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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Docência na educação superior em cursos de tecnologia: formação, identidade e impactos da sociedade informacional
metadata.dc.creator: Souza, Marlei José de
metadata.dc.contributor.advisor1: Guimarães, Iara Vieira
metadata.dc.contributor.referee1: Estevam, Humberto Marcondes
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Geovana Ferreira
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho objetivou compreender os impactos da sociedade informacional na docência da educação superior em cursos de tecnologia. A pesquisa foi realizada com docentes que atuam em cursos superiores de tecnologia de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, localizado em Minas Gerais. Os questionamentos que orientaram a investigação foram: Como os docentes têm traçado suas trajetórias e identidades profissionais? Como os professores compreendem a docência na educação superior em cursos superiores de tecnologia frente aos impactos da sociedade informacional? Quais as contribuições da formação inicial e continuada dos professores para o enfrentamento dos desafios postos pela sociedade informacional ao exercerem a docência? Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se da análise documental e da entrevista narrativa. A primeira etapa contou com a análise dos Currículos Lattes de 45 docentes, sendo 22 do curso na área de Produção Alimentícia, 12 do curso na área de Informação e Comunicação e 11 do curso na área de Gestão e Negócios. Escolhemos para participar da segunda etapa da pesquisa a entrevista narrativa, três docentes do curso na área de Produção Alimentícia. Constatamos que a sociedade informacional e a gestão da educação superior no Brasil têm implicado em novos modelos de construção de identidades pelos docentes. Observamos três grupos de identidades constituídas pelos sujeitos da pesquisa sendo: a identidade dos que ficam à margem da produtividade exigida na educação superior, sendo esta a representação de um grupo pequeno que demonstra não aderência às exigências do atual sistema de produção acadêmica. O segundo grupo, numericamente mais representativo, formado pelos docentes que aderiram de forma ainda tímida, mas que demonstram envolvimento nas exigências de produtividade acadêmica e, por fim, o terceiro grupo, pequeno, está imerso no esquema de alta produtividade e visível intensificação do trabalho, principalmente, por ser constituído por docentes que atuam majoritariamente na pós-graduação stricto sensu. Cada grupo vive os dilemas próprios de sua condição identitária que não se apresenta fixa e imutável, mas em evidente processo de construção. Verificamos que a docência superior em cursos de tecnologia vem sofrendo um processo de mudanças e de exigências advindas do campo político, econômico e social, devido à globalização, às transformações tecnológicas e informacionais que afetam sobremaneira o processo de ensino-aprendizagem e o trabalho do docente. Os desafios postos aos docentes pesquisados podem ser assim demarcados: apesar de terem o domínio do conhecimento científico, sabem que precisam estar sempre se atualizando para atender às demandas que lhes são impostas; os docentes têm clareza da necessidade de se ter uma visão prospectiva, uma visão de futuro e ligada às transformações constantes; os docentes compreendem a necessidade de serem mediadores do processo de ensino e aprendizagem, apesar da valorização da transmissão do conhecimento; precisam saber lidar com as culturas presentes nas salas de aula e com isso demonstram ter preocupação com aspectos afetivos dos alunos e; por fim, demonstram ser capazes de gerar sua própria formação continuada e com isso precisam de melhor direcionamento que pode vir de políticas institucionais de desenvolvimento profissional docente.
Abstract: This study aimed to understand the impacts of the information society on higher education teaching of technology courses. The research involved teachers who work in higher education technology of a Federal Institute of Education, Science and Technology, in Minas Gerais - Brazil. The guiding questions: how do teachers have developed their careers and professional identities? How do teachers understand teaching in higher education technology courses faced the impacts of the information society? What are the contributions of initial and continuing training of teachers to face the challenges posed by the information society when conducting teaching? This is a qualitative research, using documentary analysis and narrative interviews. The first stage involved the analysis of Lattes Curricula of 45 teachers from the following areas: 22 from Food Processing, 12 from Information and Communication, and 11 from Business and Management. Three teachers were chosen from Food Processing for the narrative interviews in the second stage of the research. The results reveal that the information society and the management of higher education in Brazil have resulted in new models of construction of identities by teachers. We observed three groups of identities constituted by the research subjects: those who remain outside the productivity required in higher education, which is a small group that demonstrates non-compliance with the requirements of the current academic production system; the second group, numerically more representative, is formed by teachers who joined even timidly, but already demonstrate involvement in academic productivity requirements and, finally, the third group that is small and is immersed in high productivity scheme and visible intensification work mainly because it consists of teachers working mostly in stricto sensu graduation programs. Each group experiences its own dilemmas of their identity condition that is not fixed and immutable, but in clear process of construction. We found that higher teaching technology courses are undergoing a process of changes and requirements arising from the political, economic and social field due to globalization, technological and informational changes that greatly affect the process of teaching and learning and the teacher\'s work as well. The challenges faced by the teachers surveyed are as marked: despite having the domain of scientific knowledge, they know they always need to be updated to meet the demands imposed on them; teachers understand the need to have a prospective vision linked to constant changes; they understand the need to be mediators of the process of teaching and learning, despite the appreciation of the transmission of knowledge; they need to deal with cultures present in the classroom and, thus, they have shown concern with affective aspects of students; finally they demonstrate ability to generate their own continuing education so they need better direction that can come from institutional policies of the teachers professional development.
Keywords: Docência
Tecnologia
Formação
Identidade
Sociedade
Teaching
Technology
Training
Identity
Society
Professores - Formação
Educação - Inovações tecnológicas
Ensino superior
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: SOUZA, Marlei José de. Docência na educação superior em cursos de tecnologia: formação, identidade e impactos da sociedade informacional. 2015. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14020
Issue Date: 31-Mar-2015
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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