Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13883
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | A autoria e a leitura no discurso do professor autor de textos na Revista Educadores em Ação |
Autor(es): | Cantuário, Marta Fontoura Queiroz |
Primeiro orientador: | Jacobucci, Daniela Franco Carvalho |
Primeiro membro da banca: | Prado, Guilherme do Val Toledo |
Segundo membro da banca: | Arena, Adriana Pastorello Buim |
Resumo: | O presente trabalho é resultado de uma investigação sobre a autoria e a leitura no discurso do professor-autor de textos na revista Educadores em Ação, uma publicação da Prefeitura Municipal de Uberlândia MG, no período de julho de 2002 a dezembro de 2009. O desenvolvimento da argumentação da dissertação pautou-se no objetivo geral de investigar as vivências e concepções dos professores-autores de texto na revista Educadores em Ação sobre a autoria e a leitura, e para tanto, foram entrevistados três sujeitos, que responderam a 35 questões voltadas para esta temática. Como desdobramentos da questão central foram elencados os seguintes objetivos específicos: analisar as edições da revista Educadores em Ação e como esta se insere no cenário nacional de publicações seriadas de cunho educacional e científico; identificar os incentivos de autoria e leitura na história de formação docente e; compreender o processo de autoria vivenciado pelos sujeitos investigados em relação à revista Educadores em Ação. Os dados da pesquisa estão contemplados em três capítulos: o primeiro, Tecendo os fios metodológicos da investigação que apresenta a opção metodológica pela Análise do Discurso e a pesquisa histórica; o segundo com o título Autoria e a leitura nas malhas da história e nas páginas impressas que traz um estudo sobre a autoria e a leitura desde as culturas orais às letradas, com ênfase nas publicações seriadas de cunho educacional e científico e na revista Educadores em Ação; e o terceiro capítulo, A autoria e a leitura no discurso do professor-autor que analisa os dizeres dos professores autores de textos neste periódico sobre suas concepções, formação e vivências com a autoria e a leitura. A questão da identidade, subjetividade, contexto, discurso, organização do trabalho pedagógico e formação docente perpassam pela argumentação de cada capítulo, permitindo uma reflexão acerca da importância das publicações periódicas no contexto atual e da revista Educadores em Ação, e da autoria e leitura para os professores entrevistados. |
Abstract: | This work is the result of a research into the teacher speech that published texts in the Educators in Action Journal about authorship and reading, from July 2002 to December 2009. The development of the argument of the thesis was based on the main goal of investigating the experiences and conceptions of three teachers authors on the authorship and reading through an interview with 35 question related to this theme. The research showed the following specific objectives: to analyze the issues of the journal Educators in Action and how it fits into the national panorama of scientific magazines on educational roles; to identify the influences of authorship and reading in the teacher history and formation; and to understand the authoring process experienced by the teachers investigated in relation to the Educators in Action Journal. The data were covered in three chapters: the first Weaving the threads of research methodology which presents the methodological approach for discourse analysis and historical research; the second chapter Authorship and reading on the history and in the printed pages that brings a study of authorship and reading from the oral to literate cultures, with emphasis on educational serials publications and Educators in Action Journal; and the third The teacher speech about authorship and reading that analyze the teachers conceptions, formation and experience with authoring and reading. The question of identity, subjectivity, context, discourse, pedagogical work organization and teachers formation permeated the arguments of each chapter, allowing for reflection the importance of Educators in Action Journal in the current context and the authorship and reading process for the teachers interviewed. |
Palavras-chave: | Autoria Leitura Formação docente Publicações periódicas Authorship Reading Education journals Análise do discurso Revista Educadores em Ação Professores Formação |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | CANTUÁRIO, Marta Fontoura Queiroz. A autoria e a leitura no discurso do professor autor de textos na Revista Educadores em Ação. 2012. 195 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.194 |
Identificador do documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.194 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13883 |
Data de defesa: | 27-Mar-2012 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
d.pdf | 3.41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.