Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14021
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMiyoshi, Simone Cléa dos Santos-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:45Z-
dc.date.available2016-02-17-
dc.date.available2016-06-22T18:36:45Z-
dc.date.issued2015-06-01-
dc.identifier.citationMIYOSHI, Simone Cléa dos Santos. Mulheres leitoras : representações iconográficas na pintura de Almeida Júnior 1890-1900). 2015. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.284por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14021-
dc.description.abstractThis research aimed to contribute with the studies of representations and images of readers women. For this, it was necessary to make an approach about the women history, the education history and Art history, an also, the understanding of the studied period. The time, and geographic frame comprehended the years 1890 to 1900, at the state of São Paulo; the sources used were the paintings of Jose Ferraz de Almeida Junior, a painter who was born in Sao Paulo. The paint, as source for the writing of the education history, was used because the importance of its pictorial registration about the theme of readers women. They were created in a singular moment of the Brazil politic history, when the capital of the state of São Paulo was trying to grow in front of the nation as a model of civilization and progress. It was aimed, also, to enlarge the knowledge about the role of these images related with the education history, trying to understand the place of the woman in this relation, understand how these images could interfere in its constitution as a subject, educating the look, not just the women s look, but also the men s, children s, and of a hole generation and society that kept contact with them.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlmeida Júniorpor
dc.subjectMulheres leitoraspor
dc.subjectHistória regional paulistapor
dc.subjectWoman readerseng
dc.subjectHistory regional of São Pauloeng
dc.subjectAlmeida Júnior, José Ferraz de, 1850-1899 - Ídolos e imagenspor
dc.subjectSão Paulo (SP) - Cultura - História - 1890-1900por
dc.subjectMulheres intelectuais São Paulo - 1890-1990por
dc.titleMulheres leitoras : representações iconográficas na pintura de Almeida Júnior 1890-1900)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Campos, Raquel Discini de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795866P8por
dc.contributor.referee1Souza, Rosa Fatima de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799763H4por
dc.contributor.referee2Souza, Sauloéber Társio de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705624A9por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763995Y6por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa busca contribuir com os estudos das representações e imagens de mulheres leitoras. Para tanto, se fez necessário a abordagem sobre a história das mulheres, história da educação e história da arte e também o entendimento do período estudado. O recorte temporal e geográfico abarca os anos 1890 a 1900, no Estado de São Paulo; e as fontes utilizadas são as obras do pintor paulista José Ferraz de Almeida Júnior. A obra, como fonte para a escrita da história da educação, justifica-se em função da importância de seus registros pictóricos no que diz respeito à temática das mulheres leitoras. As mesmas foram criadas em um momento singular da história política do Brasil, onde a capital paulista procurava se erigir perante a nação como modelo de civilização e progresso. Buscou-se também ampliar o conhecimento sobre o papel dessas imagens em relação à história da educação, buscando, em particular, entender os lugares da mulher nessa relação, entender como essas imagens poderiam interferir na sua constituição enquanto sujeito, educando o olhar, não apenas das mulheres, mas também dos homens, crianças, enfim, de toda uma geração e sociedade que mantiveram contato com elas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.284por
dc.orcid.putcode81753777-
dc.crossref.doibatchide98bd0e6-1582-48c0-b833-cbcbe9e39448-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MulheresLeitorasRepresentacoes.pdf4.13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.