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Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: História da educação do Patronato de Menores São José em Paranaíba-MT (1953-1963)
Author: Veiga, Georgea Suppo Prado
First Advisor: Inácio Filho, Geraldo
First member of the Committee: Gatti Júnior, Décio
Second member of the Committee: Souza, Sauloéber Társio de
Third member of the Committee: Silva, Maria Aparecida da
Fourth member of the Committee: Paes, Ademilson Batista
Summary: Esta pesquisa situa-se no campo da História das instituições Educativas, a qual faz parte da linha de pesquisa História e Historiografia da Educação. Seu objetivo é analisar o processo de constituição do Patronato de Menores São José, na cidade de Paranaíba MT. Trata-se de uma instituição confessional criada pela Ordem dos Frades Menores, os quais chegaram ao Brasil em 1938, vindos da Alemanha. Primeiramente permaneceram em São Paulo, para em seguida seguirem para diversos estados brasileiros, nos quais atuaram como missionários na evangelização e também na educação. Metodologicamente, utilizamos os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental em relação à implantação do processo educativo franciscano em Paranaíba e a história oral, como instrumento para realizar as entrevistascom fundadores, alunos e professores do período estudado. O período escolhido 1952 a 1963 corresponde ao momento de sua criação até quando a ordem dos franciscanos deixa a cidade, no entanto a escola funcionou nos anos de 1961 a 1963. As fontes utilizadas para a realização da pesquisa foram: diário oficial do estado, registro de certidões, relatórios, cadernos de professores, livro de matrícula, livro de frequência, listagem de conteúdo escolar e outros, encontrados de forma bastante diversificada, alguns no arquivo histórico, no museu, outros com os próprios donos em arquivos pessoais e a maioria armazenada em caixas de papelão no porão da instituição, durante todos esses anos. As entrevistas foram realizadas com alunos, professores, caseiros e o único membro fundador que se encontra vivo. A história do Patronato São José de Paranaíba é marcada por contradições. Ao analisar a parte documental que ainda resta, dizemos que foi uma instituição na qual se atenderiam crianças abandonadas e desajustadas , com o propósito de ensinar fundamentos relacionados ao cultivo da terra, por ser um patronato. Porém ao confrontar os próprios documentos com depoimentos chegamos à conclusão que a instituição se apropriou do nome patronato para conseguir recursos para sua construção. O atendimento a crianças menos favorecidas não aconteceu e tampouco os ensinamentos agrícolas. A instituição foi um internato para meninos, na sua maioria filhos de fazendeiros da região e funcionou como escola primária, mas nem por isso deixou de ter um papel de relevância para a sociedade local. Acontecimento este que deixa indícios que a evangelização cristã na fé católica era o seu maior objetivo.
Abstract: This research lies in the field of History of Educational Institutions, which is part of the line of research History and Historiography of Education.The main purpose is to analyze the process of formation of the Patronage of Minors St. Joseph, in the city of Paranaíba MT, likewise, uncovering its genesis. This is a confessional institution created by the Franciscan Order of Friars Minors who arrived in Brazil in 1938, came from Germany. At first, they stayed in São Paulo and then went ahead for several Brazilian states, where served as missionaries in evangelization and also in education. Methodologically, we used the following proceedings: bibliografhycal research, documentary research in relation to the implementation of the franciscan educational process in Paranaíba and oral history as an instrument to conduct interviews with founders, students and teachers of the period studied. The selected period1952-1963 corresponds to the moment of its inception, when the Order of Franciscans leaved town, despites the school functioned during 1961-1963. The sources used for the research were: official journal of the state, registration certificates, reports, teacher s books, registration book, book rate, school listings and others, found in diversed ways, some in the historical archive in the museum, some with the owners personal files and the majority of it, stored in cardboard boxes left in the basement of the institution, for all these years, which would be discarded by priests who are ahead of the Catholic Church in the city today. Interviews were conducted with students, teachers, housekeepers and the only founding member who is alive. The history of the Patronage St. Joseph of Paranaíba is marked by contradictions. By analyzing the remaining documents, the conclusion would be that it was an institution that would attend \'abandoned and dysfunctional\' children and the purpose of it was teaching the grounds of land cultivation (agricultural), because it was a patronage. However, confronting the documents with testimonials we may conclude that the institution used the name patronage to get grant for its budget. The charity for the less fortunate children not happened and neitherthe agricultural teachings. The institution was a boarding school for boys, mostly sons of local farmers, and worked as a primary school, despite of that, it has played a relevant role for the local society. This event has leaved evidence that Christian evangelization in the Catholic faith was the biggest purpose.
Keywords: História da Educação
Patronato
Instituição Escolar
Cultura Escolar
History of Education
Patronage
School Institution
School Culture
Patronato de Menores São José (Paranaíba-MT)
Educação - História
Historiografia - Educação
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Institution Acronym: UFU
Department: Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: VEIGA, Georgea Suppo Prado. História da educação do Patronato de Menores São José em Paranaíba-MT (1953-1963). 2014. 218 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2014.61
Document identifier: https://doi.org/10.14393/ufu.te.2014.61
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13678
Date of defense: 6-Jun-2014
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