Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13929
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Socialização profissional dos professores engenheiros ingressantes na educação superior
Other Titles: Professional socialization of newcomer engineer professors on the third-level education
metadata.dc.creator: Santos, Patricia Peixoto dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Melo, Geovana Ferreira
metadata.dc.contributor.referee1: Vieira, Vânia Maria de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Malusá, Silvana
metadata.dc.description.resumo: O objetivo da pesquisa foi investigar como ocorre o processo de socialização dos professores ingressantes na Educação Superior da Universidade Federal de Uberlândia, nos cursos de Engenharia, especificamente, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Engenharia Mecatrônica. Deste modo, os sujeitos da pesquisa foram os docentes ingressantes nesses cursos que tinham experiência de até três anos no magistério. Os dados foram construídos por meio de questionário e entrevista reflexiva onde foi possível identificar quais as concepções de formação estão presentes em suas práticas e os saberes que consideram mais importantes na formação de professores para atuar na docência universitária.Assim, procuramos verificar quais as concepções de docência; saberes e práticas; identidade profissional; socialização profissional; desenvolvimento profissional; formação inicial e continuada; relação teoria-prática; aprendizagem; aula; avaliação; necessidades formativas para atuação como docente; importância dos saberes didático-pedagógicos para a docência. A pergunta principal que norteou esta investigação foi: Como ocorre o processo de socialização dos novos professores universitários que atuam nos cursos de Engenharia da Universidade Federal de Uberlândia? Parte significativa dos professores tem a formação realizada num processo contínuo que se inicia na graduação, pós-graduação (mestrado e doutorado) e posterior ingresso na carreira docente. A realidade apresenta professores engenheiros que não tiveram experiências profissionais no ensino, cuja formação teve como característica principal o enfoque na pesquisa, com poucos desdobramentos para a docência e, ainda, com o agravante de não terem apoio da universidade para auxiliá-los em sua inserção na carreira docente. Frente à análise dos dados destacamos que os docentes se constituem como como professores, a partir de processos de erros e acertos, na tentativa de desenvolver seu trabalho de maneira adequada. Todos os professores engenheiros que participaram da pesquisa destacaram a importância da formação continuada e da importância da universidade oferecer um espaço de apoio com profissionais qualificados a quem possam recorrer em situações de dúvidas e dificuldades. Nessa perspectiva, o estudo aponta para a necessidade de políticas institucionais de formação e valorização dos docentes que atuam na universidade. Tais políticas devem pautar-se na consolidação de um sólido programa que tenha como foco a formação e o desenvolvimento profissional dos professores e a desejável melhoria da educação pautada na qualidade da formação dos estudantes universitários.
Abstract: The goal of this research was to investigate how the socialization process of the new-coming professors takes place in the Federal University of Uberlândia (Universidade Federal de Uberlândia), that is, in the engineering courses, mainly in thecivil, chemical,electrical, mechanical, and the mechatronic courses. The subjects of the investigation were the new-coming professors, who had more than three years of experience of teaching in the field. The data were built up by means of a questionnaire and an reflexive interview which made available the ideas of training, present in their teaching practice, as well as the main scientific concepts within the knowledge they judged to be relevant for the training of teachers in the university. So, we tried to check outthe concepts of teaching, knowledge and practice, professional identity, professional socialization, professional development, initial and continuing training, the relation between theory and practice, learning process, assessment, the training needs to be a teacher, the role ofdidactic and pedagogical knowledge in teaching. The question whichconducted this research was the following: How does the socialization process of the new-coming professors of Higher Education who work the courses of Engineeringin the Federal University of Uberlândiatake place? A meaningful part of the group of professors had their education in a continuous process which began in graduation and post-graduation programs (Master and Doctorate programs) and later joined the educational career. The reality presented teachers who had no teaching experience,whose main education was in research and little experience in teaching and small pedagogical support in the universities they had worked. Based on analysis of the data, we can state that they succeeded in the career by means of errors and trials as strategies of teaching. All engineer professors who took part in the research pointed out the importance of the continuous education and the role of the university, when it offers opportunities and support for the new teachers in the field of Engineering. In summary, this work points out the necessity of institutional policies of pedagogical formation and of the recognition of the values of teachers within the university. Such policies must offer well-structured programs which cover the professional development of teachers, and aim to improve the quality of the education offered to students of Higher Education.
Keywords: Socialização profissional
Docência universitária
Formação docente
Professional socialization
College teaching
Teacher training
Professores universitários Formação
Engenharia Estudo e ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: SANTOS, Patricia Peixoto dos. Professional socialization of newcomer engineer professors on the third-level education. 2013. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13929
Issue Date: 28-Feb-2013
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Patricia Peixotod.pdf1.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.