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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: História da educação de adolescentes e adultos : as campanhas e as instituições de ensino noturnas de Uberlândia-MG (1947 1963)
Autor: Silva, Carla Cristina Jacinto da
Primer orientador: Lima, Sandra Cristina Fagundes de
Primer miembro de la banca: Santos, Sônia Maria dos
Segundo miembro de la banca: Soares, Leôncio José Gomes
Resumen: O presente estudo tem como tema a história da Educação de Adolescentes e Adultos no município de Uberlândia-MG. O recorte cronológico inicia-se em 1947, quando foi lançada a primeira Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos no país, e termina em 1963 quando esta encerra suas atividades. Os objetivos desta pesquisa foram: apreender as características das campanhas de alfabetização como iniciativa desse tipo de ensino em Uberlândia; mapear e analisar as instituições noturnas de ensino primário como lócus da educação de adolescentes e adultos; caracterizar e analisar os sujeitos desta, com ênfase para a discussão das representações do analfabeto e do perfil dos alunos das escolas noturnas. Além da pesquisa bibliográfica, utilizamos como fontes os seguintes documentos: atas de reuniões das escolas noturnas, livros de matrículas, livros de frequência diária dos alunos e livros de pontos dos professores, e também os jornais Correio de Uberlândia e O repórter, veiculados no período. Esse material foi todo pesquisado no Arquivo Público de Uberlândia. Historicamente, essa área de ensino recebeu atenção no Brasil quando os resultados do recenseamento de 1940 apontaram que 55% da população acima dos 18 anos era analfabeta. A partir desse período, tiveram início as campanhas de alfabetização de caráter governamental, tendo em vista eliminar o analfabetismo no país. A primeira Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA) foi lançada em 1947 e alcançou em seus primeiros anos de atuação resultados quantitativos, no entanto, no início dos anos de 1950, passou a receber críticas, sendo extinta em 1963 juntamente com as campanhas lançadas posteriormente, a Campanha Nacional de Educação Rural (CNER) e a Campanha de Erradicação do Analfabetismo (CNEA). Ao fazermos o histórico das instituições escolares que ofereciam o ensino noturno no município no período de 1947 a 1963, localizamos seis instituições, sendo cinco urbanas e uma rural. Entre as escolas urbanas, destacamos: Grupo Escolar Felisberto Alves Carrejo, Grupo Noturno Governador Valadares, Grupo Noturno Augusto César, Escola Modelo Governador Valadares e Escola Municipal Padre José de Anchieta e a escola noturna rural para alfabetização de adultos da Cerâmica Eldorado . O município de Uberlândia, com o lema ordem, progresso e modernização, ajudou na implementação da Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos no momento que em que se julgava necessário passar a imagem de cidade moderna, que contribuía para o desenvolvimento do país, no entanto quando a campanha se chocou com os interesses da elite passou a receber críticas nos jornais.
Abstract: The theme of this research is the history of the education of teenagers and adults in the city of Uberlândia, Brazil. The analysis starts in 1947, when the first campaign to educate teenagers and adults was launched in the country and coming to an end in 1963 (Educação de Adolescentes e Adultos). The goals of this research were: to comprehend the characteristics of the literacy campaigns as initiatives of Educação de Adolescentes e Adultos in Uberlândia; to map and examine the night institutions of primary education from the campaign; and finally, to depict and analyze the individuals participating in the campaign, with emphasis on the discussion of illiterate s image and the profile of the students from night schools. Besides the literature search, the following documents were analyzed: minutes from meetings at the night schools, registration records, attendance records from the students, clock in records from the teachers and local newspapers (Correio of Uberlândia and O Reporter) that ran at the time of research. All documents were analyzed at the public archives of Uberlândia (Arquivo Público de Uberlândia). Historically, the Educação de Adolescentes e Adultos campaign got some attention in Brazil when the results from the census of 1940 pointed out that 55% of the population above 18 years old was illiterate. From this point on, governmental literacy campaigns started (Campanhas de Alfabetização) and their goal was to eradicate illiteracy from the country. The first literacy campaign benefiting teenagers and adults (Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos or CEAA) was launched in 1947, and it obtained measurable results in its first years, however, in the early 50s, it received many critics, leading to its shutting down in 1963 alongside with campaigns previously launched, the national campaign for rural education (Campanha Nacional de Educação Rural or CNER) and the campaign to eradicate illiteracy (Campanha de Erradicacao do Analfabetismo or CNEA).Through the making of the records from the teaching institutions providing night shifts in the city from 1947 to 1963, six institutions were located, five of them were urban and the one was rural. Among the urban schools, it s worth mentioning: Grupo Escolar Felisberto Alves Carrejo, Grupo Noturno Governador Valadares, Grupo Noturno Augusto Cesar, Escola Modelo Governador Valadares and Escola Municipal Padre Jose de Anchieta. And lastly, the rural school Escola Noturna that literates students from the neighborhood of Cerâmica Eldorado in Uberlândia. The city of Uberlândia, which bears the motto order, progress and modernization, helped to implement the campaign only while it that meant portraying a progressive image, contributing to the development of the country, however as soon as the campaign shocked got in the middle of the interests of the elite, it started to get bad critics from the newspapers.
Palabras clave: História da educação
Educação de adolescentes e adultos
Campanhas de alfabetização
Escolas noturnas
History of education
Education of teenagers and adults
Literacy campaigns
Night schools
Educação - Uberlândia (MG) - História - 1947-1963
Educação de adultos
Escolas noturnas - Uberlândia (MG)
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: SILVA, Carla Cristina Jacinto da. História da educação de adolescentes e adultos : as campanhas e as instituições de ensino noturnas de Uberlândia-MG (1947 1963). 2015. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.27
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.27
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13990
Fecha de defensa: 6-feb-2015
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

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