Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13658
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: Entre o poético e o histórico: interlocuções de Cecília Meireles com a educação brasileira
Author: Nascimento, Regina Lúcia da Silva
First Advisor: Guimarães, Selva
First member of the Committee: Santos, Regma Maria dos
Second member of the Committee: Araújo, Joana Luiza Muylaert de
Third member of the Committee: Inácio Filho, Geraldo
Fourth member of the Committee: Mignot, Ana Chrystina Venancio
Summary: Trata de uma investigação que tem como objeto de estudo as crônicas de educação de Cecília Meireles, publicadas nos jornais do Rio de Janeiro Diário de Notícias e A Manhã entre os anos 1930 e 1940. Com o objetivo de analisar as concepções educacional, histórica e social expressas nesse gênero literário divulgado no espaço da imprensa, foi adotada a análise de conteúdo, uma ferramenta metodológica que contempla as fases descritiva, inferencial e interpretativa, a fim de criar significados, a partir de vestígios encontrados no decorrer da leitura do corpus que compõe esse estudo. Esse procedimento permitiu a exploração de duas categorias de análise: o processo sócio-histórico e a ação educativa. A tessitura do arcabouço teórico contemplou aspectos relacionados à Educação, à História Cultural, à Leitura e à Literatura, o qual norteou a elaboração dos três capítulos da tese. No Capítulo I foi construído um perfil de Cecília Meireles, a fim de evidenciar a sua projeção em diferentes atividades no contexto sócio-histórico em que viveu. No Capítulo II realizou-se uma análise sobre as interlocuções que Cecília Meireles manteve com o cenário educacional brasileiro durante os anos 1930 e 1940, como jornalista, educadora e signatária de o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, movimento que atribuía à escola finalidades educativa e social. No Capítulo III foram analisados os diálogos de Cecília Meireles com a formação de educadores e de educandos, o ensino e a cidadania. Para a educadora, as interlocuções entre os conhecimentos produzidos no âmbito de o ensino formal e as manifestações artístico-culturais, como a arte, o cinema, o folclore, o jornal, a literatura, a música, o samba e o teatro podem contribuir na formação integral do indivíduo. Concluiu-se que vários temas e problemas discutidos por Cecília Meireles durante o governo de Getúlio Vargas continuam presentes nos debates acadêmicos e nas políticas públicas contemporâneas. Por isso, revisitar e analisar o debate educacional ceciliano com o propósito de ressignificá-lo, no tempo presente, pode contribuir de modo significativo para o repensar de múltiplas dimensões da educação e do ensino. É um tributo mais do que merecido a uma das maiores expressões femininas da Literatura e da História da Educação brasileiras.
Abstract: This work aims to study Cecilia Meireles educational chronicles published from 1930 to 1940 in two newspapers from Rio de Janeiro: Diário de Notícias and A Manhã. In order to analyze the educational, social and historical concepts expressed in this kind of literary genre published in the media, a content analysis, which is a methodological tool that includes the descriptive, inferential and interpretive phases, was adopted in order to create meanings from traces found in the course of reading of the corpus that makes this study. This procedure allowed the exploration of two categories of analysis: the socio-historical process and the educational action. The making of the theoretical framework contemplated aspects related to Education, Cultural History, Reading and Literature, which guided the development of the three chapters of this thesis. In Chapter I, a profile of Cecilia Meireles was built in order to highlight her projection in different activities in the socio-historical context in which she lived. In Chapter II, an analysis was conducted on the dialogues Cecilia Meireles kept with the Brazilian educational context during the 1930 s and the 1940 s as a journalist, educator and as a signatory of the Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (Manifest of the Pioneers of New Education), a movement that attributed educational and social purposes to schools. In Chapter III, the dialogues Cecilia Meireles kept with the training of educators and learners, education and citizenship were analyzed. For her, both the knowledge produced by formal education as well as the artistic and cultural expressions such as art, cinema, folklore, newspaper, literature, music, samba and drama can contribute to the formation of the individual as a whole. It can be concluded that several themes and issues discussed by Cecilia Meireles during Getúlio Vargas government are still present in academic debates and contemporary public policies. Therefore, resuming the dialogue with the educational thinking of Cecília Meireles and offering a new meaning to it, at the present time, can contribute significantly to the rethinking of multiple dimensions of education and teaching. It is a more than deserved tribute to one of the greatest expressions of both the feminine Literature and the History of Education in Brazil.
Keywords: Cecília Meireles
Crônicas de educação
Formação
Cidadania
Educational chronicles
Training
Citizenship
Educação Crônicas
Crônicas brasileiras
Meireles, Cecília, 1901-1964
Cidadania Educação
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Institution Acronym: UFU
Department: Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: NASCIMENTO, Regina Lúcia da Silva. Entre o poético e o histórico: interlocuções de Cecília Meireles com a educação brasileira. 2013. 176 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13658
Date of defense: 20-Jun-2013
Appears in Collections:TESE - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EntrePoeticoHistorico.pdf1.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.