Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13890
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | O projeto de atendimento ao desenvolvimento da aprendizagem ADA na Rede Municipal de Ensino de Uberlândia. O que sua história nos conta? |
Author: | Lemes, Noemi Mendes Alves |
First Advisor: | Miranda, Maria Irene |
First member of the Committee: | Noffs, Neide de Aquino |
Second member of the Committee: | Novais, Gercina Santana |
Summary: | Este trabalho consiste em uma pesquisa que teve como objetivo analisar o processo de organização e de funcionamento do projeto ADA (Atendimento ao Desenvolvimento da Aprendizagem), no período de 2007 a 2010, na rede municipal de ensino de Uberlândia. Nossa intenção foi conhecer os resultados e impactos do referido projeto no processo pedagógico das escolas. Para tanto nos apoiamos na abordagem qualitativa de pesquisa na qual, visando alcançar os objetivos e a problematização, utilizamos para a coleta de dados a análise documental, o questionário, a entrevista semiestruturada e o grupo focal em duas unidades escolares; sendo uma do 1º ao 5º ano e a outra de 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Para as análises organizamos eixos temáticos que perpassaram por verificar a relação entre os objetivos propostos e as ações desenvolvidas pelo projeto ADA; o conhecimento dos avanços e limitações do projeto ADA e ainda os fatores determinantes para o término do mesmo nas escolas. Verificamos que o projeto ADA se fundamentou na perspectiva psicopedagógica que compreende o surgimento da dificuldade de aprendizagem como parte do processo de aprendizagem. Assim, o projeto ADA surgiu como uma medida reparadora advinda dos prejuízos causados pelo sistema educacional excludente, que possui elementos ideológicos que paradoxalmente dificultam a realização de uma educação de qualidade para todos. A investigação explicitou indícios de que a criação e desenvolvimento do projeto contribuíram com o diferencial no atendimento aos alunos com dificuldade de aprendizagem. A indicação é de que as ações desenvolvidas foram coerentes aos objetivos propostos e que seus resultados contribuíram para a aprendizagem dos alunos atendidos. Constatamos ainda que a implantação do projeto ADA impactou o interior das escolas positivamente e proporcionou aos professores benefícios para sua prática pedagógica. Porém foram evidenciados alguns fatores limitadores, os quais foram utilizados pela SME de forma superficial e equivocada para o término do projeto. |
Abstract: | This research aims to examine the process of organization and operation of Project ADA (Attendance to Learning Development), from 2007 to 2010 in Uberlandia\'s municipal education network. We had a mind to perceive the results and impacts of the quoted project in schools\' pedagogic projects. We relied on the qualitative approach, aiming the reaching of goals and the problematic. We utilized the documental analysis, the questionnaire; the semi structured interview and the focal group in two schools; one attending first to fifth grade students and the other attending first to ninth grade elementary students to collect data. For these analyses we organized thematic groups that pass by checking the relation between the proposed aims and the actions that ADA develops; the knowledge of Project ADA\'s headway and limits and the determining factors for its accomplishment in these schools. We verified that Project ADA was based on the psycho-pedagogic perspective that comprehends the appearing of the learning difficulty as part of a learning process. So, Project ADA\'s emerged as a repairing measure that has occurred from the injury caused by an excluding educational system, with ideological elements that, as a paradox, hamper the development of an education of good quality for all. The investigation showed traces that the start and development of this project brought a good difference in the attending process of students with learning difficulties. The actions made were in accord with the proposed aims and the results were helpful to the learning process of these attended students. We also confirmed that the implantation of Project ADA caused a positive impact in the schools and brought benefits for the teachers in their pedagogic practice. Nevertheless, some limiting factors became evident, which were superficially used by SME to end the project. |
Keywords: | Dificuldades Projeto ADA Psicopedagogia Learning Difficulties Project ADA Psycho-pedagogic Aprendizagem Capacidade de aprendizagem |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Institution Acronym: | UFU |
Department: | Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | LEMES, Noemi Mendes Alves. O projeto de atendimento ao desenvolvimento da aprendizagem ADA na Rede Municipal de Ensino de Uberlândia. O que sua história nos conta?. 2012. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.349 |
Document identifier: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.349 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13890 |
Date of defense: | 31-Jul-2012 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.