Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13857
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: História de alfabetizadoras Uberlandenses: modos de fazer no Grupo Escolar Bom Jesus 1955 a 1971
Autor(es): Lima, Michelle Castro
Primeiro orientador: Santos, Sônia Maria dos
Primeiro membro da banca: Maciel, Francisca Izabel Pereira
Segundo membro da banca: Lima, Sandra Cristina Fagundes de
Resumo: O objetivo deste estudo foi construir, a partir das práticas vivenciadas por algumas alfabetizadoras, a História da Alfabetização no Grupo Escolar Bom Jesus, no período de 1955 a 1971. Neste estudo pudemos identificar algumas questões relevantes das práticas dessas alfabetizadoras. O processo de alfabetização infantil seguia os moldes ditados pelo Programa de Ensino Primário Elementar de Minas Gerais. Foram analisadas as cartilhas: O Livro de Lili, As Mais Belas Histórias (Os Três Porquinhos) e Caminho Suave que por todo o período deste estudo sempre foram mencionadas pelas alfabetizadoras. Porém, ao analisarmos as práticas das alfabetizadoras, a partir das entrevistas realizadas, identificamos que se pregavaa utilização do método Global, mas poucas alfabetizadoras realmente conseguiam alfabetizar com esse método. A cartilha Caminho Suave esteve presente por todo o período em estudo, sendo utilizada para alfabetizar aqueles alunos que não conseguiam acompanhar o método Global. Segundo as alfabetizadoras entrevistadas, para trabalhar o método Global, o aluno tinha que ser dedicado, caso contrário, ele não conseguia aprender. Utilizamos como aporte teórico a Nova História Cultural, que traz novas possibilidades de pesquisa e de fontes. Desse modo, a história oral é fundamental para a realização deste estudo, pois é a partir das vozes das próprias alfabetizadoras que construímos a história da alfabetização no Grupo Escolar Bom Jesus. Buscamos identificar quem foram essas alfabetizadoras para entender quais as representações e apropriações realizadas por elas, naquele período, e tentamos construir uma parte da história da alfabetização em Uberlândia. Após a pesquisa, compreendemos que as professoras, ao longo de suas vidas, foram se constituindo como alfabetizadoras. Os resultados revelam que as práticas são carregadas de valores e representações que essas profissionais construíram e constroem ao longo do exercício do magistério primário. Assim, suas práticas vão além das normas determinadas pela direção da escola e pelos órgãos responsáveis pela educação em Minas Gerais.
Abstract: The aim of this study was to construct, from the practices experienced by some literacy teachers, the History of Literacy in the primary school Bom Jesus, in the period 1955 to 1971. In this study, we could identify some relevant issues of the practices of these literacy teachers. The process of child literacy followed the patterns dictated by the Teaching Program for Primary Elementary of Minas Gerais. We analyzed the booklets: O Livro de Lili, As Mais Belas Histórias (Os Três Porquinhos) and Caminho Suave, that were always mentioned by literacy teachers during the entire study period. However, in analyzing the practices of literacy teachers, from the interviews, we identified what was preached, the use of the Global method, but few could really alphabetize with this method. The booklet Smooth Path (Caminho Suave) was present throughout the study period, being used to educate those students who could not keep up with the Global method. According to the literacy teachers interviewed, to work with the Global method, students had to be dedicated, otherwise they could not learn. We used the New Cultural History as the theoretical support, which brings new research possibilities and sources. Thus, oral history is crucial to the achievement of this study because it is from the voices of the own literacy teachers that build the history of literacy in the primary school Bom Jesus. We sought to identify those who have been the literacy teachers to understand which representations and appropriations made by them during that period and we tried to build a part of the history of literacy in Uberlandia. After the research we understood that the teachers, throughout their lives, were formed as literacy teachers. The results show that the practices are laden with value and representations that these professionals have built and build throughout the practice of primary teaching. Thus, their practices go beyond the rules laid down by school and bodies responsible for education in Minas Gerais.
Palavras-chave: Alfabetizadoras
Cartilhas
Método global
Literacy teachers
Booklets
Global method
Educação História
Grupo Escolar Bom Jesus Uberlândia (MG) -1955 a 1971
Alfabetização - Uberlândia (MG) História
Ensino primário - Uberlândia (MG) - 1955 a 1971
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: LIMA, Michelle Castro. História de alfabetizadoras Uberlandenses: modos de fazer no Grupo Escolar Bom Jesus 1955 a 1971. 2011. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13857
Data de defesa: 17-Fev-2011
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
d.pdf9.65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.