Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13759
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Ensino de arte na educação municipal de Uberlândia: os impasses metodológicos e a realidade do ensino (1990-2003)
Autor(es): Araújo, Waldilena Silva Campos
Primeiro orientador: Guido, Humberto Aparecido de Oliveira
Primeiro membro da banca: Resende, Selmo Haroldo de
Segundo membro da banca: Batista, Gustavo Araújo
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo referente ao ensino de Arte na Rede Municipal de Educação no período compreendido entre os anos de 1990 a 2003. Trata-se de uma análise documental ancorada na arqueologia foucaultiana; os documentos analisados foram as duas Propostas Curriculares (de 1998 e 2003). O ano de 1990 foi o marco inicial da sistematização do ensino de Arte na RME, incluindo desde a educação infantil a 8ª série, sendo então, o período de 1990 a 2003 caracterizado por debate constante, definição de conteúdos e metodologia para o ensino de Arte. Ao considerar que as Propostas Curriculares Municipais se configuram como um dos pontos constituídos na tessitura da política educacional local, e ainda mais, um desdobrar de outros pontos da política nacional, o estudo se compõe de um percurso histórico, buscando assim destacar a sistematização do ensino de Arte em âmbito nacional, entrelaçando o fenômeno educacional e as demais instâncias, cultural, política, econômica, da sociedade brasileira. Em especial, buscou evidenciar os acontecimentos e as condições para emergência das diferentes regras formativas dos diferentes ensino de Arte, diferenças essas manifestas não apenas pelas várias nomenclaturas: Educação Artística, Arte- Educação, Artes Visuais entre outros. Com a análise das Propostas Curriculares, que são documentos oficiais, mas resultante de esforços e empreendimentos coletivo da equipe de professores de Arte para definir conteúdos e fundamentos teóricos metodológicos, intentou responder a seguinte indagação: as rupturas e descontinuidades imprimidas nos documentos e as relações estabelecidas nessas produções expressam ou não ações claras e definidas intencionalmente na perspectiva da emancipação, autonomia e desa-sujeitamento, lograram ou não mudanças e rupturas reais?
Abstract: This work presents a study regarding the teaching of Art in Municipal Schools from 1990 to 2003. It is a documental analysis based on Foucault s archaeology; the documents analyzed were two Curriculum Proposals (1998 and 2003). 1990 was the initial mark of the systematization of the teaching of Art in RME, including children s education and elementary level, being the period from 1990 to 2003 characterized by constant debate, definition of contents and methodology for teaching Art. When considering that the Municipal Curriculum Proposals document is configured as one of the points of the local educational policy, and also, an unfolding of other points of the national policy, the study is composed of a historical course, looking for detaching the systematization of the teaching of Art in a national scope, entailing the educational phenomenon and other instances, i.e. cultural, politics, and economical, of the Brazilian society. Especially, it looked for evidencing the events and the conditions for the emergency of different formative rules of the different ways of teaching Art, which are manifested by several nomenclatures: Artistic education, Art-education, Visual Arts, among others. With the analysis of the Curriculum Proposals, that is a result of collective efforts of the teachers of the Art s team in order to define contents and methodological theoretical foundations, we attempted to answer the following questions: Do the ruptures and discontinuities in the documents and the relationships established in those productions express clear and intentionally defined actions in the perspective of emancipation, autonomy and non-subjection? Did they achieve changes and real ruptures?
Palavras-chave: Arte
Ensino
Arqueologia
Currículo
Política
Art
Teaching
Arqueology
Curriculum
Policy
Education
Arte na educação - Uberlândia (MG), 1990-2003
Educação artística (Ensino fundamental) - Uberlândia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: ARAÚJO, Waldilena Silva Campos. Ensino de arte na educação municipal de Uberlândia: os impasses metodológicos e a realidade do ensino (1990-2003). 2008. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13759
Data de defesa: 22-Ago-2008
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