Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13864
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Educação e robótica educacional na escola pública: as artes do fazer |
Author: | Barbosa, Fernando da Costa |
First Advisor: | Souza Junior, Arlindo José de |
First member of the Committee: | Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa |
Second member of the Committee: | Takahashi, Eduardo Kojy |
Third member of the Committee: | Cunha, Myrtes Dias da |
Fourth member of the Committee: | Campos, Flávio Rodrigues |
Summary: | Nesta investigação analisamos um trabalho coletivo com Robótica Educacional realizado no cotidiano de uma Escola pública de Ensino Fundamental de Uberlândia, Minas Gerais durante três semestres letivos; tal trabalho envolveu professores da Universidade Federal de Uberlândia, alunos dos cursos de Matemática, Ciência da Computação e do Programa de Pós Graduação em Educação, professores e alunos da Rede Municipal. A produção da presente investigação centrou-se na análise sistemática de um conjunto de dados sobre atividades de alunos do 9 ano do Ensino Fundamental, sendo esta análise constituída por três eixos: a organização do trabalho coletivo; a interação entre os sujeitos do trabalho; cenários desenvolvidos e projetados da educação digital com Robótica Educacional. Os dados foram produzidos por meio de observações de aulas no laboratório de informática da escola e registrados em áudio, vídeo e pela escrita de Notas de Campo; também analisamos produções de blogs, vídeos e robôs utilizando tecnologias da informação e comunicação nas atividades com robótica educacional livre e com kits de robótica da Lego, ainda levamos em consideração as respostas de alunos a um questionário que elaboramos e seus depoimentos recolhidos em entrevistas. A presente pesquisa demonstrou que o trabalho coletivo realizado permitiu superar alguns obstáculos, até alguns problemas relativos à estrutura física e financeira da Escola e da Universidade, tal superação, inclusive, confirmou-nos que toda escola necessita de espaços e materiais adequados às atividades realizadas, o que requer investimentos e gastos financeiros para construir, equipar, e manter funcionando as instituições de ensino ao longo dos anos letivos, também permitiu que construíssemos caminhos para uma educação digital no contexto da educação pública utilizando a Robótica Educacional. Em termos de educação digital foi possível apresentar e ensinar os alunos a fazer um uso consciente da internet além de incentivar o desenvolvimento de blogs como um espaço de autoria e reflexão. Nesse processo de educação foi possível estabelecer metodologias de trabalho com as diferentes mídias permitindo um avanço no desenvolvimento das atividades de robótica. A integração das mídias auxiliou na interação dos alunos nas atividades e na constituição de relações principalmente dos conhecimentos matemático com as construções e projetos de robótica pensados e trabalhados na escola. |
Abstract: | In this investigation we analyze a group work with Educational Robotics held daily in a public school elementary schools in Uberlândia, Minas Gerais, that for three semesters, studied involved teachers at the Federal University of Uberlandia, students of Mathematics and Computer Science Graduate Program in Education, teachers and students of the Municipal. The production of this investigation focused on systematic analysis of a set of data on activities of students at ninth year of elementary school, and this analysis consists of three elements: the organization of collective work, the interaction between the subjects of work, scenarios developed and designed with the digital education educational Robotics. The data were produced by means of observations of classes in the school computer lab and records in audio, video and writing of Field Notes; also we analyzed production of blogs, videos and robots using information and communication activities with educational robotics free and Lego robotics kits. We also take into account the student responses to a questionnaire prepared and their testimonies collected in interviews. This research showed that the collective work realized has overcome some obstacles to some problems concerning the physical and financial structure of the School and the University. Overcome this situation, after all, confirmed to us that every school needs the space and materials activities, which requires investment and financial costs to build, equip, and keep running educational institutions throughout the school years. Also allowed us to build roads to a digital education in the context of public education using educational Robotics. In terms of digital education was possible to present and teach students to make a conscious use of the Internet and encourage the development of blogs as a space for authorship and reflection. In the process of education was possible to establish methodologies for working with different media allowing an advance in the development of robotics activities. The integration of media helped in the interaction of students in activities and on building relationships primarily with the mathematical knowledge of construction and robotics projects conceived and worked at the school. |
Keywords: | Ambiente de aprendizagem Trabalho coletivo Robótica educacional Tecnologias da informação e comunicação Learning environment Collective work Educational robotics Information technology and communication Ensino auxiliado por computador Minas Gerais Tecnologia educacional Escolas públicas Minas Gerais Aprendizagem Ensino fundamental |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Institution Acronym: | UFU |
Department: | Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | BARBOSA, Fernando da Costa. Educação e robótica educacional na escola pública: as artes do fazer. 2011. 182 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2011.130 |
Document identifier: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2011.130 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13864 |
Date of defense: | 14-Oct-2011 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.