Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13759
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAraújo, Waldilena Silva Campos
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:04Z-
dc.date.available2008-12-23
dc.date.available2016-06-22T18:36:04Z-
dc.date.issued2008-08-22
dc.identifier.citationARAÚJO, Waldilena Silva Campos. Ensino de arte na educação municipal de Uberlândia: os impasses metodológicos e a realidade do ensino (1990-2003). 2008. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13759-
dc.description.abstractThis work presents a study regarding the teaching of Art in Municipal Schools from 1990 to 2003. It is a documental analysis based on Foucault s archaeology; the documents analyzed were two Curriculum Proposals (1998 and 2003). 1990 was the initial mark of the systematization of the teaching of Art in RME, including children s education and elementary level, being the period from 1990 to 2003 characterized by constant debate, definition of contents and methodology for teaching Art. When considering that the Municipal Curriculum Proposals document is configured as one of the points of the local educational policy, and also, an unfolding of other points of the national policy, the study is composed of a historical course, looking for detaching the systematization of the teaching of Art in a national scope, entailing the educational phenomenon and other instances, i.e. cultural, politics, and economical, of the Brazilian society. Especially, it looked for evidencing the events and the conditions for the emergency of different formative rules of the different ways of teaching Art, which are manifested by several nomenclatures: Artistic education, Art-education, Visual Arts, among others. With the analysis of the Curriculum Proposals, that is a result of collective efforts of the teachers of the Art s team in order to define contents and methodological theoretical foundations, we attempted to answer the following questions: Do the ruptures and discontinuities in the documents and the relationships established in those productions express clear and intentionally defined actions in the perspective of emancipation, autonomy and non-subjection? Did they achieve changes and real ruptures?eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArtepor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectArqueologiapor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectPolíticapor
dc.subjectArteng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectArqueologyeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectPolicyeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectArte na educação - Uberlândia (MG), 1990-2003por
dc.subjectEducação artística (Ensino fundamental) - Uberlândiapor
dc.titleEnsino de arte na educação municipal de Uberlândia: os impasses metodológicos e a realidade do ensino (1990-2003)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Guido, Humberto Aparecido de Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768684H6por
dc.contributor.referee1Resende, Selmo Haroldo de
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791686E7por
dc.contributor.referee2Batista, Gustavo Araújo
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776463Y3por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo referente ao ensino de Arte na Rede Municipal de Educação no período compreendido entre os anos de 1990 a 2003. Trata-se de uma análise documental ancorada na arqueologia foucaultiana; os documentos analisados foram as duas Propostas Curriculares (de 1998 e 2003). O ano de 1990 foi o marco inicial da sistematização do ensino de Arte na RME, incluindo desde a educação infantil a 8ª série, sendo então, o período de 1990 a 2003 caracterizado por debate constante, definição de conteúdos e metodologia para o ensino de Arte. Ao considerar que as Propostas Curriculares Municipais se configuram como um dos pontos constituídos na tessitura da política educacional local, e ainda mais, um desdobrar de outros pontos da política nacional, o estudo se compõe de um percurso histórico, buscando assim destacar a sistematização do ensino de Arte em âmbito nacional, entrelaçando o fenômeno educacional e as demais instâncias, cultural, política, econômica, da sociedade brasileira. Em especial, buscou evidenciar os acontecimentos e as condições para emergência das diferentes regras formativas dos diferentes ensino de Arte, diferenças essas manifestas não apenas pelas várias nomenclaturas: Educação Artística, Arte- Educação, Artes Visuais entre outros. Com a análise das Propostas Curriculares, que são documentos oficiais, mas resultante de esforços e empreendimentos coletivo da equipe de professores de Arte para definir conteúdos e fundamentos teóricos metodológicos, intentou responder a seguinte indagação: as rupturas e descontinuidades imprimidas nos documentos e as relações estabelecidas nessas produções expressam ou não ações claras e definidas intencionalmente na perspectiva da emancipação, autonomia e desa-sujeitamento, lograram ou não mudanças e rupturas reais?por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753420-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Waldilena.pdf952.6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.