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metadata.dc.type: Tese
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Pedagogia universitária na área da saúde: perfil docente e proposta de formação em serviço
metadata.dc.creator: Alves, Luciene
metadata.dc.contributor.advisor1: Puentes, Roberto Valdés
metadata.dc.contributor.referee1: Aquino, Orlando Fernandéz
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Estefânia Maria Soares
metadata.dc.contributor.referee3: Lucena, Carlos Alberto
metadata.dc.contributor.referee4: Silva, Diva Souza
metadata.dc.description.resumo: O ensino superior no Brasil é marcado por profundas transformações políticas e sociais, mas a formação pedagógica do professor universitário nem sempre é avaliada cuidadosamente, ou até mesmo incentivada, a fim de melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Diante destes aspectos, o presente estudo teve como intuito determinar os fatores que influenciam nas práticas didático-pedagógicas de docentes de cursos da área de saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, dando transparência às experiências vivenciadas, e traçar uma proposta formativa de qualidade que possa contribuir para o desenvolvimento de ações com e junto ao corpo docente da instituição. A pesquisa teve caráter quantitativo e qualitativo. Foram aplicados questionários semiestruturados, observado um conjunto significativo de aulas, analisados documentos e revisada a literatura na área. O universo da pesquisa foi constituído por 35 (40,7%) docentes e 367 (36,33%) discentes de cinco cursos de graduação da área da saúde. A Pesquisa atendeu todas as proposições da Resolução n. 196, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Como resposta às indagações e às observações de aulas, conclui-se que os docentes encontravam-se em diferentes fases em suas carreiras acadêmicas; não eram acompanhados na instituição pedagogicamente. Apesar de já terem participado de cursos com cunho didático-pedagógicos, eles têm sido realizados na maior parte das vezes fora da instituição de ensino superior (IES) e de forma isolada. Ademais, foi verificada também a existência de limitações com relação à articulação das práticas aos Documentos Institucionais; a valorização desproporcionada da pesquisa, em detrimento das demais áreas de atuação (especialmente, ensino e extensão); o uso indiscriminado da aula expositiva, apesar da diversificação dos meios (recursos didáticos); a motivação e a satisfação com as atividades profissionais; apesar de apresentarem limitações para trabalhar com a interdisciplinaridade (foi verificado facilidade em integrar os conteúdos com valores, hábitos, condutas profissionais e aplicabilidade com a prática profissional); a necessidade de inovar nas estratégias de ensino, no que diz respeito à forma de organização das aulas e aos recursos disponíveis, de modo a atingir os níveis cognitivos, afetivos e psicomotores que a aula exigia; a preocupação com os conteúdos, tanto no que diz respeito a sua apresentação quanto a adequação curricular, fundamentação científica e formação profissional; preocupação com os processos avaliativos nas aulas observadas, tanto na análise das atividades como no adequado direcionamento dos alunos para os resultados e controle das habilidades. Quanto aos discentes participantes da pesquisa, os resultados obtidos demonstraram, entre outras questões, que os discentes apresentaram pouco conhecimento das ferramentas institucionais; a infraestrutura influencia na motivação deles para seus estudos; a participação em atividade extraclasse foi baixa; o apoio que a Universidade oferece para os estudos e para o planejamento didático metodológico é satisfatório. Concluiu-se, portanto, que o fortalecimento das políticas institucionais com a adequação as lacunas encontradas, o acompanhamento didático e pedagógico dos docentes por meio de programas de capacitação de docentes permanentes são primordiais, caso se deseje intensificar os pontos positivos identificados e sanar possíveis limitações no processo pedagógico.
Abstract: Higher education in Brazil is marked by profound social and political change, but the pedagogical training of university teacher is not always carefully evaluated, or even encouraged, to improve the process of teaching and learning. Considering these aspects, the present study was aimed to determine the factors that influence the didactic and pedagogical teaching courses in the area of health, Federal University of Triangulo Mineiro, giving transparency to experiences, and trace an offer quality training that can contribute to the development of actions and by the faculty of the institution. The research was quantitative and qualitative character. Were administered questionnaires semistructured, observed a significant number of lessons, analyzed documents and reviewed the literature in this area. The research consisted of 35 (40.7%) and 367 teachers (36.33%) students five undergraduate health care. The search met all propositions of Resolution. 196, the National Agency of Sanitary Surveillance of the Ministry of Health In response to inquiries and the classroom observations, it is concluded that teachers were at different stages in their academic careers, were not followed in the institution pedagogically. Despite already having attended courses with imprint didactic teaching, they have been carried out in most cases outside the higher education institution (HEI) and in isolation. Furthermore, we found that there are also limitations with regard to the practical articulation of Institutional Documents; disproportionate appreciation of the research, to the detriment of other areas of expertise (especially education and extension), the indiscriminate use of lecture, despite the diversification media (educational resources); motivation and satisfaction with their professional activities; despite having limitations to work with interdisciplinary (was checked facility to integrate the content with values, habits, and professional conduct applicable to professional practice), the need to innovate in teaching strategies, with regard to the form of organization of classes and available resources in order to attain the cognitive, affective and psychomotor class that demanded; concern with content, both in regards to submission for adequacy curriculum, scientific reasoning and training; concern with evaluative processes in the classes observed, both in the analysis of activities as in the adequate direction for the results of the students and control skills. As for the students participating in the survey, the results showed, among other things, that students had little knowledge of the institutional tools; infrastructure influences on their motivation for their studies, extracurricular activity participation was low and the support that the University offers for studies and for planning teaching methodology is satisfactory. It was concluded, therefore, that the strengthening of institutional policies with ace adequacy gaps found, monitoring and pedagogical teaching teachers through training programs for permanent teachers are essential if one wishes to increase the positives identified and remedy possible limitations in the educational process.
Keywords: Ensino superior
Docência
Profissionalização
Formação em serviço
Saúde
Higher education
Teaching
Professionalization
In-service training
Health
Professores - Formação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: ALVES, Luciene. Pedagogia universitária na área da saúde: perfil docente e proposta de formação em serviço. 2013. 246 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13655
Issue Date: 18-Sep-2013
Appears in Collections:TESE - Educação

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