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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Histórias de alfabetizadores : vida, memória e profissão
metadata.dc.creator: Guimarães, Edite da Glória Amorim
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Sônia Maria dos
metadata.dc.description.resumo: Esta investigação tem como objeto de estudo a vida, a memória e a profissão de alfabetizadores de Patos de Minas. A pesquisa situou-se no campo da história oral de vida, como método de trabalho investigativo. Dessa forma, por meio de entrevistas com quatro alfabetizadores de escolas públicas, estaduais e municipais urbanas e rurais, procuramos desvelar e compreender suas histórias de alfabetizadores, isto é, como cada um se alfabetizou, realizou sua formação inicial e continuada, bem como a metodologia utilizada na prática de alfabetizar. Consideramos, segundo a pesquisa bibliográfica sobre as histórias de vidas, o que veio somar às nossas crenças, que os alfabetizadores são, também, produzidos pelo contexto social, histórico e cultural em que estão inseridos. Na primeira parte, fizemos uma reflexão teórica, apresentamos a Introdução com as intenções, inquietações e questionamentos que nos instigaram a realizar esta pesquisa, bem como a orientação metodológica pela qual fizemos opção. Assim, trabalhamos com as concepções atuais sobre a história oral como instrumento de pesquisa. Na segunda parte está o capítulo I, o qual intitulamos: História Oral, Memória e Representação. Nele fizemos reflexões teóricas sobre estas áreas do conhecimento. No que diz respeito aos modos de alfabetização construídos pelos alfabetizadores, buscamos algumas concepções, que marcaram os procedimentos metodológicos nos últimos 30 anos. A terceira parte refere-se ao capítulo II, denominado Profissão Docente: História, Sujeitos e Identidade. Nele apresentamos quem são os alfabetizadores de Patos de Minas e como se constituíram ao longo de sua trajetória pessoal e profissional. O ofício de alfabetizar foi objeto de reflexão na quarta parte, compondo o capítulo III. A reflexão sobre a arte do fazer escolar nos ajudou a pensar, analisar e compreender os modos de alfabetização utilizados na escola, mais especificamente desvelamos as vitórias, as conquistas, ao longo de suas carreiras no trabalho de sala de aula. A quinta parte, o capítulo IV, apresenta as Considerações Finais. Nelas, pontuamos o que nos foi possível descobrir neste estudo, elencando questões relevantes a esse respeito. Assim, cruzamos as narrativas dos alfabetizadores com a literatura da área, para compreendermos as experiências produzidas por estes profissionais.
Abstract: This investigation has life, memory and the profession of teachers from Patos de Minas as an studying aim. The reseach took place in the oral life story as the method of this investigation. This way, through interviews with four teachers from public schools, govermental and municipal, urban and country side schools. We tried to find out and figure out their teaching stories, say that, how each one taught himself, accomplished himself s inicial and continued graduation, as much as the used methodology on the theaching practice. Was considered, according to the bibliographic research about the life stories, what came to add to our belifs, that the teachers are also, produced by the social context that they are inserted in. On the first part, we did a theoric reflection, we showed the Introduction, with the intentions, and inquietations and questionings that pushed us up to do this reseach, as the methodologic orientation which we took as our option. So, we worked with the actual conceptions about the oral stories as the reseach tool. On the second part is the chapter I, titled as: Oral Story, Memory and Representation. On thesi we did theorical reflections about this knowlegde area. What says about the ways of teaching bult by the teachers, we looked for some conceptions that marked the methodological procedures for the past 30 years. The third part refers to the chapter II, denominated teacher: History, Individuoand Identity. On this, we show who are the teachers from Patos de Minas and how was constituted thought its personal and professional trajetory. The task of teaching was the reflection aim on the forth part, compounding the chapter III. The reflection on the art of schooling helped us to think, analize and comprehend the ways of teaching used at schools, more specificly figuring out the victories, conquers,through their carreers on the class work. The fifth part, the chapter IV, shows the Final Considerations. Those, we pointed out what was possible to find out with this study, pointing relevant questions about it. So that, we crossed the dialoges of the teachers with the area literature to comprehend the experiences produced by this professionals.
Keywords: Educação
Profissão e identidade
Education
Profession and identity
Educadores - Patos de Minas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: GUIMARÃES, Edite da Glória Amorim. Histórias de alfabetizadores : vida, memória e profissão. 2006. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13893
Issue Date: 27-Jul-2006
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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