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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Mangás: potencialidades e possibilidades para o ensino de Geografia no ensino fundamental
Autor: Coelho, Vagner Limiro
Primer orientador: Guimarães, Iara Vieira
Primer miembro de la banca: Silva, Eunice Isaías da
Segundo miembro de la banca: Silva Júnior, Astrogildo Fernandes da
Resumen: A presente pesquisa parte do intuito de analisar o potencial dos mangás no ensino de Geografia. Essa intenção se baseia na percepção de que os quadrinhos, inclusive os mangás, têm se difundido significativamente na leitura do público jovem brasileiro, especialmente de estudantes do ensino fundamental. Esses jovens frequentam a escola e se inter-relacionam nesse espaço de ensino e socialização onde a diversidade de elementos culturais e a produção de sentidos propõem a construção de suas características identitárias, comumente influenciadas pela indústria do consumo. Diante disso, os mangás enquanto artefatos midiáticos globais ganham espaço entre os jovens e suas narrativas se mostram presentes no cotidiano escolar, o que nos leva a investigar tal público, bem como suas interpretações e reflexões sobre os mangás numa perspectiva para o ensino de Geografia. Para isso, utilizamos diversos instrumentos de coleta de dados, como a aplicação de questionários semifechados e a realização de grupos focais, no sentido de analisar as noções/compreensões geográficas desses jovens estudantes, por meio da leitura e interpretação dos mangás Naruto e Naruto Shippuden. Como resultado, percebemos que o artefato por si só apresenta dificuldades para o acréscimo de conhecimentos básicos de Geografia, uma vez que esse não tem intenções especificamente pedagógicas ou didáticas. Entretanto, ele seduz assim como é sistematicamente assimilado pelos jovens e, com uma intermediação coerente do professor e mudanças na postura da escola, pode apresentar elementos - na origem, formato e na narrativa - passíveis de contribuição para um efetivo ensino de Geografia.
Abstract: The present research starts from the aim of analyzing the potential of the manga to the geography teaching. This intention is based on the perception that the comics, including manga, have been propagating in the reading of the young Brazilian audience, especially elementary school students. These young people attend school and interrelate in that place of education and socialization where the diversity of cultural elements and meaning production propose the construction of their identity characteristics, often influenced by the consumer industry. Thus, the manga as global media artefacts are gaining ground among the young people and their narratives show themselves in everyday school life, which leads us to investigate such audience, as well as their interpretations and reflections about the manga from a perspective to the teaching of Geography. So, we use different instruments to collect data, as the application of semi-enclosed questionnaires and the realization of focal groups, in order to analyze the notions / geographical comprehensions of these young students, through the reading and interpretation of the manga Naruto and Naruto Shippuden. As a result, we realized that the artifact by itself presents difficulties to adding basic knowledge of geography, since this does not specifically pedagogical or didactic intentions. However, he seduces as it is systematically assimilated by young people and, with a coherent intermediation by the teachers and changes in the school attitudes, may submit elements - in its origin, format and narrative - that could contribute to un effective teaching of Geography.
Palabras clave: Mangás
Jovens
Ensino de Geografia
Manga
Young people
Teaching of Geography
Geografia (Ensino Fundamental) - estudo e ensino
Estudo e ensino (Primeiro grau)
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: COELHO, Vagner Limiro. Mangás: potencialidades e possibilidades para o ensino de Geografia no ensino fundamental. 2014. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.258
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.258
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13980
Fecha de defensa: 28-mar-2014
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

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