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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Tendências de educação ambiental em livros didáticos de Ciências
metadata.dc.creator: Mello, Adriana Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Longhini, Marcos Daniel
metadata.dc.contributor.referee1: Machado, Maria Inês
metadata.dc.contributor.referee2: Guido, Lúcia de Fátima Estevinho
metadata.dc.description.resumo: Diante da relevância do livro didático em grande parte das escolas, faz-se necessário analisar enfoques sugeridos no campo da temática ambiental. Neste sentido, a pesquisa evidencia em quais conteúdos curriculares ela é discutida, identificando as possíveis tendências de Educação Ambiental presentes em duas coleções de livros didáticos: Coleção Projeto Araribá, da editora Moderna (2006) e Coleção de Ciências de 5ª a 8ª séries, da editora Ática (2007). O estudo foi realizado em duas etapas. A primeira contempla a descrição das coleções de livros didáticos de Ciências mais adotadas na rede municipal de ensino de Uberlândia-MG no triênio 2008-2010. A segunda analisa as tendências de Educação Ambiental predominantes nos conteúdos programáticos. Para a análise da abordagem de ambas as coleções selecionadas, estabelecemos como parâmetro dois macroeixos‟ que fundamentam o debate da Educação Ambiental: a conservadora e a emancipatória. Na Coleção Projeto Araribá, a discussão sobre a temática ambiental predomina nos volumes das 5ª, 6ª e 8ª séries (6º, 7º e 8º anos), cujas áreas de concentração referem-se respectivamente às Ciências da Terra, Ecologia e Noções de Química, Física e Tecnologia da Informação e Comunicação. Totaliza um percentual baixo (28,88%) se considerarmos o conhecimento, atual, relativo à crise ambiental global e à relação direta dessas áreas de conhecimento com questões cotidianas. O percentual de capítulos, nos volumes das 5ª, 6ª e 8ª séries (6º, 7º e 8º anos) da Coleção de Ciências referentes à temática ambiental totalizam 26,02%, atingindo maior percentual no volume da 5ª série (47,61%). Nos volumes de 7ª séries (8º ano) de ambas as coleções, a discussão sobre as questões ambientais são escassas, provavelmente, pelo foco ser a anatomia e fisiologia humana. Os resultados desta pesquisa indicam a existência de lacunas quanto à abordagem da Educação Ambiental pelos livros didáticos. Isto se justifica, pois esses se restringem a enunciados de conceitos com enfoque ligado a uma dimensão técnica, não fugindo à regra da maioria dos livros didáticos. Assim, considerando a repercussão que os livros didáticos têm sobre os educandos, registramos a importância da inclusão desta temática, como item eliminatório e classificatório, quando da seleção dos livros do Programa Nacional do Livro Didático para fins de efetivação de condutas sociais sob a ótica da sustentabilidade.
Abstract: In front of the relevance for the textbook in great number of schools, makes it necessary to analysis approaches suggested in the environmental field. The research emphasizes in which school subjects it would be discussed, we identified them as possible tendencies to Enviromental Education presented in two textbook collections: Projeto Araribá Collection by Moderna Publisher (2006) and the Coleção de Ciências Collection for 5th to 8th grades by Ática Publisher (2007). The study was done in two steps. The first step contemplates the description of the textbook of Sciences most adopted by public schools of Uberlândia - MG from 2008 to 2010. The second step of the study analysis the tendencies of Enviromental Education prevailing on the subjects on the program. So, for the theoretical1s analysis approach of both collections selected, it was established as a parameter two big axis which founded the debate of Enviromental Education: the conservative and the emancipatory. In the Projeto Araribá Collection, the discussion about environmental theme, prevails on the volumes for 5th , 6th and 8th grades, which concentration fields refer to respectively to the Sciences‟ of the Earth, Ecology , first contact with Chemistry, Physics and Technology of Information and Communication. Totalizing a low perceptual (28, 88%) if we consider the today‟s knowledge, related to the crisis as a daily matter. The perceptual of chapters , on volumes for 5th, 6th and 8th grades of the Sciences Collection refer to the environmental theme totalizing 26,02 % , reaching a higher perceptual on the 5th grade volumes (47,61%). On the 7th grade volumes, 8th grade on both collections, the discussion about the environmental matters are very few, probably, because the focus was the anatomy and human physiology. The results of this research indicate the existence of gaps on the Enviromental Education approach by the textbooks. It is justified because they remain restrict to the headlines of the concepts focused on a technical dimensions, not straying from the rule most textbooks. Thus, considering the repercussion which the textbooks have over the students, we pointed the importance of the inclusion of this theme, as an eliminatory and classifying item, as the selection of books from the National Textbook Program for effective purposes on social conducts under the sustainability point of view.
Keywords: Livro didático
Ciências
Tendências de educação ambiental
Textbooks
Science
Environmental education
Trends in environmental education
Livros didáticos - Avaliação
Educação ambiental
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: MELLO, Adriana Silva. Tendências de educação ambiental em livros didáticos de Ciências. 2010. 175 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13851
Issue Date: 4-Aug-2010
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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