Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13980
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCoelho, Vagner Limiro-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:39Z-
dc.date.available2014-12-10-
dc.date.available2016-06-22T18:36:39Z-
dc.date.issued2014-03-28-
dc.identifier.citationCOELHO, Vagner Limiro. Mangás: potencialidades e possibilidades para o ensino de Geografia no ensino fundamental. 2014. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.258por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13980-
dc.description.abstractThe present research starts from the aim of analyzing the potential of the manga to the geography teaching. This intention is based on the perception that the comics, including manga, have been propagating in the reading of the young Brazilian audience, especially elementary school students. These young people attend school and interrelate in that place of education and socialization where the diversity of cultural elements and meaning production propose the construction of their identity characteristics, often influenced by the consumer industry. Thus, the manga as global media artefacts are gaining ground among the young people and their narratives show themselves in everyday school life, which leads us to investigate such audience, as well as their interpretations and reflections about the manga from a perspective to the teaching of Geography. So, we use different instruments to collect data, as the application of semi-enclosed questionnaires and the realization of focal groups, in order to analyze the notions / geographical comprehensions of these young students, through the reading and interpretation of the manga Naruto and Naruto Shippuden. As a result, we realized that the artifact by itself presents difficulties to adding basic knowledge of geography, since this does not specifically pedagogical or didactic intentions. However, he seduces as it is systematically assimilated by young people and, with a coherent intermediation by the teachers and changes in the school attitudes, may submit elements - in its origin, format and narrative - that could contribute to un effective teaching of Geography.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMangáspor
dc.subjectJovenspor
dc.subjectEnsino de Geografiapor
dc.subjectMangaeng
dc.subjectYoung peopleeng
dc.subjectTeaching of Geographyeng
dc.subjectGeografia (Ensino Fundamental) - estudo e ensinopor
dc.subjectEstudo e ensino (Primeiro grau)por
dc.titleMangás: potencialidades e possibilidades para o ensino de Geografia no ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Guimarães, Iara Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721856A2por
dc.contributor.referee1Silva, Eunice Isaías da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794785Y6por
dc.contributor.referee2Silva Júnior, Astrogildo Fernandes da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730659T6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771052T5por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa parte do intuito de analisar o potencial dos mangás no ensino de Geografia. Essa intenção se baseia na percepção de que os quadrinhos, inclusive os mangás, têm se difundido significativamente na leitura do público jovem brasileiro, especialmente de estudantes do ensino fundamental. Esses jovens frequentam a escola e se inter-relacionam nesse espaço de ensino e socialização onde a diversidade de elementos culturais e a produção de sentidos propõem a construção de suas características identitárias, comumente influenciadas pela indústria do consumo. Diante disso, os mangás enquanto artefatos midiáticos globais ganham espaço entre os jovens e suas narrativas se mostram presentes no cotidiano escolar, o que nos leva a investigar tal público, bem como suas interpretações e reflexões sobre os mangás numa perspectiva para o ensino de Geografia. Para isso, utilizamos diversos instrumentos de coleta de dados, como a aplicação de questionários semifechados e a realização de grupos focais, no sentido de analisar as noções/compreensões geográficas desses jovens estudantes, por meio da leitura e interpretação dos mangás Naruto e Naruto Shippuden. Como resultado, percebemos que o artefato por si só apresenta dificuldades para o acréscimo de conhecimentos básicos de Geografia, uma vez que esse não tem intenções especificamente pedagógicas ou didáticas. Entretanto, ele seduz assim como é sistematicamente assimilado pelos jovens e, com uma intermediação coerente do professor e mudanças na postura da escola, pode apresentar elementos - na origem, formato e na narrativa - passíveis de contribuição para um efetivo ensino de Geografia.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.258por
dc.orcid.putcode81753707-
dc.crossref.doibatchid6bda9598-e242-43c6-81dc-5768926013e9-
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MangasPotencialidadesPossibilidades.pdf3.23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.