Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14021
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Mulheres leitoras : representações iconográficas na pintura de Almeida Júnior 1890-1900)
metadata.dc.creator: Miyoshi, Simone Cléa dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Campos, Raquel Discini
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Rosa Fatima de
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Sauloéber Társio de
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa busca contribuir com os estudos das representações e imagens de mulheres leitoras. Para tanto, se fez necessário a abordagem sobre a história das mulheres, história da educação e história da arte e também o entendimento do período estudado. O recorte temporal e geográfico abarca os anos 1890 a 1900, no Estado de São Paulo; e as fontes utilizadas são as obras do pintor paulista José Ferraz de Almeida Júnior. A obra, como fonte para a escrita da história da educação, justifica-se em função da importância de seus registros pictóricos no que diz respeito à temática das mulheres leitoras. As mesmas foram criadas em um momento singular da história política do Brasil, onde a capital paulista procurava se erigir perante a nação como modelo de civilização e progresso. Buscou-se também ampliar o conhecimento sobre o papel dessas imagens em relação à história da educação, buscando, em particular, entender os lugares da mulher nessa relação, entender como essas imagens poderiam interferir na sua constituição enquanto sujeito, educando o olhar, não apenas das mulheres, mas também dos homens, crianças, enfim, de toda uma geração e sociedade que mantiveram contato com elas.
Abstract: This research aimed to contribute with the studies of representations and images of readers women. For this, it was necessary to make an approach about the women history, the education history and Art history, an also, the understanding of the studied period. The time, and geographic frame comprehended the years 1890 to 1900, at the state of São Paulo; the sources used were the paintings of Jose Ferraz de Almeida Junior, a painter who was born in Sao Paulo. The paint, as source for the writing of the education history, was used because the importance of its pictorial registration about the theme of readers women. They were created in a singular moment of the Brazil politic history, when the capital of the state of São Paulo was trying to grow in front of the nation as a model of civilization and progress. It was aimed, also, to enlarge the knowledge about the role of these images related with the education history, trying to understand the place of the woman in this relation, understand how these images could interfere in its constitution as a subject, educating the look, not just the women s look, but also the men s, children s, and of a hole generation and society that kept contact with them.
Keywords: Almeida Júnior
Mulheres leitoras
História regional paulista
Woman readers
History regional of São Paulo
Almeida Júnior, José Ferraz de, 1850-1899 - Ídolos e imagens
São Paulo (SP) - Cultura - História - 1890-1900
Mulheres intelectuais São Paulo - 1890-1990
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: MIYOSHI, Simone Cléa dos Santos. Mulheres leitoras : representações iconográficas na pintura de Almeida Júnior 1890-1900). 2015. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14021
Issue Date: 1-Jun-2015
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MulheresLeitorasRepresentacoes.pdf4.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.