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Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Diretrizes curriculares para o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena: implementação e impactos na formação, saberes e práticas de professores de história iniciantes (Mato Grosso, Brasil )
Autor: Cerezer, Osvaldo Mariotto
Primer orientador: Guimarães, Selva
Primer miembro de la banca: Carvalho, Carlos Henrique de
Segundo miembro de la banca: Franco, Aléxia Pádua
Tercer miembro de la banca: Ribeiro, Renilson Rosa
Cuarto miembro de la banca: Bittencourt, Circe Maria Fernandes
Resumen: Esta Tese é resultante de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a implementação das Leis nº. 10.639/03 e 11.645/08 e as respectivas Diretrizes curriculares nos cursos de Licenciatura em História das três universidades públicas do estado de Mato Grosso, Brasil (UNEMAT, UFMT e UFMT Campus Rondonópolis) e os impactos na formação inicial de professores de História e no ensino dessas temáticas em escolas públicas e privadas. O referencial teórico-metodológico inspira-se no multiculturalismo crítico e na abordagem qualitativa, combinando a análise de fontes orais e documentais (leis, diretrizes, currículos e outros) e na produção bibliográfica sobre o tema. Os sujeitos da pesquisa foram onze professores de História egressos dos três cursos estudados, em fase inicial da carreira docente, e sete professores formadores dos respectivos Cursos. Para a realização das entrevistas orais, posteriormente transcritas e textualizadas, adotamos os procedimentos da história oral temática. A Tese está organizada em cinco Capítulos, mais a Introdução e as Considerações Finais. No primeiro capítulo apresenta-se o Cenário da pesquisa: Mato Grosso um território em disputas multiculturais , focalizando a formação histórica do Estado de Mato Grosso, as relações conflituosas entre as comunidades indígenas, os não indígenas e os negros escravizados, configurando um território multiétnico e multicultural, e algumas das questões atuais sobre o tema. O segundo capítulo Ações políticas internacionais e nacionais de combate ao racismo, discriminação, xenofobia e ações correlatas aborda as ações políticas internacionais e nacionais de combate ao racismo, discriminação racial e ações correlatas, com ênfase para a educação das relações étnico-raciais e o estudo da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena no Brasil. No terceiro capítulo História e cultura africana, afro-brasileira e indígena em cursos superiores de História nas IES públicas de Mato Grosso apresenta-se uma análise da formação inicial nos cursos de História relacionada à implementação do estudo da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena na formação inicial e os impactos nos saberes e práticas docentes. O capítulo IV Entre saberes e práticas de professores de história iniciantes: o estudo das temáticas afro-brasileira e indígena na educação básica , expõe um registro e reflexão sobre as narrativas dos professores iniciantes investigados, acerca da implementação e impactos na Educação Básica em Mato Grosso. O capítulo V O estudo da temática afro-brasileira e indígena no Estado de Mato Grosso diálogos traz uma análise dos diálogos entre a documentação e as narrativas produzidas via entrevistas orais com Professores Formadores e Professores Iniciantes formados nos cursos de História das universidades públicas de Mato Grosso. As Considerações Finais da Tese trazem uma análise final da problemática central da pesquisa e dos resultados obtidos. Assim, o estudo visa contribuir para o debate sobre a formação de professores de História e as relações com os saberes e as práticas pedagógicas no ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena no atual contexto educacional brasileiro.
Abstract: This Thesis is resulting of a research that had as objective to analyze the implementation of the Laws No. 10.639/03 and 11.645/08 and the respective curricular Guidelines in degrees courses in History of three public universities in Mato Grosso State, Brazil (UNEMAT, UFMT and UFMT Rondonópolis Campus) and the impacts on the initial formation of History teachers and in the teaching of these thematics in public and private schools. The theoretical and methodological referential inspire on critical multiculturalism and qualitative approach, combining the analysis of oral and documentary sources (laws, guidelines, curricula and other) and in the bibliographic production about the theme. The subjects of the research were eleven History teachers egress from the three courses studied, in the initial phase of the teaching profession, and seven former professors from the respective Courses. To accomplish the oral interviews, transcribed and textualized posteriorly, we adopted the procedures of the thematic oral history. The thesis is organized in five Chapters, plus the Introduction and Final Considerations. In the first chapter presents the \"Scenery of the research: Mato Grosso a territory in multicultural disputes\", focalizing the historical formation of the Mato Grosso State, the conflicting relations among indigenous communities, not indigenous and African slaves, configuring a multiethnic and multicultural territory, and some of the current issues about the theme. The second chapter \"International and national political actions to combat racism, discrimination, xenophobia and correlate actions\" addresses the international and national political actions to combat racism, racial discrimination and correlate actions, with emphasis to the education of the ethnic-racial relations and the study of African, Afro-Brazilian and indigenous history and culture in Brazil. In the third chapter \"African, Afro-Brazilian and indigenous history and culture in college course of History in public higher education institution (IES) of Mato Grosso\" presents an analysis of the initial formation in History courses related to the implementation of the study of African, Afro-Brazilian and indigenous history and culture in initial formation and the impacts on knowledges and teaching practices. The chapter IV \"Among knowledges and practices of beginner history teachers: the study of Afro-Brazilian and indigenous thematics in basic education\", exposes a register and reflection about the narratives of the investigated beginner teachers, about the implementation and impacts on Basic Education in Mato Grosso State. The chapter V \"The study of Afro-Brazilian and indigenous thematic in Mato Grosso State dialogues\" offers an analysis of the dialogues between the documentation and the narratives produced via oral interviews with Former Professors and Beginner Teachers formed in History courses from public universities of Mato Grosso State. The \"Final Considerations\" of the Thesis bring a final analysis of the central problematic of the research and the results obtained. Thus, the study aims to contribute to the debate about the formation of History teachers and the relations with the knowledges and pedagogical practices in the teaching of African, Afro-Brazilian and indigenous history and culture in the current Brazilian educational context.
Palabras clave: Formação de professores de História
História afro-brasileira e indígena
Leis 10.639/03 e 11.645/08
Saberes e práticas docentes
Formation of History teachers
Afro-brazilian and indigenous history
Laws 10.639/03 and 11.645/08
knowledges and teaching practices
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: CEREZER, Osvaldo Mariotto. Diretrizes curriculares para o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena: implementação e impactos na formação, saberes e práticas de professores de história iniciantes (Mato Grosso, Brasil ). 2015. 327 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2015.28
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.te.2015.28
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13687
Fecha de defensa: 26-feb-2015
Aparece en las colecciones:TESE - Educação

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