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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13830
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Giffone Junior, Alexandre Avelino | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:36:14Z | - |
dc.date.available | 2010-11-04 | - |
dc.date.available | 2016-06-22T18:36:14Z | - |
dc.date.issued | 1994-10-18 | - |
dc.identifier.citation | GIFFONE JUNIOR, Alexandre Adelino. Cooperativismo de ensino: um estudo de caso. 1984. 172 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1984. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13830 | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | História | por |
dc.subject | Filosofia - materialismo dialético | por |
dc.subject | Sociologia - materialismo histórico | por |
dc.subject | Economia - política | por |
dc.subject | Metodologia - sociologia | por |
dc.title | Cooperativismo de ensino: um estudo de caso | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Gonçalves Neto, Wenceslau | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787504U5 | por |
dc.contributor.referee1 | Jesus, Osvaldo Freitas de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787932E9 | por |
dc.contributor.referee2 | Libâneo, José Carlos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728529T9 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Educação | por |
dc.description.resumo | Este estudo tem por objetivo analisar a estrutura e o funcionamento da Cooperativa de Ensino de Rio Verde Ltda- COOPEN - implantada na cidade de Rio Verde, Estado de Goiás. É, portanto, um estudo de caso inserido na História da Educação Brasileira recente e ligado ao Sistema Cooperativista Nacional. A pesquisa foi dividida visando dois aspectos que se interpenetram: (1)o que caracteriza a COOPEN como empresa cooperativa, inserida no sistema cooperativista e na economia brasileira de mercado e (2)o que caracteriza a COOPEN como escola. Neste ponto, foram considerados os aspectos (a) administrativos e (b)pedagógicos do Colégio São Tomás, mantido pela COOPEN. Como embasamento teórico para a pesquisa e dissertação, o autor lança mão do materialismo dialético, base epistemológica da tendência pedagógica histórico-crítica, adotada como instrumental teórico no estudo do aspecto pedagógico na Cooperativa. Para analisar a corrente pedagógica presente na COOPEN, por exemplo, assume-se o referencial da classificação das tendências e correntes pedagógicas brasileiras feita por J. C. Libâneo(1986), a partir de D. Saviani(1985). Respeitando a unidade metodológica, com base no materialismo histórico, igual tratamento foi dado à pesquisa e análise dos aspectos administrativos e econômicos da Cooperativa. Estudam-se, também, os elementos que deram suporte à estruturação da doutrina cooperativista, adotada internacionalmente pelo sistema cooperativo, a partir dos princípios estabelecidos pelos "Equitable Pioneers of Rochdale" e a sua utilização pela COOPEN. Adotou-se o método qualitativo de pesquisa. E como instrumentos de coletas de dados, utilizou-se a observação participante e a entrevista individual (com gravador) com o corpo docente e administrativo-pedagógico da Cooperativa e do Colégio. Além disto, o pesquisador usou as anotações, observações e conclusões retiradas da sua participação ativa em praticamente todas as reuniões acontecidas na COOPEN, desde as preparatórias para a sua fundação, até o início de 1993. O diálogo constante com diretores, professores, cooperados, alunos e outras pessoas direta ou indiretamente envolvidas com o seu cotidiano, também formaram base de dados importante para esta dissertação. Acredita-se que esta pesquisa poderá contribuir para o estudo da identidade pedagógica e administrativa das Cooperativas de Ensino, a partir da sua própria prática, além de fornecer elementos novos para o debate nacional sobre o ensino público, o privado e a qualidade na educação. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.orcid.putcode | 81753552 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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