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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Softwares de aprendizagem da leitura envolvendo a consciência fonológica: um olhar da fonoaudiologia
metadata.dc.creator: Naves, Tatiana Póvoa
metadata.dc.contributor.advisor1: Mendes, Elise Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Neves, Luciana de Oliveira Pagan
metadata.dc.contributor.referee1: Quartiero, Elisa Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Guilherme Saramago de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica. Objetiva analisar o que as pesquisas revelam sobre o uso de softwares educacionais para estimular as habilidades da consciência fonológica na aquisição e desenvolvimento da leitura em escolares de séries iniciais a partir do olhar de uma fonoaudióloga. Foram selecionados cinco artigos para análise de sua estrutura e aplicação: dois em língua portuguesa e três em outros idiomas. Esses artigos são descritos quanto aos sistemas informáticos, os objetivos das pesquisas, os fundamentos teóricos, as metodologias e os resultados dos estudos. Posteriormente, os artigos são analisados em relação às habilidades da consciência fonológica estimuladas nos softwares. Por fim, dentre os cinco softwares apresentados nos artigos estudados, o software Pedro no Parque de Diversões é escolhido para ser analisado. Esse software apresenta um suporte de multimídia bidimensional (em 2D) e integra recursos audiovisuais nas atividades de estimulação das habilidades da Consciência Fonológica CF, verificando que os cenários são interativos e de fácil navegação. As atividades de consciência fonológica exploradas nos softwares devem ser beneficiadas por propostas pedagógicas e fonoaudiológicas a serem adotadas em atividades escolares.
Abstract: This thesis is a qualitative research review of the literature. The aim is to analyze what the researchers reveal about Education‟s software in regards to the categories of phonological awareness in reading acquisition and development during the first years of elementary education. It is presented from the point of view of speech-language pathology. Five articles were chosen for analysis of structure and application. Two were in Portuguese and three were in other languages. The articles describe information systems, objective, theory foundation and methods, and conclude with study results. Later, the articles analyze the use of phonological awareness skills presented through the software. Among the five software systems presented in the articles, I focused on the Pedro no Parque de Diversões software for analysis. This software teaches the multimedia support bidimensional, (in 2D), and through audiovisual recourse, develops the identified areas of phonological awareness. The scenery is interactive and easy to navigate. The phonological awareness activities explored in the software can be aligned with the Education and Speech-Language Pathology‟s proposal as presented through the schools‟ activities.
Keywords: Software
Consciência fonológica
Leitura
Fonoaudiologia e educação
Phonological awareness
Reading
Speech-language Pathology and education
Fonoaudiologia
Software - Educação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: NAVES, Tatiana Póvoa. Softwares de aprendizagem da leitura envolvendo a consciência fonológica: um olhar da fonoaudiologia. 2014. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14011
Issue Date: 22-Aug-2014
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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