Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13953
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: As tecnologias da informação e comunicação (TICs): alternativa metodológica no ensino e aprendizagem da matemática nos primeiros anos do ensino fundamental
Autor: Oliveira, Camila Rezende
Primer orientador: Oliveira, Guilherme Saramago de
Primer miembro de la banca: Lucena, Maria de Lurdes Almeida e Silva
Segundo miembro de la banca: Cunha, Ana Maria de Oliveira
Resumen: O presente trabalho consistiu em estudar, analisar e sistematizar um conjunto de saberes das TICs que possibilitem aos professores de Matemática dos Primeiros Anos do Ensino Fundamental ensinar de maneira alternativa. A escolha das fontes se deu por meio da leitura dos livros relacionados às TICs. A posteriori partimos para a escolha de artigos de revista. Ainda sob o foco da pesquisa partimos para a escolha de dissertações de mestrado de universidades públicas que tivessem como temática a formação inicial matemática e tecnológica dos professores dos Primeiros Anos. Para a análise e interpretação das fontes oriundas dos livros, artigos e dissertações foram utilizados os saberes inerentes da pesquisa de cunho bibliográfico. Sendo assim, após revisão teórica os dados foram categorizados para análise e discussão a partir dos seguintes elementos: demonstração aos indivíduos da relevância e dos impactos dos recursos tecnológicos na vida em sociedade e na educação; as TICs Recursos metodológicos para o ensino e aprendizagem da Matemática nos Primeiros Anos. Com isso, encontrou-se um conjunto de oito saberes: compreender que TICs são mais do que ferramentas: são uma concepção, uma ideia; entender que as TICs são um recurso didático cada dia mais indispensável para a sala de aula onde a Matemática está presente; incorporar as TICs ao trabalho apoiando-se na oralidade e na escrita; perceber que as TICs trazem novas formas de comunicar e conhecer; as TICs são um instrumento motivador na realização de tarefas exploratórias e de investigação matemática; as TICs obedecem a distintos ritmos de aprendizagem no ensino e na aprendizagem matemática; com as TICs o aluno aprende com seus erros e aprende junto com seus colegas, trocando suas produções matemáticas e comparando-as; as TICs promovem a integração de diversas experiências educacionais em matemática e preveem uma utilização em maior escala a curto prazo. Nesse sentido a pesquisa proporcionou um embasamento teórico e profícuo a respeito das TICs e da Matemática adequando e adaptando essa disciplina ao nível de ensino mencionado.
Abstract: This research aimed to analyze and systematize a set of knowledge of ICTs that enable mathematics teachers of early years of elementary school to teach in an alternative way. The choice of sources was made by reading books related to ICTs, followed by journal articles. Still under the research focus masters‟ thesis from public universities were chosen. In order to analyze and interpret books, articles and thesis we conducted a bibliographic research. After reviewing, theoretical data were categorized for analysis and discussion based on the following elements: statement of relevance to individuals, and impacts of technological resources in society and in education; ICTs methodological resources for teaching and learning mathematics in the early years. We have found a set of eight knowledge elements as follows: understanding that ICTs are more than tools: they are a concept, an idea; understand that ICTs are an increasingly essential teaching resource for the classroom where mathematics is present; incorporating ICTs to work relying on oral and written skills; realizing that ICTs bring new ways to communicate and learn; ICTs are a motivating tool in performing exploratory tasks and mathematical research; ICTs obey to different rhythms of learning in teaching and learning mathematics; with ICTs the student learns from his mistakes and learn along with his peers, exchanging his mathematical productions and comparing them; ICTs promote the integration of diverse educational experiences in math and predict a greater use in scale in the short term. In this sense the research provided a theoretical and useful foundation about ICTs and Mathematics, so they can adjust and adapt this discipline to the level of education above mentioned.
Palabras clave: Saberes
Professores
Matemática
TICs
Ensino Fundamental
Knowledge
Teachers
Mathematics
ICTs
Elementary education
Matemática (Ensino Fundamental) --Estudo e ensino
Matemática -- Estudo e ensino -- História
Aprendizagem
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: OLIVEIRA, Camila Rezende. As tecnologias da informação e comunicação (TICs): alternativa metodológica no ensino e aprendizagem da matemática nos primeiros anos do ensino fundamental. 2014. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.16
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.16
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13953
Fecha de defensa: 31-ene-2014
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TecnologiasInformacaoComunicacao.pdf1.41 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.