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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Gênese e desenvolvimento do Grupo Escolar César Bastos no cenário educacional de Rio Verde/GO (1947-1961)
metadata.dc.creator: Silva, Maria Aparecida Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Ribeiro, Betania de Oliveira Laterza
metadata.dc.contributor.referee1: Araujo, Jose Carlos Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Pinto, Rúbia-mar Nunes
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar o processo de gênese e instalação do Grupo Escolar César Bastos, assim como identificar as práticas pedagógicas vivenciadas na instituição nos seus primeiros quatorze anos de funcionamento. Trata-se do segundo grupo escolar da cidade de Rio Verde/GO, instalado no ano de 1947 e que, até o presente momento encontra-se desprovido de pesquisas acadêmicas, o que justifica tal estudo. O recorte temporal da pesquisa ancora-se no período de 1947 a 1961, por possuir farta documentação que permitisse entrever sobre o processo de gênese e constituição desta unidade escolar. Além do mais, o período em apreço se constitui num momento em que, nacionalmente, representou uma ocasião de acirradas discussões entre os defensores do ensino público e os do ensino privado e, em âmbito local, expressou as inter-relações estabelecidas entre estas duas modalidades de financiamento do ensino. Para tanto, a problematização parte das seguintes questões: em que contexto político-econômico e sociocultural emerge o Grupo Escolar César Bastos? Qual o papel desempenhado pelo Grupo Escolar entre 1947 e 1961, período de grande efervescência política e ideologia entre o ensino público e o ensino privado no Brasil? O que essa instituição representou para a cidade de Rio Verde? Quais as características relevantes de sua prática educativa? Qual legislação educacional que amparava seu funcionamento e conduzia seu fazer pedagógico? Trata-se, dessa forma, de uma pesquisa qualitativa, de cunho documental, pautada na consulta e análise das seguintes fontes: atas da Câmara Municipal, mensagens dos governadores do Estado, Lei Orgânica e Regulamento do Ensino Primário do Estado de Goiás, atas de exames finais e de festividades escolares, documentos oficiais expedidos pelo Grupo Escolar, além de entrevistas com ex-alunos, ex-diretora e ex-professoras da instituição pesquisada. O trabalho está organizado em três seções. Na primeira, contextualizaram-se os condicionantes históricos, políticos, econômicos, sociais e culturais de surgimento do Grupo Escolar. A segunda parte abarcou a discussão sobre as inter-relações entre o público e o privado no processo de gênese e constituição a instituição de ensino. Questões relacionadas ao cotidiano escolar foram desenvolvidas na terceira seção. Como resultado, constatou-se que o Grupo Escolar César Bastos teve sua gênese pautada na iniciativa privada, de fins filantrópicos, e se estabeleceu, em 1947, como Escola Popular de Rio Verde, devido ao desempenho de pessoas da comunidade rio-verdense, tendo como expoente máximo o ex Deputado Federal César da Cunha Bastos. No entanto, um ano e cinco meses após sua instalação, a unidade escolar teve seu prédio concluído e, com a transferência, transformou-se em escola pública estatal, recebendo o nome de Grupo Escolar César Bastos. Portanto, a instalação da unidade escolar representou, para Rio Verde, uma oportunidade maior de acesso à educação formal, por parte dos habitantes da cidade e da zona rural.
Abstract: This research aims at investigating the process of genesis and installation of the School Group César Bastos as well as identifying the pedagogical practices experienced in the institution in its first fourteen years of operation. This is the second school group of Rio Verde / GO, opened in 1947 and, to date, is devoid of academic research, which justifies such a study. The time frame of the research is the period from 1947 to 1961, because there is abundant documentation that allowed a glimpse of the process of genesis and constitution of this school unit. Moreover, the period under consideration is a time that, nationally, represented an occasion of heated debate between advocates of public and private education, and locally, expressed the inter - relations between these two modalities of financing education. To do so, this research tried to answer the following questions: in what political-economic and socio-cultural contexts does the Group School César Bastos emerge? What is the role performed by the School Group between 1947 and 1961, a period of great political and ideological debate between public and private education in Brazil? What did this institution represent to the city of Rio Verde? What are the relevant features of its educational practice? What was the educational legislation which supported its operation and drove its pedagogical practice? It is, thus , a qualitative research , of documentary character , based on the consultation and analysis of the following sources : minutes of the City Council , messages of the State governors, Organic Law and Regulation of Primary Education of the State of Goiás , minutes of final exams and school festivities , official documents issued by the School Group , as well as interviews with former students , former teachers and former director of the researched institution. The study is organized in three sections. In the first one, the historical, political, economic, social and cultural conditions involved in the emergence of the School Group were contextualized. The second part encompassed the discussion of the inter-relationships between public and private in the genesis and constitution of the institution. Questions related to the school routine were discussed in the third section. As a result, it was found that the School Group César Bastos had its genesis in the private sector, with philanthropic purposes , and was established in 1947 as the People\'s School of Rio Verde , due to the performance of people from the local community, having as maximum exponent the former Congressman César da Cunha Bastos . However, one year and five months after its installation, the school building was completed, and, with the transfer , the school group became a state public school, named Group School César Bastos. Therefore, the installation of the school unit represented for Rio Verde a greater opportunity to access formal education, by the inhabitants of the city and the countryside.
Keywords: História da educação
Instituições escolares
Escola pública primária
Grupo Escolar César Bastos
Rio Verde/GO
History of education
School institutions
Public primary school
Group School César Bastos
Educação - História
Rio Verde/GO - Educação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: SILVA, Maria Aparecida Alves. Gênese e desenvolvimento do Grupo Escolar César Bastos no cenário educacional de Rio Verde/GO (1947-1961). 2013. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13947
Issue Date: 20-Dec-2013
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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