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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: O ensino de desenho. Saberes e práticas das professoras de artes: um olhar... muitas possibilidades...
metadata.dc.creator: França, Léa Carneiro de Zumpano
metadata.dc.contributor.advisor1: Marquez, Damáris Naim
metadata.dc.contributor.referee1: Frange, Lucimar Bello Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Cunha, Myrtes Dias da
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa, de cunho qualitativo, investiga os saberes de quatro professoras de Artes, da Rede Municipal de Ensino, no intuito de compreender as bases teóricas e as experiências construídas no ensino de desenho, com vistas a responder às questões: Que concepções de desenho fundamentam suas ações em sala de aula? Como, quando e com qual objetivo o desenho é proposto aos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental da RME de Uberlândia? Com esta finalidade e fundamentado em Derdyk (1989), Frange (1995), Morais (1995), Buosso (1990), Artigas (1999) Motta (1967) e Amílcar de Castro (1999), este estudo aborda o desenho como conhecimento, linguagem, expressão, comunicação, registro, representação, projeto, invenção e desígnio. A pesquisa utiliza, como referencial teórico, Tardif (2002), Zabala (1998), C. Gauthier (1998), B. Charlot (2000), Freire (2004) e Hernández (2005), na perspectiva de que práticas significativas são construídas no fazer cotidiano do docente. Parte do pressuposto de que o ensino de desenho, nas aulas de Artes, ministrado por professoras com licenciatura em Educação Artística e comprometidas com sua formação contínua por meio da participação em grupos de estudo e/ou pesquisa, como também com experiência na docência, pode tornar-se mais significativo para o aluno em decorrência da sua constituição e da especificidade desse conteúdo. Procura, a partir dos relatos das colaboradoras, analisar e discutir os dados sobre as concepções que permeiam o trabalho educativo com o desenho, o seu ensino e que percursos metodológicos subsidiam as ações. As respostas apresentadas pelas professoras revelam que compreendem o desenho na concepção de projeto, registro, representação, linguagem, expressão, etapa de processos criativos. Além disso, evidenciam uma diversidade de trajetórias pedagógicas, ensinam por meio de proposições temáticas, discutem a estereotipia, propõem percursos desenhantes a partir de referências gráficas ou figurativas, dos elementos de linguagem visual e utilizam materiais alternativos. Os resultados desta pesquisa indicam como significativos e imprescindíveis os fazeres e os saberes construídos pelas docentes, pois, além de delinear suas concepções a respeito do ensino de desenho, constitui-se em ponto de partida para promover o diálogo entre as propostas educacionais e as práticas educativas no ensino de Artes, bem como incentivar sua formação continuada, o modo de ser professora, de ensinar e de aprender desenho.
Abstract: The current study, of qualitative approach, investigates the knowledge of four art teachers belonged to the municipal network of teaching with the purpose of comprehending the theoretical bases and the built experiences in drawing teaching, intending to answer the following questions: What drawing conceptions support their actions in the classroom? How, when and with what objective the drawing is proposed to the students of the firsts grades of Elementary School of the municipal network of teaching in Uberlândia? Based in the works of Derdyk (1989), Frange (1995), Morais (1995), Buosso (1990), Artigas (1999), Motta (1967) and Amílcar de Castro (1999), the aim of this study approaches the drawing as knowledge, language, expression, communication, register, representation, project, invention and designation. Our study uses as theoretical reference Tardif (2002), Zabala (1998), C. Gauthier (1998), B. Charlot (2000), Freire (2004) and Hernández (2005), in the perspective that significant practices are built in everyday constructions of teacher s doing. We assume that the drawing teaching in the art classes, given by teachers graduated in Arts Education who are compromised with their continuous formation by participating in group of studying and/or researching, as well as experience in teaching, can become more significant for the student in consequence of its constitution and specificity of this content. From the reports of the collaborators, this study searches to analyze and discuss the data about the conceptions which permeate the educative work with drawing, its teaching and what methodology paths subsidize these actions. The answers presented by the teachers reveal that they comprehend the drawing in several conceptions, suchlike project, register, representation, language, expression, and stages of creative process. Besides, the answers have showed diversity of pedagogic tracks, such as teach by thematic propositions, discuss stereotypic, proposes drawing tracks by the graphic or figurative references and the elements of visual language, and also the use of alternative materials. The results of this research indicate as significant and important are the doing and saying built by the teachers, for, furthermore delineating their conceptions about the drawing teaching, and they become the start point to promote dialogue between the educational proposals and the educative practices in the Art teaching, as well as to incentive their continuous formation, the way of being a teacher, of teaching and learning how to draw.
Keywords: Saberes e práticas
Desenho
Ensino
Formação
Knowledge and practices
Drawing
Teaching
Formation
Professores de arte - Formação
Desenho - Estudo e ensino
Arte - Estudo e ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: FRANÇA, Léa Carneiro de Zumpano. O ensino de desenho. Saberes e práticas das professoras de artes: um olhar... muitas possibilidades.... 2006. 241 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14017
Issue Date: 23-Nov-2006
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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