Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13811
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: A educação Salesiana em Uberlândia: a gênese do Instituo Teresa Valsé Pantellini (1959 - 1971)
metadata.dc.creator: Teodoro, Júlio César Orias
metadata.dc.contributor.advisor1: Araujo, Jose Carlos Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Goncalves Neto, Wenceslau
metadata.dc.description.resumo: Este estudo teve, por objetivo, historiar a gênese do Instituto Teresa Valsé Pantellini em Uberlândia, com a finalidade de construir uma leitura interpretativa de seu aparelho educacional compreendido entre os anos de 1959,data da instalação do instituto na cidade, ao início de 1971,momento em que a escola passou a admitir a matrícula de alunos do sexo masculino. Buscando diante disso, analisar a construção de seu espaço físico, arquitetura, a vida escolar (alunos e componentes da comunidade escolar) e a contribuição da sociedade para a efetivação da obra salesiana, no prédio onde a Instituição está instalada atualmente na Avenida Mato Grosso, 1625, no bairro Brasil.Esta temática é considerada relevante no meio acadêmico por servir como mais uma contribuição ao processo de construção e levantamento de fontes catalogadas a respeito das estruturas educacionais que fizeram parte da formação das raízes escolares da cidade de Uberlândia, com isso, poder traçar um contexto de como foi pensada e vivida a realidade educacional da região. Para tanto, foram privilegiadas as fontes documentais oficiais da escola, a história oral (entrevistas com ex-diretoras, ex-professoras, padres, e egressas), os dados fornecidos pelo IBGE a respeito do crescimento populacional entre os anos de 1900 a 1970, bem como a respeito dos índices de alfabetização entre 1950 á 1970, consultando-se também a imprensa local da época. O Instituto Teresa Valsé Pantellini teve sua gênese em Uberlândia, quando se falava muito em crescimento da cidade, da demografia e da indústria, fatores beneficiados pelas políticas.O Instituto Teresa valsé das Irmãs da Congregação Salesiana iniciado no ano de 1959, teve o apoio de pessoas importantes da sociedade, que almejavam muito o desenvolvimento e a valorização sócioeducacional através da metodologia de ensino baseada em valores familiares e religiosos, de acordo com seu predecessor Dom Bosco. A instituição desenvolveu-se com a ajuda de diferentes membros da comunidade local, que participava de quase todas as dificuldades das irmãs. Isso acabou contribuindo de certa forma também para o desenvolvimento do bairro, fatos que demonstram que, mesmo fazendo uso de um aparelho educacional marcado por condutas disciplinarizadoras ministradas pelas Irmãs na época, estas conseguiram flexibilizar seus métodos e adequá-los ao seu ambiente institucional, conseguindo assim atender aos anseios da sociedade e formar uma escola significativa para a cidade.
Abstract: This study had the objective of the historic the geneses of the Institute Teresa Valsé Pantellini in Uberlândia, with the purpose to construct an interpretative reading of its educational value, between the years 1959, the date of installation of the institute in the city, and the beginning of 1971, the moment when the school started to also admit in the school registration of pupils from masculine sex. According to this research and analyses the construction of its physical space, and architecture, the school life(pupils and components of the school community) and the contribution of the society for the accomplish of the salesiana , in the building where the Institution is located currently at Mato Grosso Avenue, 1625, in the Brazil District. This thesis is considered excellent in the academic society for serving as a contribution to the process of construction and survey of sources catalogued regarding the educational structures that had been part of the formation of the school roots of Uberlândia city, with this being able to trace a context of how the reality of the region had been thought and lived. Thus, the documentary sources of the school, verbal history had been privileged (interviews with former head teachers, former teachers , priests and egresses) the information supplied for the IBGE regarding the population growth between the years of 1900 an 1970, as well as regarding the average of the literacy between 1950 and 1970, consulting also the local press of the time. The Institute Teresa Valsé of the Salesiana´s Sister Congregation initiated in 1959, had the support of influential people of the society, who wished the development partner-educational through the methodology of education based on familiar and religious values, according to their predecessor Dom Bosco. The institution was developed with the aid of different members of the local community, who participated in almost all the difficulties of the Sisters. This also contributed for the development of the district, facts that demonstrate that, even making use of an education device marked by behaviors discipline at the time given for the Sisters, who obtained flexible methods and to adjust them in its institutional environment, obtaining the desires of the society and forming a significant school for the city.
Keywords: Educação
Congregação salesiana
Instituto Teresa Valsé Pantellini
Education
Salesiana congregation
Institute Teresa Valsé Pantellini
Instituo Teresa Valse Pantellini - História - 1959 - 1971
Educação - História
Educação - Uberlândia - História
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: TEODORO, Júlio César Orias. A educação Salesiana em Uberlândia: a gênese do Instituo Teresa Valsé Pantellini (1959 - 1971). 2008. 256 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13811
Issue Date: 8-Aug-2008
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
julio.pdf6.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.