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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: As parcerias público-privadas nas escolas públicas estaduais de Uberlândia (1995-2008)
Autor(es): Barbosa, Marília Guimarães Moreira
Primeiro orientador: Rodrigues, Marilúcia de Menezes
Primeiro membro da banca: Marques, Mara Rubia Alves
Segundo membro da banca: Oliveira, Fernando Antônio Leite de
Resumo: Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa em Políticas e Gestão em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Uberlândia. Investigamos a relação entre a iniciativa privada e as escolas estaduais de Ensino Fundamental do Município de Uberlândia-MG. O objetivo é compreender a lógica do capital numa realidade macro, a partir da reforma do Estado em 1995, do Choque de Gestão em Minas Gerais, e a relação existente entre as esferas público-privadas através das parcerias entre as escolas estaduais e as empresas privadas de Uberlândia-MG. Primeiro analisamos a reconfiguração do papel do Estado através de pesquisa bibliográfica e documental. Posteriormente analisamos o Programa de governo Choque de Gestão implementado em Minas Gerais pelo governador Aécio Neves, como estratégia política, econômica e social que introduziu na educação a forma de administração gerencial própria das políticas neoliberais. Finalizamos com uma reflexão sobre as culturas escolar e empresarial, listando os principais projetos desenvolvidos pela SEE/MG em parceria com a iniciativa privada, confirmando a aproximação do público com o privado partindo da percepção dos gestores educacionais de Uberlândia a respeito das parcerias entre iniciativa privada e Estado.
Abstract: This study is inserted in the Line of Research named Politics and Management in Education, from the Program of Post-Graduation in Education, of the Federal University of Uberlândia. We investigate the public-private relation between the private initiative and the state schools of Basic Education of the City of Uberlândia-MG. The objective is to understand the logic of the capital in a macro reality, from the reform of the State in 1995, in the Management Shock in Minas Gerais, and the existing relation between the public-private spheres through the partnerships between the state schools and the private companies of Uberlândia. First we analyze the reconfiguration of the paper of the State by documentary and bibliographical research. Later we analyze the government Program Management Shock implemented in Minas Gerais for governor Aécio Neves, as politic, economic and social strategy that introduced in the education the form of proper management administration of neoliberal politics. We finish pondering on the cultures pertaining to school and enterprise, listing the main projects developed for the SEE/MG in partnership with the private initiative, confirming the approach of the public with the private one in the attempt to perceive the vision of the educational managers of Uberlândia regarding the partnerships between private initiative and State.
Palavras-chave: Público-privado
Parceria
Estado
Public-private
Partnership
State
Education
Educação e Estado Brasil
Escolas públicas Uberlândia (MG) - Administração
Educação cooperativa - Brasil
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: BARBOSA, Marília Guimarães Moreira. As parcerias público-privadas nas escolas públicas estaduais de Uberlândia (1995-2008). 2009. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13797
Data de defesa: 21-Ago-2009
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

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