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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Museu virtual interativo : perspectivas e possibilidades de apropriação por professores em suas práticas pedagógicas com crianças
metadata.dc.creator: Dumbra, Camila Nataly Pinho
metadata.dc.contributor.advisor1: Arruda, Eucídio Pimenta
metadata.dc.contributor.referee1: Siman, Lana Mara de Castro
metadata.dc.contributor.referee2: Guimarães, Selva
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação tem como objeto a virtualização do Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) e, como propósito principal, analisar as possibilidades de apropriação do MHAB, no ambiente virtual, por professores em suas práticas pedagógicas com crianças. Buscamos compreender o fenômeno por meio da pesquisa documental amparada pelo paradigma indiciário de Ginzburg (1989). O conceito de virtual foi baseado em Levy (1996) e as análises a respeito do museu fundaram-se em Ramos (2004) na perspectiva de construir uma nova compreensão sobre o ambiente museal e o ambiente digital. Buscamos trabalhar o conceito de museu virtual e destacar os museus como mediadores que possibilitam a construção do conhecimento histórico. Ao longo do trabalho, abordam-se conceitos relevantes para compreender a sociedade em constante transformação em que estamos inseridos, que condiciona as nossas ações e o nosso comportamento. Além disso, debruça-se sobre a temática criança e mídia , fundamental para refletir sobre o objeto da pesquisa. Adentra-se, também, nas discussões no campo dos museus e sua relação com a tecnologia. Apresentam-se aspectos levantados a partir da visita virtual ao MHAB e a aproximação existente entre museu e educação com o foco no ensino de História. Além disso, tecem-se análises acerca das possibilidades educativas para a aprendizagem histórica e museal para crianças. Por fim, abordam-se reflexões acerca das possibilidades de apropriação por professores visitantes do museu virtual interativo. Os museus virtuais apresentam possibilidades quanto ao acesso imediato, mesmo que seja de difícil acesso por barreiras físicas, além de permitir novas formas de interação e, consequentemente, novas formas de aprendizagem. Neste sentido, o professor poderá atuar como um mediador na relação visitante-museu ampliando a visão de pertencimento do visitante em relação à História e, além disso, fazer emergir percepções, desconstruções e interpretações plurais dos sentidos construídos e veiculados pelo museu. Tendo em vista essas análises, o museu se apresenta como um espaço onde os sujeitos podem se reconhecer como pertencentes de seu meio a partir da observação do passado.
Abstract: This dissertation focuses the virtualization Abilio Barreto Historical Museum (MHAB) and as main purpose to analyze the possibilities of appropriating MHAB in the virtual environment, by teachers in their teaching practices with children. We seek to understand the phenomenon through research supported by documentary evidentiary paradigm of Ginzburg (1989). The concept was based on virtual Levy (1996), and analyzes about the museum founded in Ramos (2004), in view of building a new understanding of the environment museum and digital environment. We seek to work with the concept of virtual museum and highlight museums as mediators that enable the construction of historical knowledge. Throughout the work, approach to concepts relevant to understanding the rapidly changing society in which we live that determines our actions and our behavior. Moreover, focuses on the theme \"Media and Child\", to reflect on the fundamental object of research. Enters is also in discussions in the field of museums and their relationship with technology. Presents issues raised from the virtual visit to MHAB and approximation between museum and education with a focus on teaching history. Furthermore, analyzes weave themselves about the educational possibilities for learning and historical museum for children. Finally, to address reflections about the possibilities of appropriation for teachers interactive virtual museum visitors. The virtual museums have possibilities as to immediate access, even if it is difficult to access by physical barriers and enables new forms of interaction and, consequently, new ways of learning. In this sense, the teacher can act as a mediator in the relationship museum visitor-expanding vision of belonging Visitor in relation to history, and furthermore bring out perceptions, interpretations and deconstructions of plural meanings constructed and conveyed by the museum. Given these analyzes, the museum presents itself as a space where individuals can be recognized as belonging to their environment by observing the past.
Keywords: Museu virtual
Ensino de História
Professor
Apropriação
Práticas pedagógicas
Virtual museum
Teaching of History
Appropriation
Pedagogical practices
Museus Aspectos educacionais
Museus - Crianças - estudo e ensino
Museu Histórico Abílio Barreto
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: DUMBRA, Camila Nataly Pinho. Museu virtual interativo: perspectivas e possibilidades de apropriação por professores em suas práticas pedagógicas com crianças. 2013. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13956
Issue Date: 22-Mar-2013
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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