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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Trabalho docente e valorização do profissional da educação básica : o que diz a legislação (1996 2013)
metadata.dc.creator: Garcia, Ana Flávia Gomes
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Marcelo Soares Pereira da
metadata.dc.contributor.referee1: Lucena, Carlos Alberto
metadata.dc.contributor.referee2: Brito, Talamira Taita Rodrigues
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa aqui descrita tem como objeto de estudo o trabalho docente e a valorização do profissional da educação básica no contexto da legislação educacional entre 1996 e 2013. Fundadas na memória que construí com minhas observações por meio das minhas práticas profissionais cotidianas e no conhecimento construído com leituras teóricas, essas considerações se abrem à afirmação do tema e do problema de pesquisa, que se delineiam por esta questão: como são tratadas as questões relativas ao trabalho docente e a valorização do profissional da educação na legislação brasileira? Seu objetivo foi analisar como a norma apresenta o trabalho do professor e sua valorização tendo em vista o desenvolvimento econômico e o contexto. A análise da política educacional empreendida nesse recorte temporal permeia a problemática de pesquisa por se entender que as mudanças repercutiram na intensificação e precarização do trabalho docente. As reflexões se fundamentam na análise crítica que considera o objeto em estudo como algo inserido na totalidade das relações constituídas pelo trabalho no capitalismo. A pesquisa se delimita pela sua articulação com as políticas neoliberais e os parâmetros de reestruturação produtiva que emergiram na reorganização do capitalismo. A fim de alcançar esses objetivos optou-se por uma metodologia fundada na pesquisa bibliográfica isto é, no levantamento bibliográfico que possibilitasse contextualizar o tema num campo maior, nortear e lastrear nossas reflexões e na leitura de revisão para obter resultados (conceitos e ideias) coerentes com os objetivos de estudo. A realização da pesquisa se apoiou, então, na análise documental, que visa identificar e compreender, nos documentos selecionados, as informações e os elementos que podem colaborar para explicar o problema investigado. O levantamento de dados em fontes documentais auxilia a compreensão de fatores que compõem o cenário do trabalho docente e a valorização do profissional da educação na atualidade. Isso porque a análise deste estudo se propõe a verificar as formas laborais e respectivas implicações atribuídas aos docentes tendo por base os dados essenciais que incidiram na política educacional. Delimitam-se, no referencial teórico, os mecanismos de reorganização do capital em sua fase de mundialização no encaminhamento das reformas educacionais neoliberais. A exposição do conteúdo desta dissertação se organizou em três capítulos. O capítulo 1 apresenta a fundamentação teórica que subsidia a compreensão do trabalho docente buscando uma articulação com o objeto de pesquisa em que está inserido. O capítulo 2 aborda o levantamento e a análise dos marcos legais que orientam a organização do trabalho docente e a valorização dos profissionais da educação no período 1996 2006, focalizando as mudanças ocorridas na política educacional brasileira. O capítulo 3 continua a análise dos marcos legais que orientam a organização do trabalho docente e a valorização dos profissionais da educação no período 2006 13. Finalmente, a ideia da compreensão de todo o arcabouço legal que ordena, orienta e fundamenta o exercício do magistério só pode de fato ser compreendida se houver a identificação do tempo político estabelecido não só no país, mas também e, sobretudo no mundo. Noutros termos, impõe aos docentes o desafio de lidar com uma regulação de seu trabalho que vem impregnada de valores mercantis.
Abstract: The research described here has as its object of study the teaching and appreciation of the basic education professional in the context of educational legislation between 1996 and 2013. Founded in memories I ve built with my observations through my everyday professional practices and knowledge built with theoretical readings, these considerations open the theme statement and the research problem, which are outlined in this issue: how are questions relating to teaching and the enhancement of professional education in the Brazilian legislation treated? It s goal was to analyze how the standard presents the work of teachers and their valuation in view of the economic development and the environment. The analysis of educational policy undertaken in that time frame permeates the research issue on the grounds that the changes affected the intensification and precariousness of teaching. The reflections are based on the critical analysis that considers the object being studied as something inserted in the totality of relations constituted by labor in capitalism. The research is delimited by its relationship with the neoliberal policies and the restructuring process parameters that have emerged in the reorganization of capitalism. In order to achieve these goals a methodology based on the literature was chosen - that is, in the literature that would allow contextualize the issue in a larger field, guide and ballast our reflections and reading the review for results (concepts and ideas) consistent with the learning objectives. The realization of the research has supported itself, then, in the document analysis, which aims to identify and understand the selected documents, information and elements that can help to explain the problem investigated. Data collection on documentary sources helps to understand the factors that make up much of the teaching and appreciation of today\'s professional education. This is because the analysis of this study aims to verify the employment forms and their implications assigned to teachers based on the essential data that focused on education policy. It is determined, in the theoretical framework, the capital reorganization mechanisms in its globalization phase routing of neoliberal education reforms. The exposure of the content of this dissertation is organized into three chapters. Chapter 1 presents the theoretical framework that supports the understanding of the teaching profession to articulate it with the object of research in which it appears. Chapter 2 discusses the survey and analysis of the legal frameworks that guide the teaching environment and the enhancement of education professionals in the 1996-2006 period, focusing on the changes in the Brazilian educational policy. Chapter 3 continues the analysis of the legal frameworks that guide the teaching environment and the enhancement of education professionals in the period 2006-13. Finally, the idea of understanding of the whole legal framework that orders, directs and founded the practice of teaching can only really be understood if the identification of the political set time not only in the country but also - and especially - in the world. In other words, it imposes on the teachers the challenge of dealing with a regulation of their work that is steeped in market values.
Keywords: Educação básica
Trabalho
Trabalho docente
Políticas educacionais
Legislação educacional
Basic education
Work
Teaching
Educational policies
Educational legislation
Ensino fundamental - Goiânia (GO)
Educação de crianças - Itumbiara (GO)
Educação e Estado
Professores
Prática de ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: GARCIA, Ana Flávia Gomes. Trabalho docente e valorização do profissional da educação básica : o que diz a legislação (1996 2013). 2015. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14014
Issue Date: 16-Sep-2015
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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