Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13953
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | As tecnologias da informação e comunicação (TICs): alternativa metodológica no ensino e aprendizagem da matemática nos primeiros anos do ensino fundamental |
Autor(es): | Oliveira, Camila Rezende |
Primeiro orientador: | Oliveira, Guilherme Saramago de |
Primeiro membro da banca: | Lucena, Maria de Lurdes Almeida e Silva |
Segundo membro da banca: | Cunha, Ana Maria de Oliveira |
Resumo: | O presente trabalho consistiu em estudar, analisar e sistematizar um conjunto de saberes das TICs que possibilitem aos professores de Matemática dos Primeiros Anos do Ensino Fundamental ensinar de maneira alternativa. A escolha das fontes se deu por meio da leitura dos livros relacionados às TICs. A posteriori partimos para a escolha de artigos de revista. Ainda sob o foco da pesquisa partimos para a escolha de dissertações de mestrado de universidades públicas que tivessem como temática a formação inicial matemática e tecnológica dos professores dos Primeiros Anos. Para a análise e interpretação das fontes oriundas dos livros, artigos e dissertações foram utilizados os saberes inerentes da pesquisa de cunho bibliográfico. Sendo assim, após revisão teórica os dados foram categorizados para análise e discussão a partir dos seguintes elementos: demonstração aos indivíduos da relevância e dos impactos dos recursos tecnológicos na vida em sociedade e na educação; as TICs Recursos metodológicos para o ensino e aprendizagem da Matemática nos Primeiros Anos. Com isso, encontrou-se um conjunto de oito saberes: compreender que TICs são mais do que ferramentas: são uma concepção, uma ideia; entender que as TICs são um recurso didático cada dia mais indispensável para a sala de aula onde a Matemática está presente; incorporar as TICs ao trabalho apoiando-se na oralidade e na escrita; perceber que as TICs trazem novas formas de comunicar e conhecer; as TICs são um instrumento motivador na realização de tarefas exploratórias e de investigação matemática; as TICs obedecem a distintos ritmos de aprendizagem no ensino e na aprendizagem matemática; com as TICs o aluno aprende com seus erros e aprende junto com seus colegas, trocando suas produções matemáticas e comparando-as; as TICs promovem a integração de diversas experiências educacionais em matemática e preveem uma utilização em maior escala a curto prazo. Nesse sentido a pesquisa proporcionou um embasamento teórico e profícuo a respeito das TICs e da Matemática adequando e adaptando essa disciplina ao nível de ensino mencionado. |
Abstract: | This research aimed to analyze and systematize a set of knowledge of ICTs that enable mathematics teachers of early years of elementary school to teach in an alternative way. The choice of sources was made by reading books related to ICTs, followed by journal articles. Still under the research focus masters‟ thesis from public universities were chosen. In order to analyze and interpret books, articles and thesis we conducted a bibliographic research. After reviewing, theoretical data were categorized for analysis and discussion based on the following elements: statement of relevance to individuals, and impacts of technological resources in society and in education; ICTs methodological resources for teaching and learning mathematics in the early years. We have found a set of eight knowledge elements as follows: understanding that ICTs are more than tools: they are a concept, an idea; understand that ICTs are an increasingly essential teaching resource for the classroom where mathematics is present; incorporating ICTs to work relying on oral and written skills; realizing that ICTs bring new ways to communicate and learn; ICTs are a motivating tool in performing exploratory tasks and mathematical research; ICTs obey to different rhythms of learning in teaching and learning mathematics; with ICTs the student learns from his mistakes and learn along with his peers, exchanging his mathematical productions and comparing them; ICTs promote the integration of diverse educational experiences in math and predict a greater use in scale in the short term. In this sense the research provided a theoretical and useful foundation about ICTs and Mathematics, so they can adjust and adapt this discipline to the level of education above mentioned. |
Palavras-chave: | Saberes Professores Matemática TICs Ensino Fundamental Knowledge Teachers Mathematics ICTs Elementary education Matemática (Ensino Fundamental) --Estudo e ensino Matemática -- Estudo e ensino -- História Aprendizagem |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | OLIVEIRA, Camila Rezende. As tecnologias da informação e comunicação (TICs): alternativa metodológica no ensino e aprendizagem da matemática nos primeiros anos do ensino fundamental. 2014. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.16 |
Identificador do documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.16 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13953 |
Data de defesa: | 31-Jan-2014 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TecnologiasInformacaoComunicacao.pdf | 1.41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.