Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13857
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorLima, Michelle Castro
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:18Z-
dc.date.available2011-11-07
dc.date.available2016-06-22T18:36:18Z-
dc.date.issued2011-02-17
dc.identifier.citationLIMA, Michelle Castro. História de alfabetizadoras Uberlandenses: modos de fazer no Grupo Escolar Bom Jesus 1955 a 1971. 2011. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13857-
dc.description.abstractThe aim of this study was to construct, from the practices experienced by some literacy teachers, the History of Literacy in the primary school Bom Jesus, in the period 1955 to 1971. In this study, we could identify some relevant issues of the practices of these literacy teachers. The process of child literacy followed the patterns dictated by the Teaching Program for Primary Elementary of Minas Gerais. We analyzed the booklets: O Livro de Lili, As Mais Belas Histórias (Os Três Porquinhos) and Caminho Suave, that were always mentioned by literacy teachers during the entire study period. However, in analyzing the practices of literacy teachers, from the interviews, we identified what was preached, the use of the Global method, but few could really alphabetize with this method. The booklet Smooth Path (Caminho Suave) was present throughout the study period, being used to educate those students who could not keep up with the Global method. According to the literacy teachers interviewed, to work with the Global method, students had to be dedicated, otherwise they could not learn. We used the New Cultural History as the theoretical support, which brings new research possibilities and sources. Thus, oral history is crucial to the achievement of this study because it is from the voices of the own literacy teachers that build the history of literacy in the primary school Bom Jesus. We sought to identify those who have been the literacy teachers to understand which representations and appropriations made by them during that period and we tried to build a part of the history of literacy in Uberlandia. After the research we understood that the teachers, throughout their lives, were formed as literacy teachers. The results show that the practices are laden with value and representations that these professionals have built and build throughout the practice of primary teaching. Thus, their practices go beyond the rules laid down by school and bodies responsible for education in Minas Gerais.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlfabetizadoraspor
dc.subjectCartilhaspor
dc.subjectMétodo globalpor
dc.subjectLiteracy teacherseng
dc.subjectBookletseng
dc.subjectGlobal methodeng
dc.subjectEducação Históriapor
dc.subjectGrupo Escolar Bom Jesus Uberlândia (MG) -1955 a 1971por
dc.subjectAlfabetização - Uberlândia (MG) Históriapor
dc.subjectEnsino primário - Uberlândia (MG) - 1955 a 1971por
dc.titleHistória de alfabetizadoras Uberlandenses: modos de fazer no Grupo Escolar Bom Jesus 1955 a 1971por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Santos, Sônia Maria dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767934E3por
dc.contributor.referee1Maciel, Francisca Izabel Pereira
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784085T1por
dc.contributor.referee2Lima, Sandra Cristina Fagundes de
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701026Y6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4502961H3por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi construir, a partir das práticas vivenciadas por algumas alfabetizadoras, a História da Alfabetização no Grupo Escolar Bom Jesus, no período de 1955 a 1971. Neste estudo pudemos identificar algumas questões relevantes das práticas dessas alfabetizadoras. O processo de alfabetização infantil seguia os moldes ditados pelo Programa de Ensino Primário Elementar de Minas Gerais. Foram analisadas as cartilhas: O Livro de Lili, As Mais Belas Histórias (Os Três Porquinhos) e Caminho Suave que por todo o período deste estudo sempre foram mencionadas pelas alfabetizadoras. Porém, ao analisarmos as práticas das alfabetizadoras, a partir das entrevistas realizadas, identificamos que se pregavaa utilização do método Global, mas poucas alfabetizadoras realmente conseguiam alfabetizar com esse método. A cartilha Caminho Suave esteve presente por todo o período em estudo, sendo utilizada para alfabetizar aqueles alunos que não conseguiam acompanhar o método Global. Segundo as alfabetizadoras entrevistadas, para trabalhar o método Global, o aluno tinha que ser dedicado, caso contrário, ele não conseguia aprender. Utilizamos como aporte teórico a Nova História Cultural, que traz novas possibilidades de pesquisa e de fontes. Desse modo, a história oral é fundamental para a realização deste estudo, pois é a partir das vozes das próprias alfabetizadoras que construímos a história da alfabetização no Grupo Escolar Bom Jesus. Buscamos identificar quem foram essas alfabetizadoras para entender quais as representações e apropriações realizadas por elas, naquele período, e tentamos construir uma parte da história da alfabetização em Uberlândia. Após a pesquisa, compreendemos que as professoras, ao longo de suas vidas, foram se constituindo como alfabetizadoras. Os resultados revelam que as práticas são carregadas de valores e representações que essas profissionais construíram e constroem ao longo do exercício do magistério primário. Assim, suas práticas vão além das normas determinadas pela direção da escola e pelos órgãos responsáveis pela educação em Minas Gerais.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753567-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
d.pdf9.65 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.