Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13830
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGiffone Junior, Alexandre Avelino-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:14Z-
dc.date.available2010-11-04-
dc.date.available2016-06-22T18:36:14Z-
dc.date.issued1994-10-18-
dc.identifier.citationGIFFONE JUNIOR, Alexandre Adelino. Cooperativismo de ensino: um estudo de caso. 1984. 172 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1984.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13830-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectFilosofia - materialismo dialéticopor
dc.subjectSociologia - materialismo históricopor
dc.subjectEconomia - políticapor
dc.subjectMetodologia - sociologiapor
dc.titleCooperativismo de ensino: um estudo de casopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gonçalves Neto, Wenceslau-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787504U5por
dc.contributor.referee1Jesus, Osvaldo Freitas de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787932E9por
dc.contributor.referee2Libâneo, José Carlos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728529T9por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo analisar a estrutura e o funcionamento da Cooperativa de Ensino de Rio Verde Ltda- COOPEN - implantada na cidade de Rio Verde, Estado de Goiás. É, portanto, um estudo de caso inserido na História da Educação Brasileira recente e ligado ao Sistema Cooperativista Nacional. A pesquisa foi dividida visando dois aspectos que se interpenetram: (1)o que caracteriza a COOPEN como empresa cooperativa, inserida no sistema cooperativista e na economia brasileira de mercado e (2)o que caracteriza a COOPEN como escola. Neste ponto, foram considerados os aspectos (a) administrativos e (b)pedagógicos do Colégio São Tomás, mantido pela COOPEN. Como embasamento teórico para a pesquisa e dissertação, o autor lança mão do materialismo dialético, base epistemológica da tendência pedagógica histórico-crítica, adotada como instrumental teórico no estudo do aspecto pedagógico na Cooperativa. Para analisar a corrente pedagógica presente na COOPEN, por exemplo, assume-se o referencial da classificação das tendências e correntes pedagógicas brasileiras feita por J. C. Libâneo(1986), a partir de D. Saviani(1985). Respeitando a unidade metodológica, com base no materialismo histórico, igual tratamento foi dado à pesquisa e análise dos aspectos administrativos e econômicos da Cooperativa. Estudam-se, também, os elementos que deram suporte à estruturação da doutrina cooperativista, adotada internacionalmente pelo sistema cooperativo, a partir dos princípios estabelecidos pelos "Equitable Pioneers of Rochdale" e a sua utilização pela COOPEN. Adotou-se o método qualitativo de pesquisa. E como instrumentos de coletas de dados, utilizou-se a observação participante e a entrevista individual (com gravador) com o corpo docente e administrativo-pedagógico da Cooperativa e do Colégio. Além disto, o pesquisador usou as anotações, observações e conclusões retiradas da sua participação ativa em praticamente todas as reuniões acontecidas na COOPEN, desde as preparatórias para a sua fundação, até o início de 1993. O diálogo constante com diretores, professores, cooperados, alunos e outras pessoas direta ou indiretamente envolvidas com o seu cotidiano, também formaram base de dados importante para esta dissertação. Acredita-se que esta pesquisa poderá contribuir para o estudo da identidade pedagógica e administrativa das Cooperativas de Ensino, a partir da sua própria prática, além de fornecer elementos novos para o debate nacional sobre o ensino público, o privado e a qualidade na educação.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753552-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alexandre Giffoni Dissertacao.pdf1.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.