Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13754
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Modelos de gestão na universidade pública: um estudo a partir do Conselho Universitário e do Conselho Diretor da UFU
Autor: Pereira, Noádia Munhoz
Primer orientador: Silva, Marcelo Soares Pereira da
Primer miembro de la banca: Marques, Mara Rubia Alves
Segundo miembro de la banca: Rothen, José Carlos
Resumen: Esse estudo se insere na Linha de Pesquisa em Políticas e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e se propõe investigar as tendências e concepções de gestão presentes no Conselho Universitário (CONSUN) e o Conselho Diretor (CONDIR) da UFU. Ao lado desse objetivo geral, busca analisar os diferentes modelos de gestão traduzidos nos princípios, recomendações e métodos de gestão do trabalho das teorias de administração clássica; compreender as políticas educacionais no Brasil no final do século XX e início do século XXI e suas implicações na gestão da universidade e identificar como as teorias da administração clássica e as políticas educacionais se fazem presentes nos processos de tomada de decisão da UFU, especialmente no CONSUN e no CONDIR. Metodologicamente o estudo se situa no campo da pesquisa qualitativa. Para coleta dos dados recorreu-se à entrevista semi-estruturada com seis docentes e dois técnicos da UFU que foram membros desses Conselhos por no mínimo dois anos no período de 2000 a 2004. O primeiro capítulo traz a análise das teorias de administração que se desenvolveram e balizaram as concepções de gestão do trabalho ao longo século, quando foram destacadas as seguintes teorias: taylorismo, fayolismo, Escola de Relações Humanas, Behaviorismo, Estruturalismo, Abordagem Sistêmica, Abordagem Contingencial, Administração por Objetivos, Gerência da Qualidade Total. Além dessas teorias se analisou, também, a gestão do trabalho com base na gestão democrática. No capítulo dois foram desenvolvidas análises sobre as políticas educacionais para a educação superior no contexto de desenvolvimento da globalização e do neoliberalismo no final do século XX e início do século XXI. Procurou-se situar a relação entre essas políticas e as orientações dos organismos internacionais como Banco Mundial, Unesco e Cepal de modo que pode- se apreender que essas orientações possuem relação bem próxima com as políticas nacionais direcionadas para o ensino superior. O terceiro capítulo apresenta os dados empíricos coletados junto aos sujeitos entrevistados. Ao final desse trabalho foi possível concluir que há fortes indícios do modelo de universidade operacional orientador das reformas na educação superior no contexto da reforma do Estado que por sua vez altera a concepção dos profissionais envolvidos na gestão dos conselhos. Também concluí-se que a internalização de procedimentos operacionais e gestoriais em conformidade a racionalidade de tempo e espaço, de anseio a maior objetividade na organização dos conselhos evidencia-se como uma concepção e tendência de gestão predominantemente regida pelo principio da eficiência.
Palabras clave: Teoria organizacional
Políticas públicas
Processo decisório
Ensino superior
Ensino superior - Administração
Ensino superior - Conselhos diretores
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: PEREIRA, Noádia Munhoz. Modelos de gestão na universidade pública: um estudo a partir do Conselho Universitário e do Conselho Diretor da UFU. 2008. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13754
Fecha de defensa: 2-may-2008
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Noadia.pdf705.59 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.