Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13951
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Espaço, tempo e infância: problematizações acerca do artefato midiático Barbie
Autor(es): Diniz, Kênia Mendonça
Primeiro orientador: Guimarães, Iara Vieira
Primeiro membro da banca: Santos, Regma Maria dos
Segundo membro da banca: Ribeiro, Ivan Marcos
Resumo: Este trabalho investigou como e o que a Barbie quer ensinar sobre o mundo contemporâneo às crianças por meio da análise de dois filmes, Barbie: A Estrela do Rock (1987) e Barbie: A Princesa & A Pop Star (2012), em temporalidades distintas dentro do mesmo período histórico que é a pós-modernidade. Objetivamos, nesse sentido, compreender a relação estabelecida entre a Barbie com o binômio espaço-tempo no cenário pós-moderno. Entendemos que a Barbie, apesar de ser um personagem de feição e físico de um adulto, possui um claro viés comercial voltado para o público infantil. Por isso, voltamos os nossos esforços para estabelecer um vínculo entre contemporaneidade, sociedade de consumo, infância, espaço e tempo, relacionando estes elementos com a linguagem audiovisual com a estética cinematográfica. A Barbie é um arquétipo futuro da garota-mulher, em seu porvir; no que quer vir a ser. É um personagem que não só ensina regras de modas, mas todo um comportamento e estilo de vida; enfim, ensina um modo de ver e estar no mundo. Além disso, a personagem Barbie sempre buscar ensinar boas ações para o seu público-alvo. Por isso, nossa intenção, com o presente trabalho, esteve em analisar os artefatos fílmicos com vistas a buscar as sutilezas presentes nos mesmos no afã de proporcionar elementos de reflexão no campo da educação, sobretudo buscando compreender a dimensão de ensinamentos dados pela Barbie, que precisa ser pensada muito além do belo, bondoso e generoso como aparenta ser. Em nosso percurso de pesquisa identificamos que a Barbie é um personagem que ensina as crianças sobre o mundo contemporâneo. E neste, fruto da invenção e reinvenção do sistema capitalista, parece ser ainda importante ensinar as meninas a alimentarem o sonho de serem princesas e a vestirem o cor-de-rosa. Por isso observamos o quanto a Barbie foi se tornando uma protagonista globalizada, até mesmo porque esta é uma consequência deste capitalismo que deseja se instaurar e se reinstaurar todo momento. Concluímos que a Barbie vem realizando sua função global magistralmente, estimulando, cada vez mais, o seu público, especialmente o mirim, a fortalecer os interesses capitalistas, formatando os consumidores em acorde com as características que fundamentam a sociedade pós-moderna.
Abstract: This study investigated how and what Barbie wants to teach children about the contemporary post-modern capitalism world through analysis of two films, Barbie: A Estrela do Rock (1987) and Barbie: A Princesa & A Pop Star (2012). We aim to understand the relationship established between the Barbie and the binomial time and space within the post - modern. We understand that Barbie, despite sharing the characteristics and physical features of an adult, is clearly commercially directed at a child target audience. Therefore we turned our attention to establishing a link between the contemporary, consumer society, childhood, space and time and we related these elements to the visual language and to the cinematic aesthetics. Children are meant to see Barbie as an archetype of the woman they aspire to be in the future. It is a character who not only teaches them rules of fashion, but an entire lifestyle and behavior, and also teaches them a way of seeing and being in the world. Barbie supposedly always seeks to teach good ethics to its target audience. Thus, our intention with this work was to analyze the filmic artefacts in order to understand the subtleties presented through them and to provide elements of reflection in education that are especially trying to understand the extent of the teachings given by Barbie. These artefacts need to be considered as more than just superficial beauty, kindness and generosity. Our research identified that Barbie is a character that teaches children about the contemporary world. And this, thanks to the invention and reinvention of the capitalism system, still seems important to teach girls to feed the dream of being a princess and dressing themselves in pink dresses. So, we can see how Barbie became a globalised protagonist as a consequence of this capitalism that wants to be constantly established and reinstated. And Barbie has been performing its function masterfully, stimulating increasingly its audience, especially the children to strengthen their capitalist interests; generating consumption in accordance to the characteristics that underlie the post-modern society.
Palavras-chave: Pós-modernidade
Criança
Espaço-tempo
Consumo
Cinema
Barbie
Post-modernity
Child
Space-time
Consumption
Crianças consumidoras
Pós-modernismo e educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: DINIZ, Kênia Mendonça. Espaço, tempo e infância: problematizações acerca do artefato midiático Barbie. 2014. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.1
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.1
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13951
Data de defesa: 7-Jan-2014
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EspacoTempoInfancia.pdf1.23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.