Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13998
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: A idealização de um jogo digital para divulgação científica a partir da receptividade de crianças
metadata.dc.creator: Marques, Talita Martins Faria
metadata.dc.contributor.advisor1: Jacobucci, Daniela Franco Carvalho
metadata.dc.contributor.referee1: Guimarães, Iara Vieira
metadata.dc.contributor.referee2: Vasconcellos, Maria das Mercês Navarro
metadata.dc.description.resumo: Museus são instituições de caráter educativo que carregam em sua exposição um discurso que é divulgado para seus visitantes. Para isso, as equipes museais elaboram sua exposição de modo que ela seja não apenas compreensível, mas atrativa, para que o visitante possa se interessar e interagir com seus objetos e, consequentemente com o discurso expositivo. Dentre diversas possibilidades de atividades que o museu pode oferecer ao seu público, os jogos se apresentam como instrumentos que possuem um potencial a ser explorado para a divulgação científica, uma vez que são capazes de envolver os jogadores, ao mesmo tempo em que os diverte e os desafia. Uma combinação que permite que o museu envolva o visitante por um tempo maior em uma parcela de seu discurso expositivo, ampliando o processo de apropriação desse discurso. Pensando nisto, idealizamos um jogo cuja temática central aborda os problemas da construção de rodovias para a fauna nativa. Em seguida, transformamos o roteiro do jogo em uma história, como o objetivo de apresenta-la para crianças de 6 a 10 anos tendo como estratégia o teatro de bonecos. A partir da receptividade do público alvo do jogo à história e seus personagens e de suas narrativas, fizemos uma análise dos aspectos que deveriam ser modificados e adaptados para que a concretização do jogo fosse viável. Propusemos a inserção de objetivos mais desafiadores e que colocassem o jogador como um sujeito mais ativo na interação com o recurso; a elaboração de fases com diferentes características e níveis de dificuldade crescentes; mecanismos de recompensa diferenciados, não restritos apenas à pontuação e a oportunidade e estímulo à interação com outros jogadores. Essas alterações foram propostas com a intenção de tornar o recurso idealizado mais adequado, envolvente e divertido, ao mesmo tempo em que é permeado por um discurso de grande relevância e interesse para a sociedade.
Abstract: Museums are educational institutions that carry in its exhibition a speech that is disseminated to its visitors. To reach that, the museums teams prepare their exposure so that it is not only understandable, but also attractive, so that the visitor may be interested in the exhibition, interact with its objects and consequently with the expositive discourse. Among several possibilities for activities that the museum can offer, games present themselves as instruments that have a potential to be used for science communication, since they are able to engage players, while entertain and challenge them. A combination that allows the museum to engage the visitor for a longer time on a portion of its exhibition discourse, increasing the process of appropriation of this discourse. Thinking about this, we idealized a game whose central theme is the problems of building highways for native fauna. Then we transform the game script in a story, in order to present it for children 6-10 years in a puppet theater. By the receptivity of the children to the story of the game and its characters and from their narratives, we did an analysis of the aspects that should be modified to the creation of game. We proposed the design of more challenging goals that gives the player an active role in the interaction with the game; the development different levels with increasing difficulty; different mechanisms of reward, not restricted only to score and the opportunity and incentive to interaction with other players. These changes were proposed to make the idealized game more appropriated, engaging, entertaining, and permeated by a speech of great relevance and importance to society.
Keywords: Jogo digital
Museu
Divulgação científica
Discurso expositivo e narrativas
Digital games
Museum
Scientific discourse exhibition discourse
Narratives
Jogos educativos - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Multimidia interativa - Estudo e ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: MARQUES, Talita Martins Faria. A idealização de um jogo digital para divulgação científica a partir da receptividade de crianças. 2014. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13998
Issue Date: 1-Apr-2014
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IdealizacaoJogoDigital.pdf2.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.