Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13870
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSousa, Marcia Maria de
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:20Z-
dc.date.available2006-07-21
dc.date.available2016-06-22T18:36:20Z-
dc.date.issued2006-03-16
dc.identifier.citationSOUSA, Marcia Maria de. Leitura de imagens na sala de aula: relações entre saberes, práticas de professores de arte e grupos de estudos. 2006. 209 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13870-
dc.description.abstractThe image in the contemporaneous is a vehicle of communication and expression that permits a multiplicity of relations between subjects, collaborating in many ways for the construction of knowledge about reality and about ourselves. The importance of this image is the beginning of this work that has as objective to analyze the relation between the Art teachers education and the comprehension that this teacher has of conceptual and methodological aspects relative to the reading of guiding images of the knowledge and practical production that characterizes his work in the classroom. We situate the focus of our investigation in the classroom practices of a visual/plastic art teacher who works in the municipal teaching net of Uberlândia and also participates of two local Art professors study groups: one in the Municipal Center of Educational Study and Project Julieta Diniz (CEMEPE) which is connected to the Municipal Secretary of Education and the other, the Art Teaching Research Nucleus (NUEPA) that is linked to the Plastic Arts Department of the Federal University of Uberlândia (UFU). In this work, the qualitative approach presents itself as a research methodology that permits a dialogue between the actions realized in the study groups and the teacher acting concerned to the image reading practices. In this way, we search to know and analyze, under the teacher s point of view, the role of the study groups in two different ways: in the deepen of the methodological and theoretical issues related to the plastic/visual art teaching and the professionals awareness of that teaching area to elucidate the necessity of promoting significant images readings in the interaction with his students.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de artepor
dc.subjectLeitura de imagenspor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectProfessores de arte- Formaçãopor
dc.subjectEducação artística - Educação e ensinopor
dc.titleLeitura de imagens na sala de aula: relações entre saberes, práticas de professores de arte e grupos de estudospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cunha, Myrtes Dias da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721866T6por
dc.contributor.referee1Nardin, Heliana Ometto
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705092T2por
dc.contributor.referee2Frange, Lucimar Bello Pereira
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787867A2por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795536J4por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoA imagem na contemporaneidade é um veículo de comunicação e expressão que possibilita uma multiplicidade de relações entre sujeitos, colaborando de muitas formas para a construção de conhecimentos sobre a realidade e sobre nós mesmos. A importância dessa imagem é o ponto de partida deste trabalho, que tem como objetivo analisar a relação entre formação continuada do professor de Arte e a compreensão que este docente possui de aspectos conceituais e metodológicos relativos à leitura de imagens norteadores da produção de saberes e práticas que caracterizam o seu trabalho na sala de aula. Situamos o foco de nossa investigação nas práticas de sala de aula de uma professora de artes visuais/plásticas que atua na rede municipal de ensino de Uberlândia e que participa de dois grupos de estudos de professores de Arte locais: um do Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (CEMEPE) ligado à Secretaria Municipal de Educação - e outro, do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Arte (NUPEA) ligado ao Departamento de Artes Plásticas da Universidade Federal de Uberlândia. Neste trabalho, a Abordagem Qualitativa apresenta-se como metodologia de pesquisa que possibilita a articulação de um diálogo entre as ações realizadas nos grupos de estudos e a atuação docente no tocante às práticas de leitura de imagens. Dessa forma, buscamos conhecer e analisar, sob o ponto de vista dessa professora, o papel dos grupos de estudos em dois diferentes modos: no aprofundamento de questões teóricas e metodológicas relacionadas ao ensino das artes visuais/plásticas e na conscientização dos profissionais dessa área de ensino para elucidar a necessidade de promover leituras significativas de imagens na interação com seus alunos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753814-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MMSousa1DISSPRT.pdf984.66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
MMSousa2DISSPRT.pdf1.87 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
MMSousa3DISSPRT.pdf1.77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
MMSousa4DISSPRT.pdf681.37 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
MMSousa5DISSPRT.pdf1.75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
MMSousa6DISSPRT.pdf1.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
MMSousa7DISSPRT.pdf1.86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
MMSousa8DISSPRT.pdf750.46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
MMSousa9DISSPRT.pdf1.57 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.