Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13792
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Avaliação de Objetos de Aprendizagem: cruzando caminhos e produzindo novos olhares |
Author: | Melo, Janete Aparecida Pereira |
First Advisor: | Silva, Rejane Maria Ghisolfi da |
First member of the Committee: | Souza Junior, Arlindo José de |
Second member of the Committee: | Vieira, Vânia Maria de Oliveira |
Summary: | Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa desenvolvida sobre a avaliação de objeto de aprendizagem. Para isso utilizou o objeto de aprendizagem O que é essa tal Galvanização? , produzido pela equipe de Química, do RIVED, de uma Universidade pública do estado de Minas Gerais. A abordagem de investigação adotada é do tipo qualitativo, optando-se pelo estudo de caso, uma vez que este procura compreender um caso particular em profundidade, considerando o seu contexto e a sua complexidade. Coerente com essa opção utilizou-se como técnicas na busca de dados a observação, a análise de documentos, o questionário, a entrevista e as anotações de campo, além da pesquisa bibliográfica. O referencial teórico do trabalho foi alicerçado principalmente em autores do campo da avaliação educacional e de objetos de aprendizagem. As análises apontaram que a professora toma como parâmetro para qualificação do objeto a adequação do conteúdo e a sua facilidade de utilização, uma vez que existe uma grande preocupação em não se perder tempo devido à quantidade de conteúdo a ser ministrada durante o ano letivo. Já o especialista centrou sua preocupação com a questão pedagógica dos objetos de aprendizagem, afirmando que, além do aparato tecnológico, é necessário pensar as estratégias de ensino, a linguagem e a atualização das informações. O olhar dos alunos fixou-se nos requisitos ergonômicos do objeto, sendo que suas habilidades em lidar com o mundo virtual têm transformado os mesmos em excelentes observadores dessas características. O cruzamento desses olhares permite dizer que a qualidade de um objeto está implicada na sua adequação pedagógica e nas facilidades de sua utilização. Essa adequação pedagógica engloba desde a seleção do conteúdo até a estratégia didática para sua utilização na sala de aula. A facilidade de utilização envolve a qualidade de layout, interatividade e qualidade de textos e simulações, bem como, sua capacidade de execução em diversas plataformas e tipos de máquinas. |
Abstract: | The purpose of this paper is to present the results of a research involving the assessment of the object of learning. For that use the object of learning What is this Galvanization thing? , carried out by the Chemistry team of RIVED, at a public University in the state of Minas Gerais. The investigation approach is qualitative, actually a case study, as this research aims at reaching a deep understanding of one particular case, considering its context and complexity. Coherently to this option, the research techniques used in the data collecting were observation and analysis of documents, questionnaire, interview and field notes, as well as bibliographical research. The theoretical basis for this study is made up mainly by authors who study educational assessment and learning objects. Analysis showed that the teacher holds, as a parameter for object qualification, the appropriateness of the contents and their facility in use, due to the fact that there is a great worry on the fact of not wasting time because of the quantity of issues to be studied during the school term. On the other hand, the specialist focused on the pedagogical matter of the learning objects, claiming that, apart from the technological apparatus, it is necessary to think about the strategies of teaching, the language used and the use of this information. The students eyes were fixed on the ergonomic requisites of the object, due to the fact that their ability to deal with the virtual world has transformed them into excellent observers of these characteristics. The crisscrossing of these different points of view, allows us to say that the quality of an object is involved in its pedagogic adjustment and facility of use. This pedagogic adjustment involves right from the selection of subjects to be studied, to the didactic strategy to be used in the classroom. The facility in use involves the quality of the layout, interactivity and the quality of texts and simulations, as well as the capacity of execution in different platforms and types of machines. |
Keywords: | Tecnologia educacional Avaliação educacional Química - Estudo e ensino Ensino médio Avaliação Objetos de aprendizagem Tecnologia de informação e comunicação Assessment Learning objects Information and communication technology |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Institution Acronym: | UFU |
Department: | Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | MELO, Janete Aparecida Pereira. Avaliação de Objetos de Aprendizagem: cruzando caminhos e produzindo novos olhares. 2009. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13792 |
Date of defense: | 15-Apr-2009 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Janete.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.