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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Gymnasio Mineiro de Uberlandia: o processo de disciplinarização escolar (1937-1945)
Other Titles: Gymnasio Mineiro de Uberlandia: the process of school disciplining (1937 1945).
metadata.dc.creator: Ghantous, Daniella Soraya Resende Araújo
metadata.dc.contributor.advisor1: Gatti Júnior, Décio
metadata.dc.description.resumo: Trata-se de uma pesquisa sobre a atual Escola Estadual de Uberlândia, no período compreendido entre 1937 e 1945. O objetivo deste estudo é apresentar as análises relacionadas à cultura no espaço escolar do Gymnasio Mineiro de Uberlandia, por meio das disciplinas escolares, como forma de sedimento de padrões de comportamento nos alunos, durante o Estado Novo. Por meio do levantamento das disciplinas escolares ministradas e das condutas valorizadas, identificou-se a influência do contexto sócio-político-econômico brasileiro na formação dos alunos das escolas estaduais, especialmente o Gymnasio Mineiro de Uberlandia; analisou-se o papel exercido pela escola na materialização dos fundamentos do Estado Varguista, traçou-se a relação existente entre a organização dos espaços escolares e a necessidade de separação dos sexos, como também a disciplinarização dos corpos e observou-se a influência dos conteúdos das disciplinas ministradas, com o objetivo de esculpir o tipo de cidadão que a escola buscava formar. Para que a realização de tais análises fosse possível, foi feita uma revisão bibliográfica, que objetiva rediscutir o papel desempenhado pelas instituições educacionais no cenário social do qual fazem parte. Esta investigação também se ancorou nos documentos oficiais do arquivo do Gymnasio Mineiro de Uberlandia, correspondentes ao período do Estado Novo e nas reportagens sobre esta instituição, nos jornais locais A Tribuna e O Reporter. Também se respaldou as análises nos depoimentos colhidos dos ex-professores, ex-aluno e ex-inspetora de alunos, que vivenciaram o processo, no período 1937-1945. A legislação educacional mineira e federal foram outras fontes documentais pesquisadas, as quais deram suporte às análises. Constatou-se que a cultura escolar do Museu estava relacionada à cultura social mais ampla, pois contribuía para formar o indivíduo disciplinado. O espaço escolar do GMU foi projetado para ser uma máquina de ensinar, de vigiar, de hierarquizar e de recompensar, por meio do controle e da vigilância constante e sutil dos corpos e das mentes e, principalmente, da distribuição estratégica dos corpos nos espaços. Controlava-se o tempo, as atividades, a maneira de ser, os discursos, o corpo e a sexualidade dos indivíduos. Mesmo assim, alguns alunos desrespeitaram as normas e foram punidos, por meio do dispositivo gratificação-sanção, o qual quantificava, classificava e punia ou recompensava o indivíduo, de acordo com o seu comportamento e o seu desempenho. Esta punição visava à redução dos desvios, porém verificou-se que as penas aplicadas aos transgressores não alcançaram plenamente seus objetivos, pois houve muitas resistências. Os comportamentos de alguns alunos não foram remodelados e suas consciências não foram redirecionadas, apesar da cultura e do cotidiano escolar do Museu nessa época terem sido propícios a disciplinarização dos corpos e das mentes. Contrariamente aos ensinos recebidos, determinados saberes não funcionavam diante de certos alunos, daí a existência de resultados avaliativos negativos e de repreensões a determinadas atitudes.
Abstract: It is a research about the current Escola Estadual de Uberlândia within the period between 1937 and 1945. The aim of this study is to present the analysis related to culture in the school environment of Gymnasio Mineiro de Uberlandia, by means of the school subjects as a way of settling behavior patterns in the students during Estado Novo . By means of a survey on the taught school subjects and on the behaviors that were valued, it was identified the influence of Brazilian social, political and economical context on the state schools students background, especially Gymnasio Mineiro de Uberlandia; the part played by the school in materialization of the foundation of the State lead by Vargas, the connection between the organization of the school environment and the necessity to separate the genders were laid-out as well as the bodies disciplining and it was observed the influence of the contents of the taught subjects to sculpture the kind of citizen the school should shape. In order to accomplish such analysis, a bibliographical review was made to discuss the part played by educational institutions in the social scenario they belong to. This investigation is also anchored in official documents from Gymnasio Mineiro de Uberlandia correspondent to Estado Novo period and in articles about this institution on the local newspapers A Tribuna e O Reporter. The analysis also considered former teachers , student s and students inspector s statements who experienced the process, within the period 1937-1945. The educational legislations of the state and the country were other documents researched which supported the analysis. It was noticed that the school culture of Gymnasio Mineiro de Uberlandia was connected to a bigger social culture because contributed to shape a disciplined individual. The school environment of Gymnasio Mineiro de Uberlandia was projected to be a teaching, watching, ranking and rewarding machine by means of control and constant, subtle watching of bodies and minds, and mainly of strategic distribution of bodies in the environment. The time, the activities, the behaviors, the speeches, the body and the sexuality of the individuals were all controlled. Even though some students disobeyed the rules and were punished by the gratification-sanction device, which quantified, classified and punished or rewarded the individual, according to his behavior and his performance. This punishment aimed at the deviation reduction however it was verified that the penalties applied to the transgressors did not accomplish their goals thoroughly for there was a lot of resistance. The behaviors of some students were not remodeled and their consciences were not redirected, despite the culture and the school routine of Gymnasio Mineiro de Uberlandia at that time, being propitious to the disciplining of bodies and minds. In opposition to what was taught, some of the knowledge did not work to some students, therefore the existence of negative evaluations results and reprehensions to certain attitudes.
Keywords: Disciplinarização
Saberes escolares
Comportamento
Disciplining
School knowledge
Behavior
Educação - História
Escolas públicas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: GHANTOUS, Daniella Soraya Resende Araújo. Gymnasio Mineiro de Uberlandia: the process of school disciplining (1937 1945).. 2006. 237 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13981
Issue Date: 28-Aug-2006
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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