Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13870
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Leitura de imagens na sala de aula: relações entre saberes, práticas de professores de arte e grupos de estudos
metadata.dc.creator: Sousa, Marcia Maria de
metadata.dc.contributor.advisor1: Cunha, Myrtes Dias da
metadata.dc.contributor.referee1: Nardin, Heliana Ometto
metadata.dc.contributor.referee2: Frange, Lucimar Bello Pereira
metadata.dc.description.resumo: A imagem na contemporaneidade é um veículo de comunicação e expressão que possibilita uma multiplicidade de relações entre sujeitos, colaborando de muitas formas para a construção de conhecimentos sobre a realidade e sobre nós mesmos. A importância dessa imagem é o ponto de partida deste trabalho, que tem como objetivo analisar a relação entre formação continuada do professor de Arte e a compreensão que este docente possui de aspectos conceituais e metodológicos relativos à leitura de imagens norteadores da produção de saberes e práticas que caracterizam o seu trabalho na sala de aula. Situamos o foco de nossa investigação nas práticas de sala de aula de uma professora de artes visuais/plásticas que atua na rede municipal de ensino de Uberlândia e que participa de dois grupos de estudos de professores de Arte locais: um do Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (CEMEPE) ligado à Secretaria Municipal de Educação - e outro, do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Arte (NUPEA) ligado ao Departamento de Artes Plásticas da Universidade Federal de Uberlândia. Neste trabalho, a Abordagem Qualitativa apresenta-se como metodologia de pesquisa que possibilita a articulação de um diálogo entre as ações realizadas nos grupos de estudos e a atuação docente no tocante às práticas de leitura de imagens. Dessa forma, buscamos conhecer e analisar, sob o ponto de vista dessa professora, o papel dos grupos de estudos em dois diferentes modos: no aprofundamento de questões teóricas e metodológicas relacionadas ao ensino das artes visuais/plásticas e na conscientização dos profissionais dessa área de ensino para elucidar a necessidade de promover leituras significativas de imagens na interação com seus alunos.
Abstract: The image in the contemporaneous is a vehicle of communication and expression that permits a multiplicity of relations between subjects, collaborating in many ways for the construction of knowledge about reality and about ourselves. The importance of this image is the beginning of this work that has as objective to analyze the relation between the Art teachers education and the comprehension that this teacher has of conceptual and methodological aspects relative to the reading of guiding images of the knowledge and practical production that characterizes his work in the classroom. We situate the focus of our investigation in the classroom practices of a visual/plastic art teacher who works in the municipal teaching net of Uberlândia and also participates of two local Art professors study groups: one in the Municipal Center of Educational Study and Project Julieta Diniz (CEMEPE) which is connected to the Municipal Secretary of Education and the other, the Art Teaching Research Nucleus (NUEPA) that is linked to the Plastic Arts Department of the Federal University of Uberlândia (UFU). In this work, the qualitative approach presents itself as a research methodology that permits a dialogue between the actions realized in the study groups and the teacher acting concerned to the image reading practices. In this way, we search to know and analyze, under the teacher s point of view, the role of the study groups in two different ways: in the deepen of the methodological and theoretical issues related to the plastic/visual art teaching and the professionals awareness of that teaching area to elucidate the necessity of promoting significant images readings in the interaction with his students.
Keywords: Ensino de arte
Leitura de imagens
Formação docente
Professores de arte- Formação
Educação artística - Educação e ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: SOUSA, Marcia Maria de. Leitura de imagens na sala de aula: relações entre saberes, práticas de professores de arte e grupos de estudos. 2006. 209 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13870
Issue Date: 16-Mar-2006
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MMSousa1DISSPRT.pdf984.66 kBAdobe PDFView/Open
MMSousa2DISSPRT.pdf1.87 MBAdobe PDFView/Open
MMSousa3DISSPRT.pdf1.77 MBAdobe PDFView/Open
MMSousa4DISSPRT.pdf681.37 kBAdobe PDFView/Open
MMSousa5DISSPRT.pdf1.75 MBAdobe PDFView/Open
MMSousa6DISSPRT.pdf1.92 MBAdobe PDFView/Open
MMSousa7DISSPRT.pdf1.86 MBAdobe PDFView/Open
MMSousa8DISSPRT.pdf750.46 kBAdobe PDFView/Open
MMSousa9DISSPRT.pdf1.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.