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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13706
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Do confessional ao laico, do privado ao público: Escola Estadual Nossa Senhora das Graças Campina Verde, MG - 1950-80 |
Autor: | Franco, Cleide Aparecida Nunes da Silva |
Primer orientador: | Carvalho, Carlos Henrique de |
Primer miembro de la banca: | Rodrigues, Elaine |
Segundo miembro de la banca: | Batista, Gustavo Araújo |
Tercer miembro de la banca: | Goncalves Neto, Wenceslau |
Cuarto miembro de la banca: | Ribeiro, Betania de Oliveira Laterza |
Resumen: | A pesquisa descrita nesta tese teve, como objeto de estudo, a Escola Nossa Senhora da Graças, criada pela Congregação da Missão São Vicente de Paulo, na cidade de Campina Verde, MG. A escola foi estudada no recorte temporal 1950 80 a fim de demonstrar os embates entre os poderes públicos municipal e estadual e o setor privado quanto aos recursos para a educação. O objetivo principal da pesquisa foi caracterizar a passagem dessa escola confessional para o setor público para o município num primeiro momento, depois para o estado. Os objetivos específicos incluíram analisar a formação da sociedade brasileira e a sua relação com a Igreja Católica, no que diz respeito ao embate entre o ensino público e o ensino privado, contextualizar os aspectos socioeconômicos e políticos e sua relação com os processos educativos da cidade, enfim, apresentar o movimento de fluxo escolar da escola por meio dos índices de evasão, repetência e promoção dos estudantes. As fontes que subsidiaram a pesquisa incluem entrevista com ex-alunos, ex-professores e funcionários; documentação da escrituração escolar (atas, regimentos, registros de matrículas, correspondências recebidas e expedidas), dados estatísticos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e fotografias. Na busca por evidenciar os embates entre o ensino público e o privado, destaca-se a presença da Igreja Católica como instância que contribuiu para formar a sociedade brasileira graças a sua influência só na política e na educação. Como resultado final da pesquisa, podemos afirmar que a Escola Nossa Senhora da Graças, teve apoio amplo dos poder público municipal e estadual. Dito de outro modo, a laicidade sucumbiu ante as dificuldades econômicas do projeto confessional implantado em Campina Verde, que se consumou após a estadualização da referida escola. |
Abstract: | The research reported in this thesis has taken as subject matter Nossa Senhora das Graças school, created by the mission Congregação São Vicente de Paula in the city of Campina Verde, MG. It focused the 1950 80 period in order to show conflicts between municipal and state governments and the private sector over resources for education. Its main aim was to characterize the passage of this religious school to the public sector firstly to the City Hall, then to the state government. Its specific aims included examining the formation of Brazilian society and its relationship with the Catholic Church, with regard to the clash between public education and private education, contextualizing socioeconomic and political aspects and its relationship with that city educational processes, finally, presenting the school functioning contained in dropout, repetition and student promotion rates. Sources to develop the research included interviews with former students, former teachers, and current personnel, besides minutes of meeting, regiments, enrollment books, correspondence received and sent, statistical data, and photographs. In the search for evidencing conflicts between public education and private one, Catholic Church stood out as an instance that helped shaping Brazilian society with its influence in politics and education. We can say that the school had broad support from municipal and state government. In other words, secularism succumbed before economic difficulties of the confessional project implemented in Campina Verde to the point of turning the school into a state one, public and non secular. |
Palabras clave: | Igreja Ensino público Ensino privado Laicidade Estado Church Public education Private education Secularism State Educação e Estado Educação cristã Igreja e educação - Campina Verde (MG) |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | FRANCO, Cleide Aparecida Nunes da Silva. Do confessional ao laico, do privado ao público: Escola Estadual Nossa Senhora das Graças Campina Verde, MG - 1950-80. 2015. 225 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2015.109. Disponível em: https://doi.org/10.14393/ufu.te.2015.110. |
Identificador del documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.te.2015.109 https://doi.org/10.14393/ufu.te.2015.110 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13706 |
Fecha de defensa: | 28-ago-2015 |
Aparece en las colecciones: | TESE - Educação |
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