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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13830
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Cooperativismo de ensino: um estudo de caso |
Autor(es): | Giffone Junior, Alexandre Avelino |
Primeiro orientador: | Gonçalves Neto, Wenceslau |
Primeiro membro da banca: | Jesus, Osvaldo Freitas de |
Segundo membro da banca: | Libâneo, José Carlos |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo analisar a estrutura e o funcionamento da Cooperativa de Ensino de Rio Verde Ltda- COOPEN - implantada na cidade de Rio Verde, Estado de Goiás. É, portanto, um estudo de caso inserido na História da Educação Brasileira recente e ligado ao Sistema Cooperativista Nacional. A pesquisa foi dividida visando dois aspectos que se interpenetram: (1)o que caracteriza a COOPEN como empresa cooperativa, inserida no sistema cooperativista e na economia brasileira de mercado e (2)o que caracteriza a COOPEN como escola. Neste ponto, foram considerados os aspectos (a) administrativos e (b)pedagógicos do Colégio São Tomás, mantido pela COOPEN. Como embasamento teórico para a pesquisa e dissertação, o autor lança mão do materialismo dialético, base epistemológica da tendência pedagógica histórico-crítica, adotada como instrumental teórico no estudo do aspecto pedagógico na Cooperativa. Para analisar a corrente pedagógica presente na COOPEN, por exemplo, assume-se o referencial da classificação das tendências e correntes pedagógicas brasileiras feita por J. C. Libâneo(1986), a partir de D. Saviani(1985). Respeitando a unidade metodológica, com base no materialismo histórico, igual tratamento foi dado à pesquisa e análise dos aspectos administrativos e econômicos da Cooperativa. Estudam-se, também, os elementos que deram suporte à estruturação da doutrina cooperativista, adotada internacionalmente pelo sistema cooperativo, a partir dos princípios estabelecidos pelos "Equitable Pioneers of Rochdale" e a sua utilização pela COOPEN. Adotou-se o método qualitativo de pesquisa. E como instrumentos de coletas de dados, utilizou-se a observação participante e a entrevista individual (com gravador) com o corpo docente e administrativo-pedagógico da Cooperativa e do Colégio. Além disto, o pesquisador usou as anotações, observações e conclusões retiradas da sua participação ativa em praticamente todas as reuniões acontecidas na COOPEN, desde as preparatórias para a sua fundação, até o início de 1993. O diálogo constante com diretores, professores, cooperados, alunos e outras pessoas direta ou indiretamente envolvidas com o seu cotidiano, também formaram base de dados importante para esta dissertação. Acredita-se que esta pesquisa poderá contribuir para o estudo da identidade pedagógica e administrativa das Cooperativas de Ensino, a partir da sua própria prática, além de fornecer elementos novos para o debate nacional sobre o ensino público, o privado e a qualidade na educação. |
Palavras-chave: | História Filosofia - materialismo dialético Sociologia - materialismo histórico Economia - política Metodologia - sociologia |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | GIFFONE JUNIOR, Alexandre Adelino. Cooperativismo de ensino: um estudo de caso. 1984. 172 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1984. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13830 |
Data de defesa: | 18-Out-1994 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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