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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Cooperativismo de ensino: um estudo de caso
Autor(es): Giffone Junior, Alexandre Avelino
Primeiro orientador: Gonçalves Neto, Wenceslau
Primeiro membro da banca: Jesus, Osvaldo Freitas de
Segundo membro da banca: Libâneo, José Carlos
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar a estrutura e o funcionamento da Cooperativa de Ensino de Rio Verde Ltda- COOPEN - implantada na cidade de Rio Verde, Estado de Goiás. É, portanto, um estudo de caso inserido na História da Educação Brasileira recente e ligado ao Sistema Cooperativista Nacional. A pesquisa foi dividida visando dois aspectos que se interpenetram: (1)o que caracteriza a COOPEN como empresa cooperativa, inserida no sistema cooperativista e na economia brasileira de mercado e (2)o que caracteriza a COOPEN como escola. Neste ponto, foram considerados os aspectos (a) administrativos e (b)pedagógicos do Colégio São Tomás, mantido pela COOPEN. Como embasamento teórico para a pesquisa e dissertação, o autor lança mão do materialismo dialético, base epistemológica da tendência pedagógica histórico-crítica, adotada como instrumental teórico no estudo do aspecto pedagógico na Cooperativa. Para analisar a corrente pedagógica presente na COOPEN, por exemplo, assume-se o referencial da classificação das tendências e correntes pedagógicas brasileiras feita por J. C. Libâneo(1986), a partir de D. Saviani(1985). Respeitando a unidade metodológica, com base no materialismo histórico, igual tratamento foi dado à pesquisa e análise dos aspectos administrativos e econômicos da Cooperativa. Estudam-se, também, os elementos que deram suporte à estruturação da doutrina cooperativista, adotada internacionalmente pelo sistema cooperativo, a partir dos princípios estabelecidos pelos "Equitable Pioneers of Rochdale" e a sua utilização pela COOPEN. Adotou-se o método qualitativo de pesquisa. E como instrumentos de coletas de dados, utilizou-se a observação participante e a entrevista individual (com gravador) com o corpo docente e administrativo-pedagógico da Cooperativa e do Colégio. Além disto, o pesquisador usou as anotações, observações e conclusões retiradas da sua participação ativa em praticamente todas as reuniões acontecidas na COOPEN, desde as preparatórias para a sua fundação, até o início de 1993. O diálogo constante com diretores, professores, cooperados, alunos e outras pessoas direta ou indiretamente envolvidas com o seu cotidiano, também formaram base de dados importante para esta dissertação. Acredita-se que esta pesquisa poderá contribuir para o estudo da identidade pedagógica e administrativa das Cooperativas de Ensino, a partir da sua própria prática, além de fornecer elementos novos para o debate nacional sobre o ensino público, o privado e a qualidade na educação.
Palavras-chave: História
Filosofia - materialismo dialético
Sociologia - materialismo histórico
Economia - política
Metodologia - sociologia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: GIFFONE JUNIOR, Alexandre Adelino. Cooperativismo de ensino: um estudo de caso. 1984. 172 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1984.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13830
Data de defesa: 18-Out-1994
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

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