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dc.creatorNaves, Tatiana Póvoa-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:44Z-
dc.date.available2015-12-16-
dc.date.available2016-06-22T18:36:44Z-
dc.date.issued2014-08-22-
dc.identifier.citationNAVES, Tatiana Póvoa. Softwares de aprendizagem da leitura envolvendo a consciência fonológica: um olhar da fonoaudiologia. 2014. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.408por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14011-
dc.description.abstractThis thesis is a qualitative research review of the literature. The aim is to analyze what the researchers reveal about Education‟s software in regards to the categories of phonological awareness in reading acquisition and development during the first years of elementary education. It is presented from the point of view of speech-language pathology. Five articles were chosen for analysis of structure and application. Two were in Portuguese and three were in other languages. The articles describe information systems, objective, theory foundation and methods, and conclude with study results. Later, the articles analyze the use of phonological awareness skills presented through the software. Among the five software systems presented in the articles, I focused on the Pedro no Parque de Diversões software for analysis. This software teaches the multimedia support bidimensional, (in 2D), and through audiovisual recourse, develops the identified areas of phonological awareness. The scenery is interactive and easy to navigate. The phonological awareness activities explored in the software can be aligned with the Education and Speech-Language Pathology‟s proposal as presented through the schools‟ activities.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSoftwarepor
dc.subjectConsciência fonológicapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectFonoaudiologia e educaçãopor
dc.subjectPhonological awarenesseng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectSpeech-language Pathology and educationeng
dc.subjectFonoaudiologiapor
dc.subjectSoftware - Educaçãopor
dc.titleSoftwares de aprendizagem da leitura envolvendo a consciência fonológica: um olhar da fonoaudiologiapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Neves, Luciana de Oliveira Pagan-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777282U0por
dc.contributor.advisor1Mendes, Elise Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705494H6por
dc.contributor.referee1Quartiero, Elisa Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797660T5por
dc.contributor.referee2Oliveira, Guilherme Saramago de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716291A6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4337796Z1por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho é uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica. Objetiva analisar o que as pesquisas revelam sobre o uso de softwares educacionais para estimular as habilidades da consciência fonológica na aquisição e desenvolvimento da leitura em escolares de séries iniciais a partir do olhar de uma fonoaudióloga. Foram selecionados cinco artigos para análise de sua estrutura e aplicação: dois em língua portuguesa e três em outros idiomas. Esses artigos são descritos quanto aos sistemas informáticos, os objetivos das pesquisas, os fundamentos teóricos, as metodologias e os resultados dos estudos. Posteriormente, os artigos são analisados em relação às habilidades da consciência fonológica estimuladas nos softwares. Por fim, dentre os cinco softwares apresentados nos artigos estudados, o software Pedro no Parque de Diversões é escolhido para ser analisado. Esse software apresenta um suporte de multimídia bidimensional (em 2D) e integra recursos audiovisuais nas atividades de estimulação das habilidades da Consciência Fonológica CF, verificando que os cenários são interativos e de fácil navegação. As atividades de consciência fonológica exploradas nos softwares devem ser beneficiadas por propostas pedagógicas e fonoaudiológicas a serem adotadas em atividades escolares.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.408por
dc.orcid.putcode81753741-
dc.crossref.doibatchid4760f38e-67c9-4f29-9dee-77c4e5a21ac4-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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