Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13839
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Escola noturna Machado de Assis : primeira instituição municipal de ensino primário noturno da cidade de Ituiutaba, MG (1941 1960)
metadata.dc.creator: Vilela, Cláudia Oliveira Cury
metadata.dc.contributor.advisor1: Ribeiro, Betania de Oliveira Laterza
metadata.dc.contributor.referee1: Araujo, Jose Carlos Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Elizabeth Farias da
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tenta ampliar a pesquisa acadêmica na área de história da educação brasileira com enfoque em escolas de pouca visibilidade social. Para tanto, propusemos investigar a história da escola municipal de ensino primário Escola Noturna ―Machado de Assis‖ da cidade de Ituiutaba entre 1941 e 1960. Sobretudo, objetivamos entender o surgimento do ensino público municipal na esfera urbana e verificar a escolarização noturna primária no contexto educacional, político e econômico do país e do município. Os procedimentos metodológicos incluíram pesquisa bibliográfica sobre educação pública primária noturna, em especial esforços políticos e legislação, e sobre aspectos da constituição da municipalidade no país; também recorremos à entrevista com ex-alunos, ex-secretaria e ex-professores da escola e fontes como mensagens de presidentes da República e do estado de Minas Gerais, atas do Poder Legislativo local e jornais publicados no período delimitado. A leitura analítica das fontes e a interpretação de relatos dos entrevistados permitem afirmar que tal escola ofereceu ensino primário, itinerante e precariamente, pois não tinha prédio próprio. Essa falta indica que, mesmo convergindo para os interesses do poder público local, essa escola não merecia a atenção deste, pois recebia recursos municipais restritos. Mas, embora não tivesse projeção na pauta política local nem repercutisse na sociedade, essa escola era relevante para uma população de adultos e menores com necessidades educacionais e que não podiam frequentar escolas diurnas porque trabalhavam de dia. Ao suprir a necessidade de escolarização dessa parcela da população, a escola cumpriu seu papel de tal forma que, no curso de sua história, saiu da condição de inexpressividade social e política para se consolidar como instituição relevante no cenário escolar municipal e regional.
Abstract: This work seeks to enlarge the academic research in the history of Brazilian education focused on schools of little visibility in society. For that, we proposed to inquiry the history of Escola Noturna ―Machado de Assis‖, an elementary public night school in the city of Ituiutaba between 1941 and 1960. Above all, we aimed to understand the emergence of urban public education kept by municipal government and the relations between elementary night schooling and educational, political, and economical context, both locally and nationally. Methodological procedures included bibliographical research upon public education especially political efforts and legislation and on aspects of the making of municipality in Brazil. Besides, we drew from interviews with school s former students, staff assistant, and teachers, from Brazil former presidents and Minas Gerais former governors messages, from minutes of town council meetings, and from local newspapers printed during 1941 and 1960. Reading critically these written records and interpreting oral accounts from interviews has made possible to assert that adult literacy in this school occurred itinerantly and precariously, for it had no building of its own. Such a lack suggests that, even if this school met the interests of local government, it deserved no attention from the latter, as it received a restrained financial support from Ituiutaba s city hall. And yet, even if this school were of no interest to the local political debate and had no impact on local society, it was relevant to a share of the population adults and adolescents who lack education and who could not attend day schools because they worked in the daytime. In meeting their schooling needs, this school played its role so well that in the course of its history it evolved from a condition of having no local expressivity to the one where it is seem as a relevant institution in the local and regional scenario.
Keywords: Instituição escolar noturna
Municipalidade
Ensino primário
Night school institution
Municipality
Primary
Escola Municipal de 1º e 2º Graus Machado de Assis - História 1941 1960
Educação História
Sistemas de escolas municipais
Escolas noturnas - Ituiutaba (MG) - História
Ensino primário - Ituiutaba (MG) História
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: VILELA, Cláudia Oliveira Cury. Escola noturna Machado de Assis : primeira instituição municipal de ensino primário noturno da cidade de Ituiutaba, MG (1941 1960). 2011. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13839
Issue Date: 23-Feb-2011
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diss Claudia.pdf1.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.