Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13936
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: História da matemática como metodologia alternativa para o desenvolvimento da prática pedagógica nos primeiros anos do ensino fundamental
metadata.dc.creator: Santos, Anderson Oramísio
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Guilherme Saramago de
metadata.dc.contributor.referee1: Rios, Gilma Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Malusá, Silvana
metadata.dc.description.resumo: Este estudo busca propor aos educadores que adotem o conteúdo da História da Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental como parte integrante e fundamental do processo de aprendizagem. A pesquisa: a) apresenta a origem da Matemática e da História da Matemática como alternativa metodológica para o ensino dessa disciplina no Ensino Fundamental; b) demonstra qual o diagnóstico feito por estudiosos da Educação sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática nos dias atuais; c) apresenta o que é sugerido pelos PCN de Matemática no que tange ao ensino através do uso da História da Matemática; d) mostra alguns caminhos para se ensinar Matemática em sala de aula, além de ressaltar a importância da preparação dos professores de Matemática para o uso desse recurso metodológico. Portanto, resta reconhecer o valor da História da Matemática como conteúdo e recurso metodológico fundamental que permite compreender a origem das ideias que deram forma às culturas e povos, além de observar os aspectos humanos do seu desenvolvimento. Assim, a história é um valoroso instrumento para o ensino e a aprendizagem dessa disciplina, na medida em que contempla a interdisciplinaridade e estabelece conexões com várias manifestações da cultura.
Abstract: This study aims to propose educators to adopt the contents of the History of Mathematics in elementary school as an integral and fundamental part of the learning process. The research: a) presents the origin of Mathematics and the History of Mathematics as a methodological alternative for teaching the discipline in elementary school; b) demonstrates the diagnosis made by scholars on teaching and learning mathematics; c) presents what is suggested by the National Curriculum Parameters about learning through the use of the history of mathematics; d) shows some ways to teach mathematics in the classroom, in addition to emphasizing the importance of the preparation of mathematics teachers to use such a methodological resource. Therefore, the value of the history of mathematics should be recognized as a key content and methodological resource that allows us to understand the origin of the ideas that shaped cultures and peoples, and to observe the human aspects of their development. This way history is a valuable tool for teaching and learning this discipline, as it is interdisciplinary and establishes connections with various culture manifestations.
Keywords: História da matemática
Aprendizagem
Metodologia de ensino
History of mathematics
Learning
Teaching methodology
Matemática (Ensino Fundamental) -Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino - História
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: SANTOS, Anderson Oramísio. História da matemática como metodologia alternativa para o desenvolvimento da prática pedagógica nos primeiros anos do ensino fundamental. 2013. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13936
Issue Date: 10-Sep-2013
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HistoriaMatematicaMetodologia.pdf2.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.