Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13763
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A formação do trabalhador no contexto da produção integrada: faces da reestruturação produtiva no Triângulo Mineiro em agroindústria do ramo alimentar
Autor(es): Gonçalves, Denise
Primeiro orientador: Silva, Maria Vieira
Primeiro membro da banca: Silva, Marcelo Soares Pereira da
Segundo membro da banca: Valencia, Adrián Sotelo
Resumo: Esta investigação está vinculada à linha de trabalhão e educação do programa de mestrado em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. A produção integrada emerge como uma nova forma de gestão da produção a partir da reestruturação produtiva do capital. Esse trabalho investigou o sistema de produção integrada da empresa Alfa na cidade de Uberlândia-MG. Seguindo as abordagens marxistas sobre as mudanças no mundo do trabalho, buscamos compreender como essa nova maneira de gerir a produção contribui para a precarização do trabalho e para a superexploração do trabalhador, tentando discutir, também, as novas estratégias de capacitação empregadas para treinar a força-de-trabalho. Realizamos revisão bibliográfica a fim de abordar as principais mudanças no mundo do trabalho em nível mundial e também como esse processo afeta a realidade brasileira. Em seguida, analisamos a reestruturação realizada no interior da empresa Alfa, para a qual utilizamos fontes como informações contidas no site e no periódico produzidos pela Alfa. Escolhemos duas fazendas parceiras da Empresa Alfa para a realização da pesquisa de campo, cujo instrumento escolhido foi a entrevista semi-estruturada, na qual enfocamos a forma de organização da produção integrada, o sistema de trabalho adotado, bem como a capacitação dos trabalhadores feita pela empresa integradora. A análise desse processo foi feita de uma maneira crítica, no intuito de desvelar as muitas nuanças ocultas dos processos de precarização e superexploração do trabalhador. Ao problematizarmos esse tema, tentamos demonstrar que, a posição dependente da América Latina combinada com a reestruturação produtiva mundial, produz realidades particulares e que a produção integrada contribui de maneira significativa para a precarização e superexploração da força-de-trabalho.
Abstract: Esta investigación está ligada a la línea de trabajo y educación del programa de maestría en educación de la Universidad Federal de Uberlândia. La producción integrada emerge como una nueva forma de gestión de la producción a partir de la reestructuración productiva del capital. Este trabajo investigó el sistema de producción integrada de la empresa Alfa en la ciudad de Uberlândia-MG. Siguiendo los abordájenes marxistas sobre los cambios en el mundo del trabajo, buscamos comprender como esa nueva manera de gestión de la producción contribuye para la precarización del trabajo y para la superexplotación del obrero, discutiendo, también, las nuevas estrategias de capacitación empleadas para entrenar la fuerza de trabajo. Realizamos revisión bibliográfica con la finalidad de abordar los principales cambios en el mundo del trabajo a nivel mundial y también como ese proceso afecta la realidad brasileña. Enseguida, analizamos la reestructuración realizada en la empresa Alfa, para la cual utilizamos fuentes como informaciones contenidas en el sitio y periódico producido por la Alfa. Elegimos dos haciendas parceras de la empresa Alfa para la realización de la investigación de campo, cuyo instrumento elegido fue la entrevista semi-estructurada en la que enfocamos la forma de la organización de la producción integrada, el sistema de trabajo adoptado y la capacitación de los trabajadores ofrecida por la empresa integradora. La análisis del proceso se hizo de una manera crítica, con la intención de desvelar las muchas matices ocultas de los procesos de precarización y superexplotatión del trabajador . Problematizamos este tema para demostrar que la posición dependiente de la América Latina combinada com la reestructuración productiva mundial, produce realidades particulares y que la producción integrada contribuye de manera significativa para la precarización y superexplotación de la fuerza de trabajo.
Palavras-chave: Restruturação produtiva
Produção integrada
Precarização
Reestructuración productiva
Producción integrada
Precarización
Formação profissional
Produtividade do trabalho
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: GONÇALVES, Denise. A formação do trabalhador no contexto da produção integrada: faces da reestruturação produtiva no Triângulo Mineiro em agroindústria do ramo alimentar. 2007. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13763
Data de defesa: 2-Ago-2007
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
parte 1.pdf6.08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
parte 2.pdf7.01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.