Practical work
Biology textbook
Natural Sciences
Practical script
Empiricism-inductive
Livros didáticos
História natural
Empirismo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: ANDRADE, Lara Cristina de Queluz. Concepções ideológicas e epistemológicas das ciências naturais que os roteiros práticos significam em uma coleção de livros didáticos de biologia. 2015. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14027
Issue Date: 14-Dec-2015
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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