Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13827
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Creches comunitárias e democracia participativa: novas perspectivas à infância uberlandense (1983-8)
Autor(es): Ferreira, Vanessa de Souza
Primeiro orientador: Carvalho, Carlos Henrique de
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo apresentar algumas considerações acerca do contexto histórico da educação infantil em Uberlândia, Minas Gerais, priorizando a organização, o atendimento e a manutenção das creches comunitárias, que se configuraram na arquitetura política da chamada democracia participativa no período entre 1983 e 1988, marcado por transformações no contexto da redemocratização política do país e de sua repercussão em âmbito local. Para tanto, buscou-se: aprofundar o estudo das questões específicas ao atendimento a infância desfavorecida no Brasil e no município e desvelar intenções políticas, assistenciais e educativas desse movimento para se compreender a realidade da educação infantil na cidade. Procurou-se detectar em que medida as creches comunitárias de Uberlândia se configuraram como assistência à família e se a prática assistencial se sobrepôs às práticas educacionais no interior dessas instituições. Metodologicamente, foram realizados os seguintes procedimentos: analisamos bibliografia referente à história da infância e sua escolarização, enfatizando posteriormente o histórico das creches no Brasil; consideramos também estudos referentes aos movimentos sociais organizados; entrevistamos os sujeitos envolvidos na constituição e consolidação das creches comunitárias em Uberlândia; buscamos referenciais na legislação como forma de identificar as questões acerca das creches, bem como na imprensa periódica e em imagens (fonte iconográfica). Também analisamos relatórios produzidos pela Secretaria Municipal do trabalho e Ação Social sobre o trabalho feito nas creches comunitárias, o plano de ação da gestão Democracia Participativa e os orçamentos do município, a fim de identificar dados que contemplassem essas instituições. Portanto, esse manancial de fontes revelou evidências importantes para o desenvolvimento da pesquisa. Dentre as evidências indicadas por elas (bibliografia referente à história da educação infantil, entrevistas, análise da legislação, imprensa periódica, relatórios e orçamentos do município durante o período em estudo), podemos afirmar que a análise desses documentos aponta um movimento social efetivo cuja trajetória foi marcada por conflitos, embates e conquistas. Essas últimas, ainda que não ideais, foram de certa forma importantes para a sociedade naquele momento, dado o contexto anterior a 1983. Assim, essas conquistas foram fundamentais para reconfigurar a concepção de criança, infância e educação infantil no contexto educacional uberlandense.
Abstract: This study aimed to present some considerations concerning to the historical context of childhood scholar education in Uberlandia, Minas Gerais, prioritizing, organization, care and maintenance of community day-care centers, which has been shaped during the political architecture of the so-called Participative Democracy, in the period from 1983 to 1988, which was marked by transformations in the context of political democratization in the country as well as its impact at the local level. Therefore, we sought to study further the issues specific to care for disadvantaged children in Brazil and in the city, uncovering political educational and social hidden purposes on this movement in order to understand the reality of childhood education in the city. We tried to detect how much Uberlândia day-care centers could be configured as family care, and if care practices has outgrown the educational practices within those institutions. Methodologically, the following procedures were performed: analysis of the literature concerning to the history of childhood and schooling, with further emphasis on the history of day care centers in Brazil; We also consider the studies related to organized social movements, interviewed the characters involved to the process of formation and consolidation of day-care centers in Uberlandia, sought references in the legislation as a way to identify questions concerning to daycare centre, as well as in periodicals and images (iconographic source). We also analyzed the reports produced by SMTAS about the work done at the community day-care centers and Administration action plan related to Participative Democracy, and also the budgets of the municipality in order to identify those data that was addressed these institutions. Therefore, all this sources signaled important evidences for the development of this research. Among the evidence specified by those sources such as bibliography related to the history of childhood education, interviews, analysis of legislation, periodical press, reports and budgets of the municipality during the study period, we can affirm that the analysis of these documents point to an effective social movement on its path marked by conflicts, struggles and achievements. These achievements, although not ideal, were somehow important to the society at that time, considering the position prior to 1983. Thus, these achievements were fundamental to reconfigure the understanding of infant, childhood and childhood education on the educational context at Uberlândia.
Palavras-chave: Educação infantil
Creches comunitárias
Democracia participativa
Childhood education
Day-care centers
Participative democracy
Educação de crianças - Uberlândia
Creches - Uberlândia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: FERREIRA, Vanessa de Souza. Creches comunitárias e democracia participativa: novas perspectivas à infância uberlandense (1983-8). 2010. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13827
Data de defesa: 23-Mar-2010
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

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