Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13797
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBarbosa, Marília Guimarães Moreira
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:10Z-
dc.date.available2009-12-02
dc.date.available2016-06-22T18:36:10Z-
dc.date.issued2009-08-21
dc.identifier.citationBARBOSA, Marília Guimarães Moreira. As parcerias público-privadas nas escolas públicas estaduais de Uberlândia (1995-2008). 2009. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13797-
dc.description.abstractThis study is inserted in the Line of Research named Politics and Management in Education, from the Program of Post-Graduation in Education, of the Federal University of Uberlândia. We investigate the public-private relation between the private initiative and the state schools of Basic Education of the City of Uberlândia-MG. The objective is to understand the logic of the capital in a macro reality, from the reform of the State in 1995, in the Management Shock in Minas Gerais, and the existing relation between the public-private spheres through the partnerships between the state schools and the private companies of Uberlândia. First we analyze the reconfiguration of the paper of the State by documentary and bibliographical research. Later we analyze the government Program Management Shock implemented in Minas Gerais for governor Aécio Neves, as politic, economic and social strategy that introduced in the education the form of proper management administration of neoliberal politics. We finish pondering on the cultures pertaining to school and enterprise, listing the main projects developed for the SEE/MG in partnership with the private initiative, confirming the approach of the public with the private one in the attempt to perceive the vision of the educational managers of Uberlândia regarding the partnerships between private initiative and State.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPúblico-privadopor
dc.subjectParceriapor
dc.subjectEstadopor
dc.subjectPublic-privateeng
dc.subjectPartnershipeng
dc.subjectStateeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEducação e Estado Brasilpor
dc.subjectEscolas públicas Uberlândia (MG) - Administraçãopor
dc.subjectEducação cooperativa - Brasilpor
dc.titleAs parcerias público-privadas nas escolas públicas estaduais de Uberlândia (1995-2008)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Marilúcia de Menezes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767523J6por
dc.contributor.referee1Marques, Mara Rubia Alves
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773891A6por
dc.contributor.referee2Oliveira, Fernando Antônio Leite de
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787017E8por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoEste estudo insere-se na Linha de Pesquisa em Políticas e Gestão em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Uberlândia. Investigamos a relação entre a iniciativa privada e as escolas estaduais de Ensino Fundamental do Município de Uberlândia-MG. O objetivo é compreender a lógica do capital numa realidade macro, a partir da reforma do Estado em 1995, do Choque de Gestão em Minas Gerais, e a relação existente entre as esferas público-privadas através das parcerias entre as escolas estaduais e as empresas privadas de Uberlândia-MG. Primeiro analisamos a reconfiguração do papel do Estado através de pesquisa bibliográfica e documental. Posteriormente analisamos o Programa de governo Choque de Gestão implementado em Minas Gerais pelo governador Aécio Neves, como estratégia política, econômica e social que introduziu na educação a forma de administração gerencial própria das políticas neoliberais. Finalizamos com uma reflexão sobre as culturas escolar e empresarial, listando os principais projetos desenvolvidos pela SEE/MG em parceria com a iniciativa privada, confirmando a aproximação do público com o privado partindo da percepção dos gestores educacionais de Uberlândia a respeito das parcerias entre iniciativa privada e Estado.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753491-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marilia.pdf1.37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.