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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13656
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Docência universitária: elementos norteadores da prática pedagógica no curso de Jornalismo |
Título (s) alternativo (s): | University teaching: guiding elements of teaching practice in the course of journalism |
Autor: | Ferreira, Jociene Carla Bianchini |
Primer orientador: | Malusá, Silvana |
Primer miembro de la banca: | Santos, Adriana Cristina Omena dos |
Segundo miembro de la banca: | Oliveira, Guilherme Saramago de |
Tercer miembro de la banca: | Queiroz, Adolpho Carlos Françoso |
Cuarto miembro de la banca: | Ribeiro, Roberio Marcelo Rodrigues |
Resumen: | Estudar a Educação, com ênfase na área da Docência Universitária, significou descobrir caminhos e levantar discussões sobre realidades emergentes que precisam ser investigadas no ensino superior brasileiro. Inserido na linha de pesquisa Saberes e Práticas Educativas, este trabalho abordou a temática da docência universitária enquanto profissão nos cursos de Jornalismo de universidades públicas (federais e estaduais), compreendendo o seu desenvolvimento, suas práticas e sua composição diante dos elementos pedagógicos que norteiam tais práticas. A tese defendida foi a de que esse profissional é capaz de compreender a importância de trabalhar questões básicas que envolvem a docência universitária enquanto profissão, entendendo e priorizando seus significados em frente de sua prática docente, não apenas na teoria, mas no cotidiano das Instituições de Ensino Superior IES. Para isso, esta pesquisa apresentou como objetivos gerais, estudar, analisar e identificar o grau de importância que os professores, atuantes em cursos de Jornalismo com habilitação específica nessa área atribuem às categorias: concepções de docência universitária, formação profissional e saberes docentes. Além disso, visou a compreender os elementos norteadores de suas práticas pedagógicas. Investigar a docência universitária com foco no docente-jornalista é um desafio pela pouca bibliografia encontrada sobre o assunto, ressaltando teóricos como Berger (1998), Meditisch (1999), Parzianello (2004), Costa (2008) e Ramadan (2011). Com a preocupação de discutir os elementos norteadores da prática pedagógica dos professores universitários, utilizou-se como referencial teórico os trabalhos de Masetto (1985, 2003, 2012), Mizukami (1986), Pimenta e Anastasiou (2002), Zabalza (2004), Tardif (2010), Melo (2012), dentre outros. Esta é uma pesquisa exploratório-analítica com abordagens qualitativa e quantitativa, que utilizou como instrumento de pesquisa um questionário com perguntas fechadas (Escala Likert, com cinco pontos) além de cinco questões abertas (utilizando-se da Análise de Conteúdo proposta por Bardin). A pesquisa aconteceu via internet com 184 docentes-jornalistas de 49 instituições públicas (federais e estaduais) que oferecem o curso de Jornalismo no país. Em síntese, os resultados revelaram que apesar de uma formação pedagógica profissional ainda deficitária, os professores entrevistados demonstraram conhecer as tendências pedagógicas interacionistas de Educação e são adeptos delas, apresentando, no entanto, resquícios de práticas e conceitos tradicionais. Contudo, mostraram aceitar desafios, entendendo estarem abertos às novas perspectivas para suas práticas docentes. Mesmo assim, é visível uma forte tendência ao ensino do conhecimento teórico-científico da área. Em relação aos elementos pedagógicos, prevalece a preocupação dos professores de Jornalismo com o processo de ensino e aprendizagem, em primeiro lugar, depois, em menor escala, a relação professor e aluno, e por último, as estratégias para a aprendizagem. Isso denota que conhecem pouco sobre os métodos de ensino, mas, ao mesmo tempo em que assumem a necessidade de uma maior compreensão dessas estratégias. No processo de ensino e aprendizagem, assim como na relação professor e aluno, verificou-se disparidades nas respostas, prevalecendo uma pequena diferença em relação às abordagens interacionistas sobre as tradicionais, mostrando que os professores lecionam baseados em tendências pedagógicas progressistas, porém velhas estruturas ainda não foram abandonadas. |
Abstract: | Studying Education system, emphasizing the University Teaching sector has meant finding out ways and bringing up discussions about emerging realities that need to be investigated in Brazilian higher education. Taking part of the search line Knowledge and Educational Practices, this work has addressed the issue of university teaching as a profession in journalism courses for public universities (federal and state), including its development, its practices and its composition compared to the pedagogical elements that guide such practices. The argument was that this professional is able to understand the importance of working fundamental issues involving university teaching as a profession, understanding and prioritizing their meanings faced to their teaching practice, not only in theory, but in everyday IHE- Institutions of Higher Education. Thus, general goals has been presented such as, \"studying, analyzing and identifying how much importance the teachers, working in journalism courses - with specific qualifications in Journalism - relate to categories: conceptions of university teaching, training and teaching knowledge. And It has also aimed to understand the elements that guide their teaching. \" Investigating university teaching-focused on faculty journalist has become a challenge due to the scarcity of the literature found about the subject, emphasizing theoretical such as Berger (1998), Meditisch (1999), Parzianello (2004), Costa (2008), Ramadan (2011) . To discuss the guiding elements of the pedagogical practice of academics, as theoretical basis, work of Masetto (1985, 2003, 2012), Mizukami (1986), Pepper and Anastasiou (2002), Zabalza (2004) , Tardif (2010), Melo (2012), among others has been used. This was an exploratory study with analytical qualitative and quantitative approaches, using a survey instrument that involved closed questions (Likert scale with five points) to five open questions (using Content Analysis proposed by Bardin). The research was performed by the Internet with 184 teachers, journalists from 49 public institutions (state and federal) that offer the course in journalism in the country. In summary, the results have shown that , even though, there is still a deficient professional pedagogical training, the teachers interviewed knew about and are adept at teaching trends interactionist Education, showing, however, remnants of traditional concepts and practices. But they seem to be open to accepting challenges, to new perspectives to their teaching practices. Even so, a strong tendency is visible to the teaching of theoretical knowledge and scientific area. About the pedagogical elements, the concern of teachers of Journalism with the teaching and learning process has prevailed at first, then, on a lesser extent, the relationship between teachers and students, and finally, learning strategies. This denotes that a little knowledge about teaching methods, but at the same time, they assume to need a greater understanding of these strategies. In the teaching and learning process, as well as the relationship between teacher and student disparities in responses have been found, prevailing by a small difference in the traditional interactionist approaches, showing that teachers teach based on progressive pedagogical trends, but the old structures haven t been abandoned. |
Palabras clave: | Docência universitária Docente-jornalista Práticas pedagógicas University teaching Teacher-journalist Pedagogical practices Ensino superior Jornalismo - Estudo e ensino |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | FERREIRA, Jociene Carla Bianchini. University teaching: guiding elements of teaching practice in the course of journalism. 2013. 254 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.86 |
Identificador del documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.86 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13656 |
Fecha de defensa: | 9-sep-2013 |
Aparece en las colecciones: | TESE - Educação |
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